Global Buzz: uma meta-análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Cristina da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Brandão, Marcelo Moll, Guerrazzi, Luiz Antônio de Camargo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/93523
Resumo: O presente artigo propõe uma meta-análise da relação do global buzz na criação do conhecimento e inovação. Nos últimos anos houve um aumento substancial de pesquisas que reconhecem que a aquisição de conhecimento de empresas aglomeradas se processa por via de interações deliberadas com outros atores fora da concentração de empresas. Foram identificados 15 estudos científicos localizados em nove bases de dados (Web of Science, Ebsco, Scopus, Proquest, Emerald, JSTOR, ScienceDirect, Springer, Inspec, compendt, Google scholar), os quais geraram 30 effect sizes, envolvendo uma amostra acumulada de 39750 empresas. Foi proposto um modelo teórico hipotetizado com base em dois construtos e uma variável moderadora. Os resultados demonstraram uma relação direta e significativa entre global buzz, conhecimento e inovação. Em relação ao efeito moderador, confirmou-se que o tamanho da empresa da aplicação da pesquisa tem uma influência significativa sobre a magnitude dos effect sizes. A contribuição teórica e metodológica proporcionada por esta meta-análise foi no sentido de prover uma revisão consistente que resultou na integração quantitativa dos construtos até então estudados (conhecimento e inovação). Acredita-se que entender a dinâmica local e global de empresas aglomeradas sob a ótica do aprendizado e desempenho têm potencial para transformar as visões atuais do campo de estudo e alterar a prática da pesquisa.
id UFRGS-13_7e4306ad5598254d83475f9a3c128eab
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/93523
network_acronym_str UFRGS-13
network_name_str REAd (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling Global Buzz: uma meta-análiseglobal buzzconhecimentoinovaçãometa-análisemoderador.O presente artigo propõe uma meta-análise da relação do global buzz na criação do conhecimento e inovação. Nos últimos anos houve um aumento substancial de pesquisas que reconhecem que a aquisição de conhecimento de empresas aglomeradas se processa por via de interações deliberadas com outros atores fora da concentração de empresas. Foram identificados 15 estudos científicos localizados em nove bases de dados (Web of Science, Ebsco, Scopus, Proquest, Emerald, JSTOR, ScienceDirect, Springer, Inspec, compendt, Google scholar), os quais geraram 30 effect sizes, envolvendo uma amostra acumulada de 39750 empresas. Foi proposto um modelo teórico hipotetizado com base em dois construtos e uma variável moderadora. Os resultados demonstraram uma relação direta e significativa entre global buzz, conhecimento e inovação. Em relação ao efeito moderador, confirmou-se que o tamanho da empresa da aplicação da pesquisa tem uma influência significativa sobre a magnitude dos effect sizes. A contribuição teórica e metodológica proporcionada por esta meta-análise foi no sentido de prover uma revisão consistente que resultou na integração quantitativa dos construtos até então estudados (conhecimento e inovação). Acredita-se que entender a dinâmica local e global de empresas aglomeradas sob a ótica do aprendizado e desempenho têm potencial para transformar as visões atuais do campo de estudo e alterar a prática da pesquisa.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/93523Electronic Review of Administration; Vol. 25 No. 3 (2019): SETEMBRO / DEZEMBRO; 153-176Revista Electrónica de Administración; Vol. 25 Núm. 3 (2019): SETEMBRO / DEZEMBRO; 153-176Revista Eletrônica de Administração; v. 25 n. 3 (2019): SETEMBRO / DEZEMBRO; 153-1761413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/93523/55094Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Carla Cristina daBrandão, Marcelo MollGuerrazzi, Luiz Antônio de Camargo2019-12-04T21:31:53Zoai:seer.ufrgs.br:article/93523Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2019-12-04T21:31:53REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Global Buzz: uma meta-análise
title Global Buzz: uma meta-análise
spellingShingle Global Buzz: uma meta-análise
Silva, Carla Cristina da
global buzz
conhecimento
inovação
meta-análise
moderador.
title_short Global Buzz: uma meta-análise
title_full Global Buzz: uma meta-análise
title_fullStr Global Buzz: uma meta-análise
title_full_unstemmed Global Buzz: uma meta-análise
title_sort Global Buzz: uma meta-análise
author Silva, Carla Cristina da
author_facet Silva, Carla Cristina da
Brandão, Marcelo Moll
Guerrazzi, Luiz Antônio de Camargo
author_role author
author2 Brandão, Marcelo Moll
Guerrazzi, Luiz Antônio de Camargo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla Cristina da
Brandão, Marcelo Moll
Guerrazzi, Luiz Antônio de Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv global buzz
conhecimento
inovação
meta-análise
moderador.
topic global buzz
conhecimento
inovação
meta-análise
moderador.
description O presente artigo propõe uma meta-análise da relação do global buzz na criação do conhecimento e inovação. Nos últimos anos houve um aumento substancial de pesquisas que reconhecem que a aquisição de conhecimento de empresas aglomeradas se processa por via de interações deliberadas com outros atores fora da concentração de empresas. Foram identificados 15 estudos científicos localizados em nove bases de dados (Web of Science, Ebsco, Scopus, Proquest, Emerald, JSTOR, ScienceDirect, Springer, Inspec, compendt, Google scholar), os quais geraram 30 effect sizes, envolvendo uma amostra acumulada de 39750 empresas. Foi proposto um modelo teórico hipotetizado com base em dois construtos e uma variável moderadora. Os resultados demonstraram uma relação direta e significativa entre global buzz, conhecimento e inovação. Em relação ao efeito moderador, confirmou-se que o tamanho da empresa da aplicação da pesquisa tem uma influência significativa sobre a magnitude dos effect sizes. A contribuição teórica e metodológica proporcionada por esta meta-análise foi no sentido de prover uma revisão consistente que resultou na integração quantitativa dos construtos até então estudados (conhecimento e inovação). Acredita-se que entender a dinâmica local e global de empresas aglomeradas sob a ótica do aprendizado e desempenho têm potencial para transformar as visões atuais do campo de estudo e alterar a prática da pesquisa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/93523
url https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/93523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/93523/55094
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Electronic Review of Administration; Vol. 25 No. 3 (2019): SETEMBRO / DEZEMBRO; 153-176
Revista Electrónica de Administración; Vol. 25 Núm. 3 (2019): SETEMBRO / DEZEMBRO; 153-176
Revista Eletrônica de Administração; v. 25 n. 3 (2019): SETEMBRO / DEZEMBRO; 153-176
1413-2311
1980-4164
reponame:REAd (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str REAd (Porto Alegre. Online)
collection REAd (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ea_read@ufrgs.br
_version_ 1799766205631823872