FATORES CRÍTICOS DA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO ENTRE UNIVERSIDADE E EMPRESA (U-E)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REAd (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/83919 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa foi o de identificar os fatores críticos da transferência de conhecimento (TC) entre uma universidade pública brasileira e suas empresas parceiras e analisar como eles influenciaram no desempenho do processo. A revisão teórica contemplou discussão sobre os fatores que, de acordo com a literatura na área, influenciam de forma decisiva na TC entre U-E. Em termos metodológicos, foi realizada pesquisa qualitativa com base no método de estudo de caso instrumental, sendo analisados dois projetos desenvolvidos entre uma universidade pública brasileira e suas empresas parceiras a partir de 14 entrevistas e documentos secundários. Os resultados revelam que dois fatores foram decisivos para a TC: o relacionamento estabelecido entre a universidade e empresas parceiras, e as características do professor (o seu know-how e a sua motivação para a TC). Enquanto o relacionamento contribuiu para minimizar a percepção de distância cultural entre U-E, o know-how dos professores tornou a parceria atrativa sob a ótica da empresa. |
id |
UFRGS-13_5260c553e28f3a995cb99d8d6f88c20e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/83919 |
network_acronym_str |
UFRGS-13 |
network_name_str |
REAd (Porto Alegre. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FATORES CRÍTICOS DA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO ENTRE UNIVERSIDADE E EMPRESA (U-E)O objetivo da pesquisa foi o de identificar os fatores críticos da transferência de conhecimento (TC) entre uma universidade pública brasileira e suas empresas parceiras e analisar como eles influenciaram no desempenho do processo. A revisão teórica contemplou discussão sobre os fatores que, de acordo com a literatura na área, influenciam de forma decisiva na TC entre U-E. Em termos metodológicos, foi realizada pesquisa qualitativa com base no método de estudo de caso instrumental, sendo analisados dois projetos desenvolvidos entre uma universidade pública brasileira e suas empresas parceiras a partir de 14 entrevistas e documentos secundários. Os resultados revelam que dois fatores foram decisivos para a TC: o relacionamento estabelecido entre a universidade e empresas parceiras, e as características do professor (o seu know-how e a sua motivação para a TC). Enquanto o relacionamento contribuiu para minimizar a percepção de distância cultural entre U-E, o know-how dos professores tornou a parceria atrativa sob a ótica da empresa.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/83919Electronic Review of Administration; Vol. 24 No. 2 (2018): MAIO / AGOSTO; 230-252Revista Electrónica de Administración; Vol. 24 Núm. 2 (2018): MAIO / AGOSTO; 230-252Revista Eletrônica de Administração; v. 24 n. 2 (2018): MAIO / AGOSTO; 230-2521413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/83919/49234Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Daniela MartinsCruz, Marina de AlmeidaCorrea, Victor Silva2018-09-03T23:12:12Zoai:seer.ufrgs.br:article/83919Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2018-09-03T23:12:12REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FATORES CRÍTICOS DA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO ENTRE UNIVERSIDADE E EMPRESA (U-E) |
title |
FATORES CRÍTICOS DA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO ENTRE UNIVERSIDADE E EMPRESA (U-E) |
spellingShingle |
FATORES CRÍTICOS DA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO ENTRE UNIVERSIDADE E EMPRESA (U-E) Diniz, Daniela Martins |
title_short |
FATORES CRÍTICOS DA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO ENTRE UNIVERSIDADE E EMPRESA (U-E) |
title_full |
FATORES CRÍTICOS DA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO ENTRE UNIVERSIDADE E EMPRESA (U-E) |
title_fullStr |
FATORES CRÍTICOS DA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO ENTRE UNIVERSIDADE E EMPRESA (U-E) |
title_full_unstemmed |
FATORES CRÍTICOS DA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO ENTRE UNIVERSIDADE E EMPRESA (U-E) |
title_sort |
FATORES CRÍTICOS DA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO ENTRE UNIVERSIDADE E EMPRESA (U-E) |
author |
Diniz, Daniela Martins |
author_facet |
Diniz, Daniela Martins Cruz, Marina de Almeida Correa, Victor Silva |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Marina de Almeida Correa, Victor Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Daniela Martins Cruz, Marina de Almeida Correa, Victor Silva |
description |
O objetivo da pesquisa foi o de identificar os fatores críticos da transferência de conhecimento (TC) entre uma universidade pública brasileira e suas empresas parceiras e analisar como eles influenciaram no desempenho do processo. A revisão teórica contemplou discussão sobre os fatores que, de acordo com a literatura na área, influenciam de forma decisiva na TC entre U-E. Em termos metodológicos, foi realizada pesquisa qualitativa com base no método de estudo de caso instrumental, sendo analisados dois projetos desenvolvidos entre uma universidade pública brasileira e suas empresas parceiras a partir de 14 entrevistas e documentos secundários. Os resultados revelam que dois fatores foram decisivos para a TC: o relacionamento estabelecido entre a universidade e empresas parceiras, e as características do professor (o seu know-how e a sua motivação para a TC). Enquanto o relacionamento contribuiu para minimizar a percepção de distância cultural entre U-E, o know-how dos professores tornou a parceria atrativa sob a ótica da empresa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/83919 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/83919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/83919/49234 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica de Administração info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica de Administração |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Electronic Review of Administration; Vol. 24 No. 2 (2018): MAIO / AGOSTO; 230-252 Revista Electrónica de Administración; Vol. 24 Núm. 2 (2018): MAIO / AGOSTO; 230-252 Revista Eletrônica de Administração; v. 24 n. 2 (2018): MAIO / AGOSTO; 230-252 1413-2311 1980-4164 reponame:REAd (Porto Alegre. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
REAd (Porto Alegre. Online) |
collection |
REAd (Porto Alegre. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ea_read@ufrgs.br |
_version_ |
1799766205575200768 |