CONCORDÂNCIA VERBAL NA FALA DE CRIANÇAS DE CLASSE BAIXA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Simone Mendonça
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24907
Resumo: Este estudo tem por objetivo examinar os contextos linguísticos e sociais em que se dá a marcação da concordância variável de terceira pessoa do plural. A amostra é constituída por dados de fala de nove crianças de cinco anos de idade, pertencentes a uma comunidade carente de Porto Alegre. Dados foram gerados especificamente para análise quantitativa de concordância variável. A análise é alicerçada metodologicamente na perspectiva laboviana de Sociolinguística Quantitativa, tendo por parâmetros interpretativos resultados de estudos anteriores sobre dados de crianças de classe média (SOARES, 2006). De modo geral, os resultados obtidos apontaram que o comportamento linguístico das crianças sob estudo não diverge significativamente do comportamento linguístico das crianças das pesquisas anteriores.
id UFRGS-12_81d1c725a76ada362fd8ae8497e418ac
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/24907
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling CONCORDÂNCIA VERBAL NA FALA DE CRIANÇAS DE CLASSE BAIXA DA CIDADE DE PORTO ALEGREaquisição da linguagem – variação linguística – concordância verbalEste estudo tem por objetivo examinar os contextos linguísticos e sociais em que se dá a marcação da concordância variável de terceira pessoa do plural. A amostra é constituída por dados de fala de nove crianças de cinco anos de idade, pertencentes a uma comunidade carente de Porto Alegre. Dados foram gerados especificamente para análise quantitativa de concordância variável. A análise é alicerçada metodologicamente na perspectiva laboviana de Sociolinguística Quantitativa, tendo por parâmetros interpretativos resultados de estudos anteriores sobre dados de crianças de classe média (SOARES, 2006). De modo geral, os resultados obtidos apontaram que o comportamento linguístico das crianças sob estudo não diverge significativamente do comportamento linguístico das crianças das pesquisas anteriores.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2012-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/2490710.22456/2236-6385.24907Cadernos do IL; n. 40 (2010); 106-1222236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24907/pdfSoares, Simone Mendonçainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-02T15:56:26Zoai:seer.ufrgs.br:article/24907Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2012-02-02T15:56:26Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCORDÂNCIA VERBAL NA FALA DE CRIANÇAS DE CLASSE BAIXA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE
title CONCORDÂNCIA VERBAL NA FALA DE CRIANÇAS DE CLASSE BAIXA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE
spellingShingle CONCORDÂNCIA VERBAL NA FALA DE CRIANÇAS DE CLASSE BAIXA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE
Soares, Simone Mendonça
aquisição da linguagem – variação linguística – concordância verbal
title_short CONCORDÂNCIA VERBAL NA FALA DE CRIANÇAS DE CLASSE BAIXA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE
title_full CONCORDÂNCIA VERBAL NA FALA DE CRIANÇAS DE CLASSE BAIXA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE
title_fullStr CONCORDÂNCIA VERBAL NA FALA DE CRIANÇAS DE CLASSE BAIXA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE
title_full_unstemmed CONCORDÂNCIA VERBAL NA FALA DE CRIANÇAS DE CLASSE BAIXA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE
title_sort CONCORDÂNCIA VERBAL NA FALA DE CRIANÇAS DE CLASSE BAIXA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE
author Soares, Simone Mendonça
author_facet Soares, Simone Mendonça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Simone Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv aquisição da linguagem – variação linguística – concordância verbal
topic aquisição da linguagem – variação linguística – concordância verbal
description Este estudo tem por objetivo examinar os contextos linguísticos e sociais em que se dá a marcação da concordância variável de terceira pessoa do plural. A amostra é constituída por dados de fala de nove crianças de cinco anos de idade, pertencentes a uma comunidade carente de Porto Alegre. Dados foram gerados especificamente para análise quantitativa de concordância variável. A análise é alicerçada metodologicamente na perspectiva laboviana de Sociolinguística Quantitativa, tendo por parâmetros interpretativos resultados de estudos anteriores sobre dados de crianças de classe média (SOARES, 2006). De modo geral, os resultados obtidos apontaram que o comportamento linguístico das crianças sob estudo não diverge significativamente do comportamento linguístico das crianças das pesquisas anteriores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24907
10.22456/2236-6385.24907
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24907
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.24907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24907/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 40 (2010); 106-122
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766222815887360