Utilização da pesquisa-ação no campo das ciências sociais aplicadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Ana Luiza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Cunha Lemos, Dannyela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/114473
Resumo: A pesquisa-ação possui potencial para desenvolvimento de soluções e permite a construção de pesquisas teórico-práticas longitudinais. Ela possui um caráter dinâmico e possibilita o desenvolvimento de organizações, tornando-se uma estratégia plausível nas ciências sociais aplicadas. Objetiva-se verificar como os pesquisadores no campo das ciências sociais aplicadas (administração, ciências contábeis e economia) têm utilizado a metodologia de pesquisa-ação em seus trabalhos por meio de uma revisão sistemática da literatura nacional. Utilizou-se como descritor a palavra pesquisa-ação com busca no resumo em duas bases de dados com um filtro temporal de 2015 a 2020, resultando um portfólio de 50 artigos após as exclusões. Este estudo destaca aspectos operacionais da pesquisa-ação que são utilizadas de diferentes formas nos artigos analisados: objetivo de pesquisa, fases da pesquisa-ação, contexto e envolvimento do pesquisador, método de coleta de dados e de análise de dados. Este artigo contribui para a área das ciências sociais aplicadas, ao apresentar cuidados e limites durante a operacionalização da pesquisa-ação, uma vez, que ela pode ser vislumbrada como um processo guarda-chuva, isto é, uma estratégia de pesquisa que pode comportar diferentes paradigmas, epistemologias, ontologias e formas de coleta e análise de dados.
id UFRGS-13_d957d62cbe91b306384317b405e24073
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/114473
network_acronym_str UFRGS-13
network_name_str REAd (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling Utilização da pesquisa-ação no campo das ciências sociais aplicadasPesquisa-ação. Estratégia de Pesquisa. Ciências Sociais Aplicadas.A pesquisa-ação possui potencial para desenvolvimento de soluções e permite a construção de pesquisas teórico-práticas longitudinais. Ela possui um caráter dinâmico e possibilita o desenvolvimento de organizações, tornando-se uma estratégia plausível nas ciências sociais aplicadas. Objetiva-se verificar como os pesquisadores no campo das ciências sociais aplicadas (administração, ciências contábeis e economia) têm utilizado a metodologia de pesquisa-ação em seus trabalhos por meio de uma revisão sistemática da literatura nacional. Utilizou-se como descritor a palavra pesquisa-ação com busca no resumo em duas bases de dados com um filtro temporal de 2015 a 2020, resultando um portfólio de 50 artigos após as exclusões. Este estudo destaca aspectos operacionais da pesquisa-ação que são utilizadas de diferentes formas nos artigos analisados: objetivo de pesquisa, fases da pesquisa-ação, contexto e envolvimento do pesquisador, método de coleta de dados e de análise de dados. Este artigo contribui para a área das ciências sociais aplicadas, ao apresentar cuidados e limites durante a operacionalização da pesquisa-ação, uma vez, que ela pode ser vislumbrada como um processo guarda-chuva, isto é, uma estratégia de pesquisa que pode comportar diferentes paradigmas, epistemologias, ontologias e formas de coleta e análise de dados.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/114473Electronic Review of Administration; Vol. 28 No. 1 (2022): JANEIRO / ABRIL; 64-91Revista Electrónica de Administración; Vol. 28 Núm. 1 (2022): JANEIRO / ABRIL; 64-91Revista Eletrônica de Administração; v. 28 n. 1 (2022): JANEIRO / ABRIL; 64-911413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/114473/84745Copyright (c) 2022 ANA LUIZA LEITE, DANNYELA DA CUNHA LEMOShttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Ana Luizada Cunha Lemos, Dannyela2022-04-28T21:08:02Zoai:seer.ufrgs.br:article/114473Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2022-04-28T21:08:02REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização da pesquisa-ação no campo das ciências sociais aplicadas
title Utilização da pesquisa-ação no campo das ciências sociais aplicadas
spellingShingle Utilização da pesquisa-ação no campo das ciências sociais aplicadas
Leite, Ana Luiza
Pesquisa-ação. Estratégia de Pesquisa. Ciências Sociais Aplicadas.
title_short Utilização da pesquisa-ação no campo das ciências sociais aplicadas
title_full Utilização da pesquisa-ação no campo das ciências sociais aplicadas
title_fullStr Utilização da pesquisa-ação no campo das ciências sociais aplicadas
title_full_unstemmed Utilização da pesquisa-ação no campo das ciências sociais aplicadas
title_sort Utilização da pesquisa-ação no campo das ciências sociais aplicadas
author Leite, Ana Luiza
author_facet Leite, Ana Luiza
da Cunha Lemos, Dannyela
author_role author
author2 da Cunha Lemos, Dannyela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Ana Luiza
da Cunha Lemos, Dannyela
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa-ação. Estratégia de Pesquisa. Ciências Sociais Aplicadas.
topic Pesquisa-ação. Estratégia de Pesquisa. Ciências Sociais Aplicadas.
description A pesquisa-ação possui potencial para desenvolvimento de soluções e permite a construção de pesquisas teórico-práticas longitudinais. Ela possui um caráter dinâmico e possibilita o desenvolvimento de organizações, tornando-se uma estratégia plausível nas ciências sociais aplicadas. Objetiva-se verificar como os pesquisadores no campo das ciências sociais aplicadas (administração, ciências contábeis e economia) têm utilizado a metodologia de pesquisa-ação em seus trabalhos por meio de uma revisão sistemática da literatura nacional. Utilizou-se como descritor a palavra pesquisa-ação com busca no resumo em duas bases de dados com um filtro temporal de 2015 a 2020, resultando um portfólio de 50 artigos após as exclusões. Este estudo destaca aspectos operacionais da pesquisa-ação que são utilizadas de diferentes formas nos artigos analisados: objetivo de pesquisa, fases da pesquisa-ação, contexto e envolvimento do pesquisador, método de coleta de dados e de análise de dados. Este artigo contribui para a área das ciências sociais aplicadas, ao apresentar cuidados e limites durante a operacionalização da pesquisa-ação, uma vez, que ela pode ser vislumbrada como um processo guarda-chuva, isto é, uma estratégia de pesquisa que pode comportar diferentes paradigmas, epistemologias, ontologias e formas de coleta e análise de dados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/114473
url https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/114473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/114473/84745
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 ANA LUIZA LEITE, DANNYELA DA CUNHA LEMOS
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 ANA LUIZA LEITE, DANNYELA DA CUNHA LEMOS
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Electronic Review of Administration; Vol. 28 No. 1 (2022): JANEIRO / ABRIL; 64-91
Revista Electrónica de Administración; Vol. 28 Núm. 1 (2022): JANEIRO / ABRIL; 64-91
Revista Eletrônica de Administração; v. 28 n. 1 (2022): JANEIRO / ABRIL; 64-91
1413-2311
1980-4164
reponame:REAd (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str REAd (Porto Alegre. Online)
collection REAd (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ea_read@ufrgs.br
_version_ 1799766206152966144