Professores o tempo todo: um estudo sobre as condições materiais, físicas e psicológicas de docentes no ensino superior durante a pandemia do Covid-19
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Data de Publicação: | 2022 |
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Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/112251 |
Resumo: | A pandemia causada pelo COVID-19 provocou transformações na organização social do trabalho, ocasionada principalmente pela expansão do trabalho remoto, e afetou trabalhadoras e trabalhadores brasileiros, já prejudicados pelas sucessivas reformas trabalhistas e previdenciárias realizadas especialmente no decorrer das últimas três décadas. Com o trabalho docente não foi diferente. O presente artigo possui dois objetivos principais: o primeiro foi identificar as transformações ocorridas na organização do trabalho docente no ensino superior durante o período pandêmico. A partir da caracterização das mudanças, nós nos direcionamos ao segundo objetivo, que foi analisar de que forma as condições materiais, físicas e emocionais afetam os docentes no momento da pandemia. Adotamos na pesquisa um delineamento qualitativo, que contou com a realização e a análise de conteúdo de 18 entrevistas com professores e professoras, que atuaram durante o primeiro semestre de 2020 ministrando aulas para cursos de graduação e especialização em Administração e Contabilidade. Os resultados indicam que as adaptações emergenciais realizadas na organização do trabalho e a inadequação dos recursos materiais disponíveis sobrecarregaram os professores com novas funções e atividades, com efeitos prejudiciais às suas condições físicas e psicológicas. A ausência de suporte institucional ao trabalho docente foi também um traço marcante identificado no período. |
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Professores o tempo todo: um estudo sobre as condições materiais, físicas e psicológicas de docentes no ensino superior durante a pandemia do Covid-19Condições de trabalhoCOVID-19Trabalho docente.A pandemia causada pelo COVID-19 provocou transformações na organização social do trabalho, ocasionada principalmente pela expansão do trabalho remoto, e afetou trabalhadoras e trabalhadores brasileiros, já prejudicados pelas sucessivas reformas trabalhistas e previdenciárias realizadas especialmente no decorrer das últimas três décadas. Com o trabalho docente não foi diferente. O presente artigo possui dois objetivos principais: o primeiro foi identificar as transformações ocorridas na organização do trabalho docente no ensino superior durante o período pandêmico. A partir da caracterização das mudanças, nós nos direcionamos ao segundo objetivo, que foi analisar de que forma as condições materiais, físicas e emocionais afetam os docentes no momento da pandemia. Adotamos na pesquisa um delineamento qualitativo, que contou com a realização e a análise de conteúdo de 18 entrevistas com professores e professoras, que atuaram durante o primeiro semestre de 2020 ministrando aulas para cursos de graduação e especialização em Administração e Contabilidade. Os resultados indicam que as adaptações emergenciais realizadas na organização do trabalho e a inadequação dos recursos materiais disponíveis sobrecarregaram os professores com novas funções e atividades, com efeitos prejudiciais às suas condições físicas e psicológicas. A ausência de suporte institucional ao trabalho docente foi também um traço marcante identificado no período.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/112251Electronic Review of Administration; Vol. 28 No. 2 (2022): MAIO / AGOSTO; 487-524Revista Electrónica de Administración; Vol. 28 Núm. 2 (2022): MAIO / AGOSTO; 487-524Revista Eletrônica de Administração; v. 28 n. 2 (2022): MAIO / AGOSTO; 487-5241413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/112251/86004Copyright (c) 2022 Egon Bianchini Calderari, Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna, Francis Kanashiro Meneghettihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode#languagesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCalderari, Egon BianchiniVianna, Fernando Ressetti Pinheiro MarquesMeneghetti, Francis Kanashiro2022-08-31T16:37:38Zoai:seer.ufrgs.br:article/112251Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2022-08-31T16:37:38REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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