SOCIALLY RESPONSIBLE COMPANIES: MARKETING DIVERGENCES IN THE THIRD SECTOR
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REAd (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42409 |
Resumo: | This article deals with the development of the third sector and the social responsibility of companies. The article starts with an analysis of the national macro-environment, which will serve as subsidies for a study about the regional micro-environment focused in the city of Americana/SP. The context of this study is centered on the origin and diversity of existing social actions both in the macro and micro-environment, approaching the degree of social responsibility of private companies while also considering the distortions of their marketing interests. This study is concluded with a comparison of the actions of the companies and the social sector of the national macro environment and the regional micro environment, identifying similar aspects and divergences of local, cultural, social, and economic scope. |
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SOCIALLY RESPONSIBLE COMPANIES: MARKETING DIVERGENCES IN THE THIRD SECTOREMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSABLES: DIVERGENCIAS MERCADOLÓGICAS PRESENTES EN EL TERCER SECTORRESPONSABILIDADE SOCIAL EM EMPRESAS PRIVADAS E SUA RELAÇÃO COM O TERCEIRO SETORThird sectorsocial responsibilitysocietal marketingsustainabilityTercer SectorResponsabilidad SocialMarketing SocietalSustentibilidadTerceiro setorresponsabilidade socialMarketing socialsustentabilidadeThis article deals with the development of the third sector and the social responsibility of companies. The article starts with an analysis of the national macro-environment, which will serve as subsidies for a study about the regional micro-environment focused in the city of Americana/SP. The context of this study is centered on the origin and diversity of existing social actions both in the macro and micro-environment, approaching the degree of social responsibility of private companies while also considering the distortions of their marketing interests. This study is concluded with a comparison of the actions of the companies and the social sector of the national macro environment and the regional micro environment, identifying similar aspects and divergences of local, cultural, social, and economic scope.El artículo trata del desarrollo del tercer sector y la responsabilidad social de las empresas. Inicialmente el artículo presenta un análisis del macro ambiente nacional que servirá de base para un estudio del micro ambiente regional enfocado en la ciudad de Americana – SP. El contexto de este estudio se centra en el origen y diversidad de acciones sociales existentes tanto en el macro como en el micro ambiente, abordando el grado de responsabilidad social de las empresas privadas, considerando también las distorsiones de intereses mercadológicos de dichas empresas. Este estudio se concluye con una comparación de las acciones de las empresas y del sector social del macro ambiente nacional y del micro ambiente regional, identificando sus aspectos semejantes y sus divergencias de ámbito local, cultural, social y económico.Este artigo trata da responsabilidade social em empresas de pequeno e médio porte e sua relação com o desenvolvimento do terceiro setor. O artigo apresenta uma análise do macro ambiente nacional em relação à responsabilidade social, que serviu de subsídio para um estudo do micro ambiente regional focado na cidade de Americana, Estado de São Paulo - Brasil. O estudo procurou observar a origem e diversidade de ações sociais existentes tanto no macro quanto no micro ambiente, verificando o grau de responsabilidade social das empresas privadas e uma eventual relação entre as ações sociais dessas empresas e seu aproveitamento em estratégias de marketing. O universo da pesquisa foram 105 empresas dos quais foram retiradas uma amostra de 53 empresas. A composição amostral utilizou método de aplicação quantitativo. Método de pesquisa: descritivo com abordagem telefônica. Tabulação simples e cruzada. Este estudo é concluído com uma comparação das ações das empresas e do setor social do macro ambiente nacional e do micro ambiente regional, identificando seus aspectos semelhantes e suas divergências, culturais, sociais e econômicas. O estudo demonstrou que as empresas não possuem a visão de “investimento no social”, mas sim de “gastos com o social”.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionScientific Article;artículo científico;Avaliado pelos paresartigo científico;application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42409Electronic Review of Administration; Vol. 10 No. 3 (2004): Edição 39 - mai/jun 2004Revista Electrónica de Administración; Vol. 10 Núm. 3 (2004): Edição 39 - mai/jun 2004Revista Eletrônica de Administração; v. 10 n. 3 (2004): Edição 39 - mai/jun 20041413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42409/26795Ramos Veiga-Neto, AlípioRegina Panhossi, KellyFlávia Moreira Godoy, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-10T15:21:58Zoai:seer.ufrgs.br:article/42409Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2013-09-10T15:21:58REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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