O DISCURSO PUBLICITÁRIO: “MEU NOME É CORTESIA! MEU SOBRENOME? PERSUASÃO!”
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/93016 |
Resumo: | Esta pesquisa analisa o quanto o discurso publicitário precisa ser cortês para atrair a atenção do leitor buscando sua adesão e persuasão. A estratégia passa pelo sensível, pela cordialidade, tocando no emocional dos consumidores. Interessa-nos compreender como se processa esse ato comunicativo que elabora discursos inebriantes utilizando-se de recursos multimodais para legitimar um ethos socialmente responsável. A metodologia será a análise de um anúncio sob a perspectiva teórica da Análise do Discurso, priorizando as teorias de Maingueneau sobre discurso, ethos e interdiscurso; mas também uma análise sociológica e filosófica sobre a sociedade do espetáculo a partir de Debord; Sodré, Canclini; Bauman e Vattimo. Os resultados obtidos são de que o discurso publicitário é embasado na cordialidade e na persuasão. |
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O DISCURSO PUBLICITÁRIO: “MEU NOME É CORTESIA! MEU SOBRENOME? PERSUASÃO!”CortesiaDiscurso publicitárioSociedade do espetáculo.Esta pesquisa analisa o quanto o discurso publicitário precisa ser cortês para atrair a atenção do leitor buscando sua adesão e persuasão. A estratégia passa pelo sensível, pela cordialidade, tocando no emocional dos consumidores. Interessa-nos compreender como se processa esse ato comunicativo que elabora discursos inebriantes utilizando-se de recursos multimodais para legitimar um ethos socialmente responsável. A metodologia será a análise de um anúncio sob a perspectiva teórica da Análise do Discurso, priorizando as teorias de Maingueneau sobre discurso, ethos e interdiscurso; mas também uma análise sociológica e filosófica sobre a sociedade do espetáculo a partir de Debord; Sodré, Canclini; Bauman e Vattimo. Os resultados obtidos são de que o discurso publicitário é embasado na cordialidade e na persuasão.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2019-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/9301610.22456/2236-6385.93016Cadernos do IL; n. 59 (2019); 185-2002236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/93016/54504Copyright (c) 2019 Rossana Martins Furtado, Karina Antônia Fadini, Zirlene Effgeninfo:eu-repo/semantics/openAccessFurtado, Rossana MartinsFadini, Karina AntôniaEffgen, Zirlene2020-06-11T20:37:26Zoai:seer.ufrgs.br:article/93016Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2020-06-11T20:37:26Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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