A VIOLÊNCIA VERBAL E NÃO VERBAL: UM EMPECILHO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/93379 |
Resumo: | Objetiva-se por meio desse analisar a construção do discurso político-pedagógico acerca da dimensão da violência no aparato escolar, sobretudo, nas imediações da sala de aula. Para tanto, o apoio teórico foi buscado em Foucault (2000), Fairclough (2008), Grice (1982), Orlandi (2001), entre outros. Considerando que na contemporaneidade os casos de violência envolvendo o corpo discente e docente da instituição escola estão crescendo em grande escala, foi questionado, especialmente, em que medida a violência verbal e não verbal interfere no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados sugerem que a escola enquanto espaço da diversidade recebe sujeitos com particularidades e pertencentes a realidades distintas, os quais apresentam condutas inadequadas durante os processos de interação com o outro e o mundo. |
id |
UFRGS-12_e6ff2d223aa27d4b8ed06983e00d9fcb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/93379 |
network_acronym_str |
UFRGS-12 |
network_name_str |
Cadernos do IL (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A VIOLÊNCIA VERBAL E NÃO VERBAL: UM EMPECILHO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEMDiscursoPrática PedagógicaViolência.Objetiva-se por meio desse analisar a construção do discurso político-pedagógico acerca da dimensão da violência no aparato escolar, sobretudo, nas imediações da sala de aula. Para tanto, o apoio teórico foi buscado em Foucault (2000), Fairclough (2008), Grice (1982), Orlandi (2001), entre outros. Considerando que na contemporaneidade os casos de violência envolvendo o corpo discente e docente da instituição escola estão crescendo em grande escala, foi questionado, especialmente, em que medida a violência verbal e não verbal interfere no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados sugerem que a escola enquanto espaço da diversidade recebe sujeitos com particularidades e pertencentes a realidades distintas, os quais apresentam condutas inadequadas durante os processos de interação com o outro e o mundo. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2019-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/9337910.22456/2236-6385.93379Cadernos do IL; n. 59 (2019); 307-3242236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/93379/54511Copyright (c) 2019 Ariele Helena Holz Nunes, Gabriela Elenita Tureck, Marly Krüger de Pesceinfo:eu-repo/semantics/openAccessHolz Nunes, Ariele HelenaTureck, Gabriela ElenitaKrüger de Pesce, Marly2020-06-11T20:37:26Zoai:seer.ufrgs.br:article/93379Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2020-06-11T20:37:26Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A VIOLÊNCIA VERBAL E NÃO VERBAL: UM EMPECILHO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title |
A VIOLÊNCIA VERBAL E NÃO VERBAL: UM EMPECILHO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
A VIOLÊNCIA VERBAL E NÃO VERBAL: UM EMPECILHO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Holz Nunes, Ariele Helena Discurso Prática Pedagógica Violência. |
title_short |
A VIOLÊNCIA VERBAL E NÃO VERBAL: UM EMPECILHO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_full |
A VIOLÊNCIA VERBAL E NÃO VERBAL: UM EMPECILHO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
A VIOLÊNCIA VERBAL E NÃO VERBAL: UM EMPECILHO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
A VIOLÊNCIA VERBAL E NÃO VERBAL: UM EMPECILHO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_sort |
A VIOLÊNCIA VERBAL E NÃO VERBAL: UM EMPECILHO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
author |
Holz Nunes, Ariele Helena |
author_facet |
Holz Nunes, Ariele Helena Tureck, Gabriela Elenita Krüger de Pesce, Marly |
author_role |
author |
author2 |
Tureck, Gabriela Elenita Krüger de Pesce, Marly |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Holz Nunes, Ariele Helena Tureck, Gabriela Elenita Krüger de Pesce, Marly |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso Prática Pedagógica Violência. |
topic |
Discurso Prática Pedagógica Violência. |
description |
Objetiva-se por meio desse analisar a construção do discurso político-pedagógico acerca da dimensão da violência no aparato escolar, sobretudo, nas imediações da sala de aula. Para tanto, o apoio teórico foi buscado em Foucault (2000), Fairclough (2008), Grice (1982), Orlandi (2001), entre outros. Considerando que na contemporaneidade os casos de violência envolvendo o corpo discente e docente da instituição escola estão crescendo em grande escala, foi questionado, especialmente, em que medida a violência verbal e não verbal interfere no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados sugerem que a escola enquanto espaço da diversidade recebe sujeitos com particularidades e pertencentes a realidades distintas, os quais apresentam condutas inadequadas durante os processos de interação com o outro e o mundo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/93379 10.22456/2236-6385.93379 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/93379 |
identifier_str_mv |
10.22456/2236-6385.93379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/93379/54511 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ariele Helena Holz Nunes, Gabriela Elenita Tureck, Marly Krüger de Pesce info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ariele Helena Holz Nunes, Gabriela Elenita Tureck, Marly Krüger de Pesce |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do IL; n. 59 (2019); 307-324 2236-6385 reponame:Cadernos do IL (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Cadernos do IL (Online) |
collection |
Cadernos do IL (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br |
_version_ |
1799766224341565440 |