Desenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/268080 |
Resumo: | O presente trabalho busca desenvolver e validar uma escala que mensure os efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol. Esses efeitos são explorados a partir de duas avenidas: atitudinal(comprometimento clubístico) e comportamental (lealdade e consumoclubístico).Foi aplicada umasurveyem duas amostras, sendo uma online e não-probabilística para análise fatorial exploratória (477 respondentes) e outra presencial e probabilística para análise fatorial confirmatória (363 respondentes). Considerando que o futebol é um dos principais veículos de expressão dos brasileiros, a escala fornece uma abordagem útil à mensuração de elementos importantes inerentes ao consumo do esporte. O artigocontribui com a área de marketing, ampliando a capacidade científica paracapturar a complexidadedos efeitos da identificação do torcedor de futebol com seu clube. A utilização prática do instrumento permite que os clubes possam ter diagnósticos mais consistentes e confiáveis das atitudes e comportamentos dos seus torcedores. |
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Alba, George dos Reis2023-12-06T03:25:10Z20211413-2311http://hdl.handle.net/10183/268080001145049O presente trabalho busca desenvolver e validar uma escala que mensure os efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol. Esses efeitos são explorados a partir de duas avenidas: atitudinal(comprometimento clubístico) e comportamental (lealdade e consumoclubístico).Foi aplicada umasurveyem duas amostras, sendo uma online e não-probabilística para análise fatorial exploratória (477 respondentes) e outra presencial e probabilística para análise fatorial confirmatória (363 respondentes). Considerando que o futebol é um dos principais veículos de expressão dos brasileiros, a escala fornece uma abordagem útil à mensuração de elementos importantes inerentes ao consumo do esporte. O artigocontribui com a área de marketing, ampliando a capacidade científica paracapturar a complexidadedos efeitos da identificação do torcedor de futebol com seu clube. A utilização prática do instrumento permite que os clubes possam ter diagnósticos mais consistentes e confiáveis das atitudes e comportamentos dos seus torcedores.This paper aims to develop and validate a scale for measuring the effects of team identification amongBrazilian soccer fans. These effects are explored from attitudinal (team commitment) and behavioral avenues (team loyalty and consumption). A survey was conducted in two samples, an online and non-probabilistic sample for exploratory factor analysis (507 respondents) and a face-to-face and probabilistic sample for confirmatory factor analysis (363 respondents). Considering that soccer is one of the leading expressions ofBrazilian life, the scale provides a useful tool for measuring elementsinherenttosports consumption. The article contributes to marketing, advancing the scientific capacity to comprehend the complex effects of soccer fansidentifying so stronglywith their teams. The practical application of the instrument allows soccer teams to gather more reliable and consistent diagnoses of their fans’attitudes and behaviors.El presente trabajo tiene como objetivo desarollar y validar una escala que midalos efectos de la identificación con un cluben aficionados defútbol brasileño. Estos efectos se explorarán a partir de dos vías: actitudinal(compromiso clubista)y conductual(lealtad yconsumo clubista). Se aplicó una encuesta a dos muestras, una online y no probabilística para un análisis factorial exploratoria (477 encuestados) y otra presencial y probabilística paraunanálisis factorial confirmatoria (363 encuestados). Tomando en cuenta que el fútbol es uno de los principales vehículos de expresión de los brasileños, la escala proporciona un enfoque útil para la medición de elementos importantes inherentes al consumo del deporte. El artículocontribuye al área de marketing, ampliando la capacidad científica para capturar la complejidad de los efectos de identificación de los aficionados del fútbol con su equipo. La utilización prácticadel instrumento permite a los clubes tener diagnósticos más consistentes y confiables de las actitudes y comportamientos de sus aficionados.application/pdfporREAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre, RS. Vol. 27, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 265-284Marketing esportivoClube de futebolIdentificação socialTorcedorSports marketingTeam identificationSupportersSoccer clubsMarketing scalesMarketing deportivoIdentificación clubistaAficionadosClubes de fútbolEscalas de marketingDesenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebolinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145049.pdf.txt001145049.pdf.txtExtracted Texttext/plain48060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268080/2/001145049.pdf.txtdca4a243233ac1132098ccc258d47819MD52ORIGINAL001145049.pdfTexto completoapplication/pdf375318http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268080/1/001145049.pdf8b8324e6c5f32cc50bb6d8241745451eMD5110183/2680802023-12-07 04:22:43.629701oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268080Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-07T06:22:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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