Professores o tempo todo: um estudo sobre as condições materiais, físicas e psicológicas de docentes no ensino superior durante a pandemia do Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calderari, Egon Bianchini
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vianna, Fernando Ressetti Pinheiro Marques, Meneghetti, Francis Kanashiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/112251
Resumo: A pandemia causada pelo COVID-19 provocou transformações na organização social do trabalho, ocasionada principalmente pela expansão do trabalho remoto, e afetou trabalhadoras e trabalhadores brasileiros, já prejudicados pelas sucessivas reformas trabalhistas e previdenciárias realizadas especialmente no decorrer das últimas três décadas. Com o trabalho docente não foi diferente. O presente artigo possui dois objetivos principais: o primeiro foi identificar as transformações ocorridas na organização do trabalho docente no ensino superior durante o período pandêmico. A partir da caracterização das mudanças, nós nos direcionamos ao segundo objetivo, que foi analisar de que forma as condições materiais, físicas e emocionais afetam os docentes no momento da pandemia. Adotamos na pesquisa um delineamento qualitativo, que contou com a realização e a análise de conteúdo de 18 entrevistas com professores e professoras, que atuaram durante o primeiro semestre de 2020 ministrando aulas para cursos de graduação e especialização em Administração e Contabilidade. Os resultados indicam que as adaptações emergenciais realizadas na organização do trabalho e a inadequação dos recursos materiais disponíveis sobrecarregaram os professores com novas funções e atividades, com efeitos prejudiciais às suas condições físicas e psicológicas. A ausência de suporte institucional ao trabalho docente foi também um traço marcante identificado no período.
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