Desenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alba, George
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/103027
Resumo: O presente trabalho busca desenvolver e validar uma escala que mensure os efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol. Esses efeitos são explorados a partir de duas avenidas: atitudinal (comprometimento clubístico) e comportamental (lealdade e consumo clubístico). Foi aplicada uma survey em duas amostras, sendo uma online e não-probabilística para análise fatorial exploratória (477 respondentes) e outra presencial e probabilística para análise fatorial confirmatória (363 respondentes). Considerando que o futebol é um dos principais veículos de expressão dos brasileiros, a escala fornece uma abordagem útil à mensuração de elementos importantes inerentes ao consumo do esporte. O artigo contribui com a área de marketing, ampliando a capacidade científica para capturar a complexidade dos efeitos da identificação do torcedor de futebol com seu clube. A utilização prática do instrumento permite que os clubes possam ter diagnósticos mais consistentes e confiáveis das atitudes e comportamentos dos seus torcedores.
id UFRGS-13_66183aaf5d648db77d6d54dd26fc3c32
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/103027
network_acronym_str UFRGS-13
network_name_str REAd (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebolMarketing esportivo. Identificação clubística. Torcedores. Clubes de futebol. Escalas de marketing.O presente trabalho busca desenvolver e validar uma escala que mensure os efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol. Esses efeitos são explorados a partir de duas avenidas: atitudinal (comprometimento clubístico) e comportamental (lealdade e consumo clubístico). Foi aplicada uma survey em duas amostras, sendo uma online e não-probabilística para análise fatorial exploratória (477 respondentes) e outra presencial e probabilística para análise fatorial confirmatória (363 respondentes). Considerando que o futebol é um dos principais veículos de expressão dos brasileiros, a escala fornece uma abordagem útil à mensuração de elementos importantes inerentes ao consumo do esporte. O artigo contribui com a área de marketing, ampliando a capacidade científica para capturar a complexidade dos efeitos da identificação do torcedor de futebol com seu clube. A utilização prática do instrumento permite que os clubes possam ter diagnósticos mais consistentes e confiáveis das atitudes e comportamentos dos seus torcedores. Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/103027Electronic Review of Administration; Vol. 27 No. 1 (2021): JANEIRO / ABRIL; 265-284Revista Electrónica de Administración; Vol. 27 Núm. 1 (2021): JANEIRO / ABRIL; 265-284Revista Eletrônica de Administração; v. 27 n. 1 (2021): JANEIRO / ABRIL; 265-2841413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/103027/61042Copyright (c) 2021 George Albainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlba, George2021-04-06T17:27:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/103027Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2021-04-06T17:27:18REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol
title Desenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol
spellingShingle Desenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol
Alba, George
Marketing esportivo. Identificação clubística. Torcedores. Clubes de futebol. Escalas de marketing.
title_short Desenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol
title_full Desenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol
title_fullStr Desenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol
title_full_unstemmed Desenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol
title_sort Desenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol
author Alba, George
author_facet Alba, George
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alba, George
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing esportivo. Identificação clubística. Torcedores. Clubes de futebol. Escalas de marketing.
topic Marketing esportivo. Identificação clubística. Torcedores. Clubes de futebol. Escalas de marketing.
description O presente trabalho busca desenvolver e validar uma escala que mensure os efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol. Esses efeitos são explorados a partir de duas avenidas: atitudinal (comprometimento clubístico) e comportamental (lealdade e consumo clubístico). Foi aplicada uma survey em duas amostras, sendo uma online e não-probabilística para análise fatorial exploratória (477 respondentes) e outra presencial e probabilística para análise fatorial confirmatória (363 respondentes). Considerando que o futebol é um dos principais veículos de expressão dos brasileiros, a escala fornece uma abordagem útil à mensuração de elementos importantes inerentes ao consumo do esporte. O artigo contribui com a área de marketing, ampliando a capacidade científica para capturar a complexidade dos efeitos da identificação do torcedor de futebol com seu clube. A utilização prática do instrumento permite que os clubes possam ter diagnósticos mais consistentes e confiáveis das atitudes e comportamentos dos seus torcedores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/103027
url https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/103027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/103027/61042
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 George Alba
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 George Alba
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Electronic Review of Administration; Vol. 27 No. 1 (2021): JANEIRO / ABRIL; 265-284
Revista Electrónica de Administración; Vol. 27 Núm. 1 (2021): JANEIRO / ABRIL; 265-284
Revista Eletrônica de Administração; v. 27 n. 1 (2021): JANEIRO / ABRIL; 265-284
1413-2311
1980-4164
reponame:REAd (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str REAd (Porto Alegre. Online)
collection REAd (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ea_read@ufrgs.br
_version_ 1799766206096343040