A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA ALIANÇA: AÇÕES GRADUAIS AO MERCADO EXTERNO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REAd (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/47171 |
Resumo: | Este caso para ensino descreve a trajetória da internacionalização da marca Aliança, uma marca de suco de uva integral e orgânico da cooperativa Nova Aliança, localizada em Caxias do Sul (RS). O caso se desenvolve a partir do interesse da técnica da cooperativa Márcia e do cooperado Márcio em marcar uma reunião com o presidente da Cooperativa para discutir a ampliação para novos mercados. É importante para a cooperativa a sua inserção ao mercado internacional. O caso apresenta o processo da primeira exportação e traz uma discussão sobre decisões importantes que ocorreram na negociação internacional, para a inserção da marca no mercado líbio, entre o importador Mr. Harmed, a coordenadora da empresa, Sra. Ana e o consultor da empresa júnior Lorran. O caso atende os seguintes objetivos de ensino: compreender como se dá o processo de internacionalização da marca na linha de sucos de uva da cooperativa, verificar os principais desafios encontrados para a consolidação do preço de exportação, identificar as principais exigências documentais e verificar a(s) estratégia(s) de internacionalização para a ampliação da marca no mercado internacional. O caso pode ser aplicado nas disciplinas de negociações internacionais, marketing internacional, estratégia de inserção internacional, logística, câmbio e sistemática de comércio exterior. |
id |
UFRGS-13_5b74b19a25d8ee672110b8bf4d8ec5f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/47171 |
network_acronym_str |
UFRGS-13 |
network_name_str |
REAd (Porto Alegre. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA ALIANÇA: AÇÕES GRADUAIS AO MERCADO EXTERNOsuco de uvaexportaçãointernacionalização.Este caso para ensino descreve a trajetória da internacionalização da marca Aliança, uma marca de suco de uva integral e orgânico da cooperativa Nova Aliança, localizada em Caxias do Sul (RS). O caso se desenvolve a partir do interesse da técnica da cooperativa Márcia e do cooperado Márcio em marcar uma reunião com o presidente da Cooperativa para discutir a ampliação para novos mercados. É importante para a cooperativa a sua inserção ao mercado internacional. O caso apresenta o processo da primeira exportação e traz uma discussão sobre decisões importantes que ocorreram na negociação internacional, para a inserção da marca no mercado líbio, entre o importador Mr. Harmed, a coordenadora da empresa, Sra. Ana e o consultor da empresa júnior Lorran. O caso atende os seguintes objetivos de ensino: compreender como se dá o processo de internacionalização da marca na linha de sucos de uva da cooperativa, verificar os principais desafios encontrados para a consolidação do preço de exportação, identificar as principais exigências documentais e verificar a(s) estratégia(s) de internacionalização para a ampliação da marca no mercado internacional. O caso pode ser aplicado nas disciplinas de negociações internacionais, marketing internacional, estratégia de inserção internacional, logística, câmbio e sistemática de comércio exterior.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2015-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parescaso de ensinoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/47171Electronic Review of Administration; Vol. 21 No. 1 (2015): EDIÇÃO 80 - JAN/ABR 2015; 248-268Revista Electrónica de Administración; Vol. 21 Núm. 1 (2015): EDIÇÃO 80 - JAN/ABR 2015; 248-268Revista Eletrônica de Administração; v. 21 n. 1 (2015): EDIÇÃO 80 - JAN/ABR 2015; 248-2681413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/47171/33633Breitenbauch de Moura, GrazielaAlberton, AneteVieira Marinho, SidneiGranemann Bertoldi Platcheck, Renatainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-26T19:02:46Zoai:seer.ufrgs.br:article/47171Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2015-05-26T19:02:46REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA ALIANÇA: AÇÕES GRADUAIS AO MERCADO EXTERNO |
title |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA ALIANÇA: AÇÕES GRADUAIS AO MERCADO EXTERNO |
spellingShingle |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA ALIANÇA: AÇÕES GRADUAIS AO MERCADO EXTERNO Breitenbauch de Moura, Graziela suco de uva exportação internacionalização. |
title_short |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA ALIANÇA: AÇÕES GRADUAIS AO MERCADO EXTERNO |
title_full |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA ALIANÇA: AÇÕES GRADUAIS AO MERCADO EXTERNO |
title_fullStr |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA ALIANÇA: AÇÕES GRADUAIS AO MERCADO EXTERNO |
title_full_unstemmed |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA ALIANÇA: AÇÕES GRADUAIS AO MERCADO EXTERNO |
title_sort |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA ALIANÇA: AÇÕES GRADUAIS AO MERCADO EXTERNO |
author |
Breitenbauch de Moura, Graziela |
author_facet |
Breitenbauch de Moura, Graziela Alberton, Anete Vieira Marinho, Sidnei Granemann Bertoldi Platcheck, Renata |
author_role |
author |
author2 |
Alberton, Anete Vieira Marinho, Sidnei Granemann Bertoldi Platcheck, Renata |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Breitenbauch de Moura, Graziela Alberton, Anete Vieira Marinho, Sidnei Granemann Bertoldi Platcheck, Renata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
suco de uva exportação internacionalização. |
topic |
suco de uva exportação internacionalização. |
description |
Este caso para ensino descreve a trajetória da internacionalização da marca Aliança, uma marca de suco de uva integral e orgânico da cooperativa Nova Aliança, localizada em Caxias do Sul (RS). O caso se desenvolve a partir do interesse da técnica da cooperativa Márcia e do cooperado Márcio em marcar uma reunião com o presidente da Cooperativa para discutir a ampliação para novos mercados. É importante para a cooperativa a sua inserção ao mercado internacional. O caso apresenta o processo da primeira exportação e traz uma discussão sobre decisões importantes que ocorreram na negociação internacional, para a inserção da marca no mercado líbio, entre o importador Mr. Harmed, a coordenadora da empresa, Sra. Ana e o consultor da empresa júnior Lorran. O caso atende os seguintes objetivos de ensino: compreender como se dá o processo de internacionalização da marca na linha de sucos de uva da cooperativa, verificar os principais desafios encontrados para a consolidação do preço de exportação, identificar as principais exigências documentais e verificar a(s) estratégia(s) de internacionalização para a ampliação da marca no mercado internacional. O caso pode ser aplicado nas disciplinas de negociações internacionais, marketing internacional, estratégia de inserção internacional, logística, câmbio e sistemática de comércio exterior. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares caso de ensino |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/47171 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/47171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/47171/33633 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Electronic Review of Administration; Vol. 21 No. 1 (2015): EDIÇÃO 80 - JAN/ABR 2015; 248-268 Revista Electrónica de Administración; Vol. 21 Núm. 1 (2015): EDIÇÃO 80 - JAN/ABR 2015; 248-268 Revista Eletrônica de Administração; v. 21 n. 1 (2015): EDIÇÃO 80 - JAN/ABR 2015; 248-268 1413-2311 1980-4164 reponame:REAd (Porto Alegre. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
REAd (Porto Alegre. Online) |
collection |
REAd (Porto Alegre. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ea_read@ufrgs.br |
_version_ |
1799766204736339968 |