Desenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alba, George dos Reis
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/268080
Resumo: O presente trabalho busca desenvolver e validar uma escala que mensure os efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol. Esses efeitos são explorados a partir de duas avenidas: atitudinal(comprometimento clubístico) e comportamental (lealdade e consumoclubístico).Foi aplicada umasurveyem duas amostras, sendo uma online e não-probabilística para análise fatorial exploratória (477 respondentes) e outra presencial e probabilística para análise fatorial confirmatória (363 respondentes). Considerando que o futebol é um dos principais veículos de expressão dos brasileiros, a escala fornece uma abordagem útil à mensuração de elementos importantes inerentes ao consumo do esporte. O artigocontribui com a área de marketing, ampliando a capacidade científica paracapturar a complexidadedos efeitos da identificação do torcedor de futebol com seu clube. A utilização prática do instrumento permite que os clubes possam ter diagnósticos mais consistentes e confiáveis das atitudes e comportamentos dos seus torcedores.
id UFRGS-2_a87d7a12e1046a9ab281a69c43259f52
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268080
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alba, George dos Reis2023-12-06T03:25:10Z20211413-2311http://hdl.handle.net/10183/268080001145049O presente trabalho busca desenvolver e validar uma escala que mensure os efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol. Esses efeitos são explorados a partir de duas avenidas: atitudinal(comprometimento clubístico) e comportamental (lealdade e consumoclubístico).Foi aplicada umasurveyem duas amostras, sendo uma online e não-probabilística para análise fatorial exploratória (477 respondentes) e outra presencial e probabilística para análise fatorial confirmatória (363 respondentes). Considerando que o futebol é um dos principais veículos de expressão dos brasileiros, a escala fornece uma abordagem útil à mensuração de elementos importantes inerentes ao consumo do esporte. O artigocontribui com a área de marketing, ampliando a capacidade científica paracapturar a complexidadedos efeitos da identificação do torcedor de futebol com seu clube. A utilização prática do instrumento permite que os clubes possam ter diagnósticos mais consistentes e confiáveis das atitudes e comportamentos dos seus torcedores.This paper aims to develop and validate a scale for measuring the effects of team identification amongBrazilian soccer fans. These effects are explored from attitudinal (team commitment) and behavioral avenues (team loyalty and consumption). A survey was conducted in two samples, an online and non-probabilistic sample for exploratory factor analysis (507 respondents) and a face-to-face and probabilistic sample for confirmatory factor analysis (363 respondents). Considering that soccer is one of the leading expressions ofBrazilian life, the scale provides a useful tool for measuring elementsinherenttosports consumption. The article contributes to marketing, advancing the scientific capacity to comprehend the complex effects of soccer fansidentifying so stronglywith their teams. The practical application of the instrument allows soccer teams to gather more reliable and consistent diagnoses of their fans’attitudes and behaviors.El presente trabajo tiene como objetivo desarollar y validar una escala que midalos efectos de la identificación con un cluben aficionados defútbol brasileño. Estos efectos se explorarán a partir de dos vías: actitudinal(compromiso clubista)y conductual(lealtad yconsumo clubista). Se aplicó una encuesta a dos muestras, una online y no probabilística para un análisis factorial exploratoria (477 encuestados) y otra presencial y probabilística paraunanálisis factorial confirmatoria (363 encuestados). Tomando en cuenta que el fútbol es uno de los principales vehículos de expresión de los brasileños, la escala proporciona un enfoque útil para la medición de elementos importantes inherentes al consumo del deporte. El artículocontribuye al área de marketing, ampliando la capacidad científica para capturar la complejidad de los efectos de identificación de los aficionados del fútbol con su equipo. La utilización prácticadel instrumento permite a los clubes tener diagnósticos más consistentes y confiables de las actitudes y comportamientos de sus aficionados.application/pdfporREAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre, RS. Vol. 27, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 265-284Marketing esportivoClube de futebolIdentificação socialTorcedorSports marketingTeam identificationSupportersSoccer clubsMarketing scalesMarketing deportivoIdentificación clubistaAficionadosClubes de fútbolEscalas de marketingDesenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebolinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145049.pdf.txt001145049.pdf.txtExtracted Texttext/plain48060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268080/2/001145049.pdf.txtdca4a243233ac1132098ccc258d47819MD52ORIGINAL001145049.pdfTexto completoapplication/pdf375318http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268080/1/001145049.pdf8b8324e6c5f32cc50bb6d8241745451eMD5110183/2680802023-12-07 04:22:43.629701oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268080Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-07T06:22:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol
title Desenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol
spellingShingle Desenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol
Alba, George dos Reis
Marketing esportivo
Clube de futebol
Identificação social
Torcedor
Sports marketing
Team identification
Supporters
Soccer clubs
Marketing scales
Marketing deportivo
Identificación clubista
Aficionados
Clubes de fútbol
Escalas de marketing
title_short Desenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol
title_full Desenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol
title_fullStr Desenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol
title_full_unstemmed Desenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol
title_sort Desenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol
author Alba, George dos Reis
author_facet Alba, George dos Reis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alba, George dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing esportivo
Clube de futebol
Identificação social
Torcedor
topic Marketing esportivo
Clube de futebol
Identificação social
Torcedor
Sports marketing
Team identification
Supporters
Soccer clubs
Marketing scales
Marketing deportivo
Identificación clubista
Aficionados
Clubes de fútbol
Escalas de marketing
dc.subject.eng.fl_str_mv Sports marketing
Team identification
Supporters
Soccer clubs
Marketing scales
dc.subject.spa.fl_str_mv Marketing deportivo
Identificación clubista
Aficionados
Clubes de fútbol
Escalas de marketing
description O presente trabalho busca desenvolver e validar uma escala que mensure os efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol. Esses efeitos são explorados a partir de duas avenidas: atitudinal(comprometimento clubístico) e comportamental (lealdade e consumoclubístico).Foi aplicada umasurveyem duas amostras, sendo uma online e não-probabilística para análise fatorial exploratória (477 respondentes) e outra presencial e probabilística para análise fatorial confirmatória (363 respondentes). Considerando que o futebol é um dos principais veículos de expressão dos brasileiros, a escala fornece uma abordagem útil à mensuração de elementos importantes inerentes ao consumo do esporte. O artigocontribui com a área de marketing, ampliando a capacidade científica paracapturar a complexidadedos efeitos da identificação do torcedor de futebol com seu clube. A utilização prática do instrumento permite que os clubes possam ter diagnósticos mais consistentes e confiáveis das atitudes e comportamentos dos seus torcedores.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-06T03:25:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/268080
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-2311
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145049
identifier_str_mv 1413-2311
001145049
url http://hdl.handle.net/10183/268080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv REAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre, RS. Vol. 27, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 265-284
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268080/2/001145049.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268080/1/001145049.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dca4a243233ac1132098ccc258d47819
8b8324e6c5f32cc50bb6d8241745451e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447847421607936