O DISCURSO PUBLICITÁRIO: “MEU NOME É CORTESIA! MEU SOBRENOME? PERSUASÃO!”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Rossana Martins
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fadini, Karina Antônia, Effgen, Zirlene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/93016
Resumo: Esta pesquisa analisa o quanto o discurso publicitário precisa ser cortês para atrair a atenção do leitor buscando sua adesão e persuasão. A estratégia passa pelo sensível, pela cordialidade, tocando no emocional dos consumidores. Interessa-nos compreender como se processa esse ato comunicativo que elabora discursos inebriantes utilizando-se de recursos multimodais para legitimar um ethos socialmente responsável. A metodologia será a análise de um anúncio sob a perspectiva teórica da Análise do Discurso, priorizando as teorias de Maingueneau sobre discurso, ethos e interdiscurso; mas também uma análise sociológica e filosófica sobre a sociedade do espetáculo a partir de  Debord; Sodré, Canclini; Bauman e Vattimo. Os resultados obtidos são de que o discurso publicitário é embasado na cordialidade e na persuasão.
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