A produção acadêmica brasileira sobre corrupção: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Suelem Viana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Valadares, Josiel Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/101302
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo caracterizar a pesquisa acadêmica brasileira sobre corrupção, produzida pelos campos das ciências humanas e das ciências sociais aplicadas. Além disso, buscou compreender como os estudos elaborados por pesquisadores da área da administração têm abordado essa temática. Para tanto, foi delimitado como espaço temporal de análise o período de 2008 a 2017. O delineamento metodológico consistiu em uma revisão sistemática da literatura nacional, que utilizou técnicas de análise de frequência e análise temática do conteúdo do material. Os resultados sugerem que as pesquisas brasileiras que abordaram a corrupção são, em sua maioria: de natureza qualitativa; o foco de investigação é a gestão pública; a abordagem do tema é realizada de uma forma geral, não se referindo a um poder ou esfera de governo específica, o referencial teórico adotado é majoritariamente internacional. O direito é a área que mais tem estudos envolvendo a corrupção, o que se reflete nos debates que são produzidos pela academia. Quanto ao campo da administração, que foi analisado de forma mais específica, os estudos elaborados seguem as mesmas características da produção científica nacional, contudo, o pequeno número de pesquisas desenvolvidas indica que a temática ainda não está totalmente acoplada à agenda dos pesquisadores.
id UFRGS-13_59fba8800e1ab52998d85467a6289347
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/101302
network_acronym_str UFRGS-13
network_name_str REAd (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling A produção acadêmica brasileira sobre corrupção: uma revisão sistemáticaCorrupção. Produção Acadêmica. Revisão Sistemática. Caracterização. Administração.O presente trabalho teve como objetivo caracterizar a pesquisa acadêmica brasileira sobre corrupção, produzida pelos campos das ciências humanas e das ciências sociais aplicadas. Além disso, buscou compreender como os estudos elaborados por pesquisadores da área da administração têm abordado essa temática. Para tanto, foi delimitado como espaço temporal de análise o período de 2008 a 2017. O delineamento metodológico consistiu em uma revisão sistemática da literatura nacional, que utilizou técnicas de análise de frequência e análise temática do conteúdo do material. Os resultados sugerem que as pesquisas brasileiras que abordaram a corrupção são, em sua maioria: de natureza qualitativa; o foco de investigação é a gestão pública; a abordagem do tema é realizada de uma forma geral, não se referindo a um poder ou esfera de governo específica, o referencial teórico adotado é majoritariamente internacional. O direito é a área que mais tem estudos envolvendo a corrupção, o que se reflete nos debates que são produzidos pela academia. Quanto ao campo da administração, que foi analisado de forma mais específica, os estudos elaborados seguem as mesmas características da produção científica nacional, contudo, o pequeno número de pesquisas desenvolvidas indica que a temática ainda não está totalmente acoplada à agenda dos pesquisadores.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/101302Electronic Review of Administration; Vol. 27 No. 2 (2021): MAIO / AGOSTO; 400-429Revista Electrónica de Administración; Vol. 27 Núm. 2 (2021): MAIO / AGOSTO; 400-429Revista Eletrônica de Administração; v. 27 n. 2 (2021): MAIO / AGOSTO; 400-4291413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/101302/63667Copyright (c) 2021 Suelem Viana Macedo, Josiel Lopes Valadaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Suelem VianaValadares, Josiel Lopes2021-07-22T20:56:24Zoai:seer.ufrgs.br:article/101302Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2021-07-22T20:56:24REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção acadêmica brasileira sobre corrupção: uma revisão sistemática
title A produção acadêmica brasileira sobre corrupção: uma revisão sistemática
spellingShingle A produção acadêmica brasileira sobre corrupção: uma revisão sistemática
Macedo, Suelem Viana
Corrupção. Produção Acadêmica. Revisão Sistemática. Caracterização. Administração.
title_short A produção acadêmica brasileira sobre corrupção: uma revisão sistemática
title_full A produção acadêmica brasileira sobre corrupção: uma revisão sistemática
title_fullStr A produção acadêmica brasileira sobre corrupção: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed A produção acadêmica brasileira sobre corrupção: uma revisão sistemática
title_sort A produção acadêmica brasileira sobre corrupção: uma revisão sistemática
author Macedo, Suelem Viana
author_facet Macedo, Suelem Viana
Valadares, Josiel Lopes
author_role author
author2 Valadares, Josiel Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Suelem Viana
Valadares, Josiel Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Corrupção. Produção Acadêmica. Revisão Sistemática. Caracterização. Administração.
topic Corrupção. Produção Acadêmica. Revisão Sistemática. Caracterização. Administração.
description O presente trabalho teve como objetivo caracterizar a pesquisa acadêmica brasileira sobre corrupção, produzida pelos campos das ciências humanas e das ciências sociais aplicadas. Além disso, buscou compreender como os estudos elaborados por pesquisadores da área da administração têm abordado essa temática. Para tanto, foi delimitado como espaço temporal de análise o período de 2008 a 2017. O delineamento metodológico consistiu em uma revisão sistemática da literatura nacional, que utilizou técnicas de análise de frequência e análise temática do conteúdo do material. Os resultados sugerem que as pesquisas brasileiras que abordaram a corrupção são, em sua maioria: de natureza qualitativa; o foco de investigação é a gestão pública; a abordagem do tema é realizada de uma forma geral, não se referindo a um poder ou esfera de governo específica, o referencial teórico adotado é majoritariamente internacional. O direito é a área que mais tem estudos envolvendo a corrupção, o que se reflete nos debates que são produzidos pela academia. Quanto ao campo da administração, que foi analisado de forma mais específica, os estudos elaborados seguem as mesmas características da produção científica nacional, contudo, o pequeno número de pesquisas desenvolvidas indica que a temática ainda não está totalmente acoplada à agenda dos pesquisadores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/101302
url https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/101302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/101302/63667
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Suelem Viana Macedo, Josiel Lopes Valadares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Suelem Viana Macedo, Josiel Lopes Valadares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Electronic Review of Administration; Vol. 27 No. 2 (2021): MAIO / AGOSTO; 400-429
Revista Electrónica de Administración; Vol. 27 Núm. 2 (2021): MAIO / AGOSTO; 400-429
Revista Eletrônica de Administração; v. 27 n. 2 (2021): MAIO / AGOSTO; 400-429
1413-2311
1980-4164
reponame:REAd (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str REAd (Porto Alegre. Online)
collection REAd (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ea_read@ufrgs.br
_version_ 1799766206073274368