INTEGRAÇÃO DE AÇÕES NA GESTÃO SUSTENTÁVEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, José Roberto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vicente, Túlio Vagner dos Santos, Altaf, Joyce Gonçalves, Troccoli, Irene Raguenet
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/58086
Resumo: A sociedade, afetada pelas desigualdades, pela pobreza e pela fome, dentre outras mazelas, forma um quadro que não pode mais ser desconsiderado pelas organizações. As ações por proteção ambiental e justiça social podem se articular na medida em que esses contextos se completam e têm em comum um objetivo final. As empresas evitam investir em tratamento e em incineração de resíduos, uma vez que podem descartá-los em áreas desvalorizadas, abandonadas pelos investimentos públicos em infraestrutura urbana, e habitadas por populações pobres e menos organizadas. O artigo propõe uma estrutura de referência cujos elementos buscam identificar o compromisso empresarial com a questão socioambiental, aqui denominada Gestão Sustentável Integrada (GSI). Esta se compõe de três planos interdependentes: responsabilidade social corporativa, gestão ambiental e marketing ambiental, todas apoiadas na educação socioambiental. A identificação das ações representativas em cada face ocorreu com abordagem exploratória com consulta a dados secundários, extraídos principalmente das publicações do Instituto Ethos, e das normas brasileiras (NBR) ISO 14.001 e ISO 14.004. Consulta envolvendo 15 especialistas em meio ambiente originou a classificação ordinal das ações relevantes para cada face da GSI, tendo-se concluído que: 1) as ações de responsabilidade social estão vinculadas primordialmente à transparência na gestão; 2) na gestão ambiental, significa racionalizar produtos, processos e serviços da empresa; 3) o marketing ambiental deve se concentrar na seleção de fornecedores, concepção de projetos e de inovações que mitiguem o impacto ambiental.
id UFRGS-13_ca0ee689d85dd5a4e94cb9de5f30a3c5
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/58086
network_acronym_str UFRGS-13
network_name_str REAd (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling INTEGRAÇÃO DE AÇÕES NA GESTÃO SUSTENTÁVELresponsabilidade socialgestão ambientalmarketing ambientalA sociedade, afetada pelas desigualdades, pela pobreza e pela fome, dentre outras mazelas, forma um quadro que não pode mais ser desconsiderado pelas organizações. As ações por proteção ambiental e justiça social podem se articular na medida em que esses contextos se completam e têm em comum um objetivo final. As empresas evitam investir em tratamento e em incineração de resíduos, uma vez que podem descartá-los em áreas desvalorizadas, abandonadas pelos investimentos públicos em infraestrutura urbana, e habitadas por populações pobres e menos organizadas. O artigo propõe uma estrutura de referência cujos elementos buscam identificar o compromisso empresarial com a questão socioambiental, aqui denominada Gestão Sustentável Integrada (GSI). Esta se compõe de três planos interdependentes: responsabilidade social corporativa, gestão ambiental e marketing ambiental, todas apoiadas na educação socioambiental. A identificação das ações representativas em cada face ocorreu com abordagem exploratória com consulta a dados secundários, extraídos principalmente das publicações do Instituto Ethos, e das normas brasileiras (NBR) ISO 14.001 e ISO 14.004. Consulta envolvendo 15 especialistas em meio ambiente originou a classificação ordinal das ações relevantes para cada face da GSI, tendo-se concluído que: 1) as ações de responsabilidade social estão vinculadas primordialmente à transparência na gestão; 2) na gestão ambiental, significa racionalizar produtos, processos e serviços da empresa; 3) o marketing ambiental deve se concentrar na seleção de fornecedores, concepção de projetos e de inovações que mitiguem o impacto ambiental.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresArtigoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/58086Electronic Review of Administration; Vol. 23 No. 2 (2017): EDIÇÃO 87 - MAIO/AGO 2017; 31-57Revista Electrónica de Administración; Vol. 23 Núm. 2 (2017): EDIÇÃO 87 - MAIO/AGO 2017; 31-57Revista Eletrônica de Administração; v. 23 n. 2 (2017): EDIÇÃO 87 - MAIO/AGO 2017; 31-571413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/58086/43787Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibas, José RobertoVicente, Túlio Vagner dos SantosAltaf, Joyce GonçalvesTroccoli, Irene Raguenet2018-04-09T19:42:09Zoai:seer.ufrgs.br:article/58086Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2018-04-09T19:42:09REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv INTEGRAÇÃO DE AÇÕES NA GESTÃO SUSTENTÁVEL
title INTEGRAÇÃO DE AÇÕES NA GESTÃO SUSTENTÁVEL
spellingShingle INTEGRAÇÃO DE AÇÕES NA GESTÃO SUSTENTÁVEL
Ribas, José Roberto
responsabilidade social
gestão ambiental
marketing ambiental
title_short INTEGRAÇÃO DE AÇÕES NA GESTÃO SUSTENTÁVEL
title_full INTEGRAÇÃO DE AÇÕES NA GESTÃO SUSTENTÁVEL
title_fullStr INTEGRAÇÃO DE AÇÕES NA GESTÃO SUSTENTÁVEL
title_full_unstemmed INTEGRAÇÃO DE AÇÕES NA GESTÃO SUSTENTÁVEL
title_sort INTEGRAÇÃO DE AÇÕES NA GESTÃO SUSTENTÁVEL
author Ribas, José Roberto
author_facet Ribas, José Roberto
Vicente, Túlio Vagner dos Santos
Altaf, Joyce Gonçalves
Troccoli, Irene Raguenet
author_role author
author2 Vicente, Túlio Vagner dos Santos
Altaf, Joyce Gonçalves
Troccoli, Irene Raguenet
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas, José Roberto
Vicente, Túlio Vagner dos Santos
Altaf, Joyce Gonçalves
Troccoli, Irene Raguenet
dc.subject.por.fl_str_mv responsabilidade social
gestão ambiental
marketing ambiental
topic responsabilidade social
gestão ambiental
marketing ambiental
description A sociedade, afetada pelas desigualdades, pela pobreza e pela fome, dentre outras mazelas, forma um quadro que não pode mais ser desconsiderado pelas organizações. As ações por proteção ambiental e justiça social podem se articular na medida em que esses contextos se completam e têm em comum um objetivo final. As empresas evitam investir em tratamento e em incineração de resíduos, uma vez que podem descartá-los em áreas desvalorizadas, abandonadas pelos investimentos públicos em infraestrutura urbana, e habitadas por populações pobres e menos organizadas. O artigo propõe uma estrutura de referência cujos elementos buscam identificar o compromisso empresarial com a questão socioambiental, aqui denominada Gestão Sustentável Integrada (GSI). Esta se compõe de três planos interdependentes: responsabilidade social corporativa, gestão ambiental e marketing ambiental, todas apoiadas na educação socioambiental. A identificação das ações representativas em cada face ocorreu com abordagem exploratória com consulta a dados secundários, extraídos principalmente das publicações do Instituto Ethos, e das normas brasileiras (NBR) ISO 14.001 e ISO 14.004. Consulta envolvendo 15 especialistas em meio ambiente originou a classificação ordinal das ações relevantes para cada face da GSI, tendo-se concluído que: 1) as ações de responsabilidade social estão vinculadas primordialmente à transparência na gestão; 2) na gestão ambiental, significa racionalizar produtos, processos e serviços da empresa; 3) o marketing ambiental deve se concentrar na seleção de fornecedores, concepção de projetos e de inovações que mitiguem o impacto ambiental.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/58086
url https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/58086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/58086/43787
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Electronic Review of Administration; Vol. 23 No. 2 (2017): EDIÇÃO 87 - MAIO/AGO 2017; 31-57
Revista Electrónica de Administración; Vol. 23 Núm. 2 (2017): EDIÇÃO 87 - MAIO/AGO 2017; 31-57
Revista Eletrônica de Administração; v. 23 n. 2 (2017): EDIÇÃO 87 - MAIO/AGO 2017; 31-57
1413-2311
1980-4164
reponame:REAd (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str REAd (Porto Alegre. Online)
collection REAd (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ea_read@ufrgs.br
_version_ 1799766204895723520