O Papel Atual das Escolas de Direito Ante as Mudanças Sociais e as Exigências Jurídicas do Mundo Pós-Moderno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/ppgdir/article/view/72949 |
Resumo: | O PAPEL ATUAL DAS ESCOLAS DE DIREITO ANTE AS MUDANÇAS SOCIAIS E AS EXIGÊNCIAS JURÍDICAS DO MUNDO PÓS-MODERNO THE CURRENT ROLE OF THE LAW SCHOOLS IN FRONT OF SOCIAL CHANGES AND THE LEGAL REQUIREMENTS OF THE POSTMODERN WORLD Marcus Geandré Nakano Ramiro*Suelyn Moraes Giordani** RESUMO: Este artigo apresenta uma breve análise sobre a educação jurídica no Brasil, destacando as deficiências de suas Escolas de Direito ante as grandes mudanças sociais e as exigências jurídicas atuais. Demonstra ainda a necessidade do desenvolvimento conjunto dos enfoques zetético e dogmático do fenômeno jurídico como caminho para a compreensão do bem comum e consequente colaboração na consolidação do Estado Democrático de Direito. PALAVRAS-CHAVE: Educação Jurídica. Cursos de Direito. Exigências Jurídicas Atuais. Enfoque Zetético. ABSTRACT: This article presents a brief analysis on legal education in Brazil, highlighting the deficiencies of its Law Schools in the face of major social changes and current legal requirements. It also demonstrates the need to jointly develop the zetetic and dogmatic approaches to the juridical phenomenon as a way to understand the common good and consequent collaboration in the consolidation of the Democratic Rule of Law. KEYWORDS: Legal Education. Law Courses. Current Legal Requirements. Zetetic Aproach. SUMÁRIO: Introdução. 1 As Deficiências Atuais das Escolas de Direito Brasileiras. 2 As Mudanças Sociais e as Exigências Jurídicas Atuais. 3 O Enfoque Zetético e Dogmático do Fenômeno Jurídico. 4 A Busca pelo Bem Comum como um dos Pressupostos à Consolidação do Estado Democrático de Direito. Considerações Finais. Referências.* Doutor e Mestre em Filosofia do Direito e do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor e Coordenador do Curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), campus Maringá. Conselheiro e Presidente da Comissão de Educação Jurídica da Subseção Maringá da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR).** Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). |
id |
UFRGS-14_28bdf4a0336fb5ec134d997b174a9623 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/72949 |
network_acronym_str |
UFRGS-14 |
network_name_str |
Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Papel Atual das Escolas de Direito Ante as Mudanças Sociais e as Exigências Jurídicas do Mundo Pós-ModernoEducação jurídicaCursos de DireitoExigências jurídicas atuaisEnfoque zetético.O PAPEL ATUAL DAS ESCOLAS DE DIREITO ANTE AS MUDANÇAS SOCIAIS E AS EXIGÊNCIAS JURÍDICAS DO MUNDO PÓS-MODERNO THE CURRENT ROLE OF THE LAW SCHOOLS IN FRONT OF SOCIAL CHANGES AND THE LEGAL REQUIREMENTS OF THE POSTMODERN WORLD Marcus Geandré Nakano Ramiro*Suelyn Moraes Giordani** RESUMO: Este artigo apresenta uma breve análise sobre a educação jurídica no Brasil, destacando as deficiências de suas Escolas de Direito ante as grandes mudanças sociais e as exigências jurídicas atuais. Demonstra ainda a necessidade do desenvolvimento conjunto dos enfoques zetético e dogmático do fenômeno jurídico como caminho para a compreensão do bem comum e consequente colaboração na consolidação do Estado Democrático de Direito. PALAVRAS-CHAVE: Educação Jurídica. Cursos de Direito. Exigências Jurídicas Atuais. Enfoque Zetético. ABSTRACT: This article presents a brief analysis on legal education in Brazil, highlighting the deficiencies of its Law Schools in the face of major social changes and current legal requirements. It also demonstrates the need to jointly develop the zetetic and dogmatic approaches to the juridical phenomenon as a way to understand the common good and consequent collaboration in the consolidation of the Democratic Rule of Law. KEYWORDS: Legal Education. Law Courses. Current Legal Requirements. Zetetic Aproach. SUMÁRIO: Introdução. 1 As Deficiências Atuais das Escolas de Direito Brasileiras. 2 As Mudanças Sociais e as Exigências Jurídicas Atuais. 3 O Enfoque Zetético e Dogmático do Fenômeno Jurídico. 4 A Busca pelo Bem Comum como um dos Pressupostos à Consolidação do Estado Democrático de Direito. Considerações Finais. Referências.* Doutor e Mestre em Filosofia do Direito e do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor e Coordenador do Curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), campus Maringá. Conselheiro e Presidente da Comissão de Educação Jurídica da Subseção Maringá da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR).** Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer ReviewAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ppgdir/article/view/7294910.22456/2317-8558.72949Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGDir./UFRGS; Vol. 12 No. 1 (2017): Revista Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito/UFRGSCadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGDir./UFRGS; v. 12 n. 1 (2017): Revista Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito/UFRGS2317-85581678-5029reponame:Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ppgdir/article/view/72949/43854Copyright (c) 2017 Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGDir./UFRGSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamiro, Marcus Geandré NakanoGiordani, Suelyn Moraes2017-09-30T05:29:29Zoai:seer.ufrgs.br:article/72949Revistahttp://seer.ufrgs.br/ppgdirPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/ppgdir/oai||revistappgdir@ufrgs.br2317-85581678-5029opendoar:2017-09-30T05:29:29Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Papel Atual das Escolas de Direito Ante as Mudanças Sociais e as Exigências Jurídicas do Mundo Pós-Moderno |
title |
O Papel Atual das Escolas de Direito Ante as Mudanças Sociais e as Exigências Jurídicas do Mundo Pós-Moderno |
spellingShingle |
O Papel Atual das Escolas de Direito Ante as Mudanças Sociais e as Exigências Jurídicas do Mundo Pós-Moderno Ramiro, Marcus Geandré Nakano Educação jurídica Cursos de Direito Exigências jurídicas atuais Enfoque zetético. |
title_short |
O Papel Atual das Escolas de Direito Ante as Mudanças Sociais e as Exigências Jurídicas do Mundo Pós-Moderno |
title_full |
O Papel Atual das Escolas de Direito Ante as Mudanças Sociais e as Exigências Jurídicas do Mundo Pós-Moderno |
title_fullStr |
O Papel Atual das Escolas de Direito Ante as Mudanças Sociais e as Exigências Jurídicas do Mundo Pós-Moderno |
title_full_unstemmed |
O Papel Atual das Escolas de Direito Ante as Mudanças Sociais e as Exigências Jurídicas do Mundo Pós-Moderno |
title_sort |
O Papel Atual das Escolas de Direito Ante as Mudanças Sociais e as Exigências Jurídicas do Mundo Pós-Moderno |
author |
Ramiro, Marcus Geandré Nakano |
author_facet |
Ramiro, Marcus Geandré Nakano Giordani, Suelyn Moraes |
author_role |
author |
author2 |
Giordani, Suelyn Moraes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramiro, Marcus Geandré Nakano Giordani, Suelyn Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação jurídica Cursos de Direito Exigências jurídicas atuais Enfoque zetético. |
topic |
Educação jurídica Cursos de Direito Exigências jurídicas atuais Enfoque zetético. |
description |
O PAPEL ATUAL DAS ESCOLAS DE DIREITO ANTE AS MUDANÇAS SOCIAIS E AS EXIGÊNCIAS JURÍDICAS DO MUNDO PÓS-MODERNO THE CURRENT ROLE OF THE LAW SCHOOLS IN FRONT OF SOCIAL CHANGES AND THE LEGAL REQUIREMENTS OF THE POSTMODERN WORLD Marcus Geandré Nakano Ramiro*Suelyn Moraes Giordani** RESUMO: Este artigo apresenta uma breve análise sobre a educação jurídica no Brasil, destacando as deficiências de suas Escolas de Direito ante as grandes mudanças sociais e as exigências jurídicas atuais. Demonstra ainda a necessidade do desenvolvimento conjunto dos enfoques zetético e dogmático do fenômeno jurídico como caminho para a compreensão do bem comum e consequente colaboração na consolidação do Estado Democrático de Direito. PALAVRAS-CHAVE: Educação Jurídica. Cursos de Direito. Exigências Jurídicas Atuais. Enfoque Zetético. ABSTRACT: This article presents a brief analysis on legal education in Brazil, highlighting the deficiencies of its Law Schools in the face of major social changes and current legal requirements. It also demonstrates the need to jointly develop the zetetic and dogmatic approaches to the juridical phenomenon as a way to understand the common good and consequent collaboration in the consolidation of the Democratic Rule of Law. KEYWORDS: Legal Education. Law Courses. Current Legal Requirements. Zetetic Aproach. SUMÁRIO: Introdução. 1 As Deficiências Atuais das Escolas de Direito Brasileiras. 2 As Mudanças Sociais e as Exigências Jurídicas Atuais. 3 O Enfoque Zetético e Dogmático do Fenômeno Jurídico. 4 A Busca pelo Bem Comum como um dos Pressupostos à Consolidação do Estado Democrático de Direito. Considerações Finais. Referências.* Doutor e Mestre em Filosofia do Direito e do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor e Coordenador do Curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), campus Maringá. Conselheiro e Presidente da Comissão de Educação Jurídica da Subseção Maringá da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR).** Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer Review Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/ppgdir/article/view/72949 10.22456/2317-8558.72949 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/ppgdir/article/view/72949 |
identifier_str_mv |
10.22456/2317-8558.72949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/ppgdir/article/view/72949/43854 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGDir./UFRGS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGDir./UFRGS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGDir./UFRGS; Vol. 12 No. 1 (2017): Revista Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito/UFRGS Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGDir./UFRGS; v. 12 n. 1 (2017): Revista Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito/UFRGS 2317-8558 1678-5029 reponame:Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS (Online) |
collection |
Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799767001299681280 |