UM CAMINHO PARA AUTONOMIA DOS ALUNOS ORIENTAIS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24980 |
Resumo: | Graças às perspectivas de desenvolvimento futuro, o Brasil, cada vez mais, recebe estrangeiros em busca de conhecimento, tanto cultural, quanto linguístico. Alunos orientais são exemplos disso. Visando a uma melhor preparação para um mundo globalizado, eles atravessam fronteiras. Mas, levando-se em conta conflitos entre culturas e práticas de ensino tão diferentes, pode-se perguntar se seriam esses alunos capazes de se tornarem aprendizes autônomos ao frequentar aulas de Projeto. Segundo Little e Dam (1998), para muitos autores, autonomia é uma prática ocidental. Entretanto, acredita-se na existência de universais humanos, que os seres humanos teriam uma tendência a buscar autonomia dentro dos limites impostos por sua inevitável interdependência. Baseando-se nisso, através de entrevistas, questionários e observações de aulas de Projeto do Programa de Português para Estrangeiros (PPE) do Instituto de Letras – UFRGS, esta pesquisa propôs-se a responder tal questão. |
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UM CAMINHO PARA AUTONOMIA DOS ALUNOS ORIENTAISAutonomia – Práticas de ensino – Diferenças culturaisGraças às perspectivas de desenvolvimento futuro, o Brasil, cada vez mais, recebe estrangeiros em busca de conhecimento, tanto cultural, quanto linguístico. Alunos orientais são exemplos disso. Visando a uma melhor preparação para um mundo globalizado, eles atravessam fronteiras. Mas, levando-se em conta conflitos entre culturas e práticas de ensino tão diferentes, pode-se perguntar se seriam esses alunos capazes de se tornarem aprendizes autônomos ao frequentar aulas de Projeto. Segundo Little e Dam (1998), para muitos autores, autonomia é uma prática ocidental. Entretanto, acredita-se na existência de universais humanos, que os seres humanos teriam uma tendência a buscar autonomia dentro dos limites impostos por sua inevitável interdependência. Baseando-se nisso, através de entrevistas, questionários e observações de aulas de Projeto do Programa de Português para Estrangeiros (PPE) do Instituto de Letras – UFRGS, esta pesquisa propôs-se a responder tal questão.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2011-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/2498010.22456/2236-6385.24980Cadernos do IL; n. 38 (2009); 3-212236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24980/14466Li, Yede Souza, Liana Bairrosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-22T04:24:49Zoai:seer.ufrgs.br:article/24980Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2011-12-22T04:24:49Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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