A VIOLÊNCIA VERBAL E NÃO VERBAL: UM EMPECILHO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holz Nunes, Ariele Helena
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tureck, Gabriela Elenita, Krüger de Pesce, Marly
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/93379
Resumo: Objetiva-se por meio desse analisar a construção do discurso político-pedagógico acerca da dimensão da violência no aparato escolar, sobretudo, nas imediações da sala de aula.  Para tanto, o apoio teórico foi buscado em Foucault (2000), Fairclough (2008), Grice (1982), Orlandi (2001), entre outros. Considerando que na contemporaneidade os casos de violência envolvendo o corpo discente e docente da instituição escola estão crescendo em grande escala, foi questionado, especialmente, em que medida a violência verbal e não verbal interfere no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados sugerem que a escola enquanto espaço da diversidade recebe sujeitos com particularidades e pertencentes a realidades distintas, os quais apresentam condutas inadequadas durante os processos de interação com o outro e o mundo. 
id UFRGS-12_e6ff2d223aa27d4b8ed06983e00d9fcb
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/93379
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling A VIOLÊNCIA VERBAL E NÃO VERBAL: UM EMPECILHO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEMDiscursoPrática PedagógicaViolência.Objetiva-se por meio desse analisar a construção do discurso político-pedagógico acerca da dimensão da violência no aparato escolar, sobretudo, nas imediações da sala de aula.  Para tanto, o apoio teórico foi buscado em Foucault (2000), Fairclough (2008), Grice (1982), Orlandi (2001), entre outros. Considerando que na contemporaneidade os casos de violência envolvendo o corpo discente e docente da instituição escola estão crescendo em grande escala, foi questionado, especialmente, em que medida a violência verbal e não verbal interfere no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados sugerem que a escola enquanto espaço da diversidade recebe sujeitos com particularidades e pertencentes a realidades distintas, os quais apresentam condutas inadequadas durante os processos de interação com o outro e o mundo. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2019-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/9337910.22456/2236-6385.93379Cadernos do IL; n. 59 (2019); 307-3242236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/93379/54511Copyright (c) 2019 Ariele Helena Holz Nunes, Gabriela Elenita Tureck, Marly Krüger de Pesceinfo:eu-repo/semantics/openAccessHolz Nunes, Ariele HelenaTureck, Gabriela ElenitaKrüger de Pesce, Marly2020-06-11T20:37:26Zoai:seer.ufrgs.br:article/93379Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2020-06-11T20:37:26Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A VIOLÊNCIA VERBAL E NÃO VERBAL: UM EMPECILHO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title A VIOLÊNCIA VERBAL E NÃO VERBAL: UM EMPECILHO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
spellingShingle A VIOLÊNCIA VERBAL E NÃO VERBAL: UM EMPECILHO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Holz Nunes, Ariele Helena
Discurso
Prática Pedagógica
Violência.
title_short A VIOLÊNCIA VERBAL E NÃO VERBAL: UM EMPECILHO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_full A VIOLÊNCIA VERBAL E NÃO VERBAL: UM EMPECILHO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_fullStr A VIOLÊNCIA VERBAL E NÃO VERBAL: UM EMPECILHO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed A VIOLÊNCIA VERBAL E NÃO VERBAL: UM EMPECILHO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_sort A VIOLÊNCIA VERBAL E NÃO VERBAL: UM EMPECILHO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
author Holz Nunes, Ariele Helena
author_facet Holz Nunes, Ariele Helena
Tureck, Gabriela Elenita
Krüger de Pesce, Marly
author_role author
author2 Tureck, Gabriela Elenita
Krüger de Pesce, Marly
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Holz Nunes, Ariele Helena
Tureck, Gabriela Elenita
Krüger de Pesce, Marly
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
Prática Pedagógica
Violência.
topic Discurso
Prática Pedagógica
Violência.
description Objetiva-se por meio desse analisar a construção do discurso político-pedagógico acerca da dimensão da violência no aparato escolar, sobretudo, nas imediações da sala de aula.  Para tanto, o apoio teórico foi buscado em Foucault (2000), Fairclough (2008), Grice (1982), Orlandi (2001), entre outros. Considerando que na contemporaneidade os casos de violência envolvendo o corpo discente e docente da instituição escola estão crescendo em grande escala, foi questionado, especialmente, em que medida a violência verbal e não verbal interfere no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados sugerem que a escola enquanto espaço da diversidade recebe sujeitos com particularidades e pertencentes a realidades distintas, os quais apresentam condutas inadequadas durante os processos de interação com o outro e o mundo. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/93379
10.22456/2236-6385.93379
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/93379
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.93379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/93379/54511
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Ariele Helena Holz Nunes, Gabriela Elenita Tureck, Marly Krüger de Pesce
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Ariele Helena Holz Nunes, Gabriela Elenita Tureck, Marly Krüger de Pesce
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 59 (2019); 307-324
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766224341565440