INTERCULTURALIDADE E AVALIAÇÃO FORMATIVA NA PREPARAÇÃO PARA A PARTE ESCRITA DO CELPE-BRAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Amanda Teixeira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Fernanda Souza e, Oliveira, Marcia Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/92351
Resumo: Cursos prepatórios para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) configuram-se, geralmente, como ambientes plurilíngues e pluriculturais. Neste contexto, a preparação para a parte escrita do referido exame pode ser particularmente desafiadora por conta dos encontros interculturais que podem se converter em fatores negativos para o processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, com base nos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) sobre sequências didáticas (SD) e de Allal, Bain e Perrenoud (1993) acerca da avaliação formativa, propõe-se uma SD de produção escrita subsidiada por uma abordagem intercultural de ensino. Espera-se que esta SD funcione como um guia para professores ao elaborarem atividades escritas para públicos plurilíngues e pluriculturais.
id UFRGS-12_42bf60139b879d1f0fd3c5b40299f5b6
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/92351
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling INTERCULTURALIDADE E AVALIAÇÃO FORMATIVA NA PREPARAÇÃO PARA A PARTE ESCRITA DO CELPE-BRAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICASequência DidáticaAvaliação FormativaInterculturalidadeCursos prepatórios para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) configuram-se, geralmente, como ambientes plurilíngues e pluriculturais. Neste contexto, a preparação para a parte escrita do referido exame pode ser particularmente desafiadora por conta dos encontros interculturais que podem se converter em fatores negativos para o processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, com base nos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) sobre sequências didáticas (SD) e de Allal, Bain e Perrenoud (1993) acerca da avaliação formativa, propõe-se uma SD de produção escrita subsidiada por uma abordagem intercultural de ensino. Espera-se que esta SD funcione como um guia para professores ao elaborarem atividades escritas para públicos plurilíngues e pluriculturais.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2019-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/9235110.22456/2236-6385.92351Cadernos do IL; n. 59 (2019); 52-702236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/92351/54493Copyright (c) 2019 Amanda Teixeira Bastos, Fernanda Souza e Silva, Marcia Alves de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos, Amanda TeixeiraSilva, Fernanda Souza eOliveira, Marcia Alves de2020-06-11T20:37:26Zoai:seer.ufrgs.br:article/92351Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2020-06-11T20:37:26Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERCULTURALIDADE E AVALIAÇÃO FORMATIVA NA PREPARAÇÃO PARA A PARTE ESCRITA DO CELPE-BRAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
title INTERCULTURALIDADE E AVALIAÇÃO FORMATIVA NA PREPARAÇÃO PARA A PARTE ESCRITA DO CELPE-BRAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
spellingShingle INTERCULTURALIDADE E AVALIAÇÃO FORMATIVA NA PREPARAÇÃO PARA A PARTE ESCRITA DO CELPE-BRAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Bastos, Amanda Teixeira
Sequência Didática
Avaliação Formativa
Interculturalidade
title_short INTERCULTURALIDADE E AVALIAÇÃO FORMATIVA NA PREPARAÇÃO PARA A PARTE ESCRITA DO CELPE-BRAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
title_full INTERCULTURALIDADE E AVALIAÇÃO FORMATIVA NA PREPARAÇÃO PARA A PARTE ESCRITA DO CELPE-BRAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
title_fullStr INTERCULTURALIDADE E AVALIAÇÃO FORMATIVA NA PREPARAÇÃO PARA A PARTE ESCRITA DO CELPE-BRAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
title_full_unstemmed INTERCULTURALIDADE E AVALIAÇÃO FORMATIVA NA PREPARAÇÃO PARA A PARTE ESCRITA DO CELPE-BRAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
title_sort INTERCULTURALIDADE E AVALIAÇÃO FORMATIVA NA PREPARAÇÃO PARA A PARTE ESCRITA DO CELPE-BRAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
author Bastos, Amanda Teixeira
author_facet Bastos, Amanda Teixeira
Silva, Fernanda Souza e
Oliveira, Marcia Alves de
author_role author
author2 Silva, Fernanda Souza e
Oliveira, Marcia Alves de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Amanda Teixeira
Silva, Fernanda Souza e
Oliveira, Marcia Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência Didática
Avaliação Formativa
Interculturalidade
topic Sequência Didática
Avaliação Formativa
Interculturalidade
description Cursos prepatórios para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) configuram-se, geralmente, como ambientes plurilíngues e pluriculturais. Neste contexto, a preparação para a parte escrita do referido exame pode ser particularmente desafiadora por conta dos encontros interculturais que podem se converter em fatores negativos para o processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, com base nos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) sobre sequências didáticas (SD) e de Allal, Bain e Perrenoud (1993) acerca da avaliação formativa, propõe-se uma SD de produção escrita subsidiada por uma abordagem intercultural de ensino. Espera-se que esta SD funcione como um guia para professores ao elaborarem atividades escritas para públicos plurilíngues e pluriculturais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/92351
10.22456/2236-6385.92351
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/92351
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.92351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/92351/54493
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Amanda Teixeira Bastos, Fernanda Souza e Silva, Marcia Alves de Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Amanda Teixeira Bastos, Fernanda Souza e Silva, Marcia Alves de Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 59 (2019); 52-70
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766224315351040