A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA ALIANÇA: AÇÕES GRADUAIS AO MERCADO EXTERNO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Breitenbauch de Moura, Graziela
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Alberton, Anete, Vieira Marinho, Sidnei, Granemann Bertoldi Platcheck, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/47171
Resumo: Este caso para ensino descreve a trajetória da internacionalização da marca Aliança, uma marca de suco de uva integral e orgânico da cooperativa Nova Aliança, localizada em Caxias do Sul (RS). O caso se desenvolve a partir do interesse da técnica da cooperativa Márcia e do cooperado Márcio em marcar uma reunião com o presidente da Cooperativa para discutir a ampliação para novos mercados. É importante para a cooperativa a sua inserção ao mercado internacional. O caso apresenta o processo da primeira exportação e traz uma discussão sobre decisões importantes que ocorreram na negociação internacional, para a inserção da marca no mercado líbio, entre o importador Mr. Harmed, a coordenadora da empresa, Sra. Ana e o consultor da empresa júnior Lorran. O caso atende os seguintes objetivos de ensino: compreender como se dá o processo de internacionalização da marca na linha de sucos de uva da cooperativa, verificar os principais desafios encontrados para a consolidação do preço de exportação, identificar as principais exigências documentais e verificar a(s) estratégia(s) de internacionalização para a ampliação da marca no mercado internacional. O caso pode ser aplicado nas disciplinas de negociações internacionais, marketing internacional, estratégia de inserção internacional, logística, câmbio e sistemática de comércio exterior.
id UFRGS-13_5b74b19a25d8ee672110b8bf4d8ec5f4
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/47171
network_acronym_str UFRGS-13
network_name_str REAd (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA ALIANÇA: AÇÕES GRADUAIS AO MERCADO EXTERNOsuco de uvaexportaçãointernacionalização.Este caso para ensino descreve a trajetória da internacionalização da marca Aliança, uma marca de suco de uva integral e orgânico da cooperativa Nova Aliança, localizada em Caxias do Sul (RS). O caso se desenvolve a partir do interesse da técnica da cooperativa Márcia e do cooperado Márcio em marcar uma reunião com o presidente da Cooperativa para discutir a ampliação para novos mercados. É importante para a cooperativa a sua inserção ao mercado internacional. O caso apresenta o processo da primeira exportação e traz uma discussão sobre decisões importantes que ocorreram na negociação internacional, para a inserção da marca no mercado líbio, entre o importador Mr. Harmed, a coordenadora da empresa, Sra. Ana e o consultor da empresa júnior Lorran. O caso atende os seguintes objetivos de ensino: compreender como se dá o processo de internacionalização da marca na linha de sucos de uva da cooperativa, verificar os principais desafios encontrados para a consolidação do preço de exportação, identificar as principais exigências documentais e verificar a(s) estratégia(s) de internacionalização para a ampliação da marca no mercado internacional. O caso pode ser aplicado nas disciplinas de negociações internacionais, marketing internacional, estratégia de inserção internacional, logística, câmbio e sistemática de comércio exterior.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2015-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parescaso de ensinoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/47171Electronic Review of Administration; Vol. 21 No. 1 (2015): EDIÇÃO 80 - JAN/ABR 2015; 248-268Revista Electrónica de Administración; Vol. 21 Núm. 1 (2015): EDIÇÃO 80 - JAN/ABR 2015; 248-268Revista Eletrônica de Administração; v. 21 n. 1 (2015): EDIÇÃO 80 - JAN/ABR 2015; 248-2681413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/47171/33633Breitenbauch de Moura, GrazielaAlberton, AneteVieira Marinho, SidneiGranemann Bertoldi Platcheck, Renatainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-26T19:02:46Zoai:seer.ufrgs.br:article/47171Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2015-05-26T19:02:46REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA ALIANÇA: AÇÕES GRADUAIS AO MERCADO EXTERNO
title A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA ALIANÇA: AÇÕES GRADUAIS AO MERCADO EXTERNO
spellingShingle A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA ALIANÇA: AÇÕES GRADUAIS AO MERCADO EXTERNO
Breitenbauch de Moura, Graziela
suco de uva
exportação
internacionalização.
title_short A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA ALIANÇA: AÇÕES GRADUAIS AO MERCADO EXTERNO
title_full A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA ALIANÇA: AÇÕES GRADUAIS AO MERCADO EXTERNO
title_fullStr A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA ALIANÇA: AÇÕES GRADUAIS AO MERCADO EXTERNO
title_full_unstemmed A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA ALIANÇA: AÇÕES GRADUAIS AO MERCADO EXTERNO
title_sort A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA ALIANÇA: AÇÕES GRADUAIS AO MERCADO EXTERNO
author Breitenbauch de Moura, Graziela
author_facet Breitenbauch de Moura, Graziela
Alberton, Anete
Vieira Marinho, Sidnei
Granemann Bertoldi Platcheck, Renata
author_role author
author2 Alberton, Anete
Vieira Marinho, Sidnei
Granemann Bertoldi Platcheck, Renata
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Breitenbauch de Moura, Graziela
Alberton, Anete
Vieira Marinho, Sidnei
Granemann Bertoldi Platcheck, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv suco de uva
exportação
internacionalização.
topic suco de uva
exportação
internacionalização.
description Este caso para ensino descreve a trajetória da internacionalização da marca Aliança, uma marca de suco de uva integral e orgânico da cooperativa Nova Aliança, localizada em Caxias do Sul (RS). O caso se desenvolve a partir do interesse da técnica da cooperativa Márcia e do cooperado Márcio em marcar uma reunião com o presidente da Cooperativa para discutir a ampliação para novos mercados. É importante para a cooperativa a sua inserção ao mercado internacional. O caso apresenta o processo da primeira exportação e traz uma discussão sobre decisões importantes que ocorreram na negociação internacional, para a inserção da marca no mercado líbio, entre o importador Mr. Harmed, a coordenadora da empresa, Sra. Ana e o consultor da empresa júnior Lorran. O caso atende os seguintes objetivos de ensino: compreender como se dá o processo de internacionalização da marca na linha de sucos de uva da cooperativa, verificar os principais desafios encontrados para a consolidação do preço de exportação, identificar as principais exigências documentais e verificar a(s) estratégia(s) de internacionalização para a ampliação da marca no mercado internacional. O caso pode ser aplicado nas disciplinas de negociações internacionais, marketing internacional, estratégia de inserção internacional, logística, câmbio e sistemática de comércio exterior.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
caso de ensino
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/47171
url https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/47171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/47171/33633
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Electronic Review of Administration; Vol. 21 No. 1 (2015): EDIÇÃO 80 - JAN/ABR 2015; 248-268
Revista Electrónica de Administración; Vol. 21 Núm. 1 (2015): EDIÇÃO 80 - JAN/ABR 2015; 248-268
Revista Eletrônica de Administração; v. 21 n. 1 (2015): EDIÇÃO 80 - JAN/ABR 2015; 248-268
1413-2311
1980-4164
reponame:REAd (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str REAd (Porto Alegre. Online)
collection REAd (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ea_read@ufrgs.br
_version_ 1799766204736339968