Percepção da criança hospitalizada acerca do brinquedo terapêutico instrucional na terapia intravenosa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300216 |
Resumo: | Resumo Objetivo analisar a percepção da criança hospitalizada quanto ao uso do brinquedo terapêutico instrucional no preparo para a terapia intravenosa. Método estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em um hospital pediátrico público no município de Juazeiro do Norte - Ceará, entre os meses de julho a setembro de 2019. Participaram do estudo 31 crianças em idade pré-escolar e escolar. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada e, posteriormente, analisados por meio do software IRAMUTEQ. Resultados diante da percepção das crianças acerca da terapia intravenosa, foi averiguado que elas compreenderam a técnica a partir da utilização do brinquedo terapêutico instrucional. Quando a criança tem a oportunidade de brincar e dramatizar a terapia intravenosa, por meio do brinquedo terapêutico instrucional, a ansiedade, a dor, a angústia, a solidão, o medo e o choro são atenuados. Conclusões e implicações para a prática orientar as crianças quanto à realização da terapia intravenosa favorece sua compreensão quanto aos reais benefícios desta técnica para a sua saúde, possibilitando, ainda, a compreensão do enfermeiro quanto às condições que representam riscos para a criança e intervenha em tempo hábil por meio da utilização de estratégias que favoreçam a recuperação da saúde e a minimização de traumas subsequentes advindos da hospitalização. |
id |
UFRJ-4_1cc9e67adffa0ddae675782afb5627a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452021000300216 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção da criança hospitalizada acerca do brinquedo terapêutico instrucional na terapia intravenosaJogos e BrinquedosProcedimentos ClínicosSaúde da CriançaEnfermagem PediátricaCriança HospitalizadaResumo Objetivo analisar a percepção da criança hospitalizada quanto ao uso do brinquedo terapêutico instrucional no preparo para a terapia intravenosa. Método estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em um hospital pediátrico público no município de Juazeiro do Norte - Ceará, entre os meses de julho a setembro de 2019. Participaram do estudo 31 crianças em idade pré-escolar e escolar. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada e, posteriormente, analisados por meio do software IRAMUTEQ. Resultados diante da percepção das crianças acerca da terapia intravenosa, foi averiguado que elas compreenderam a técnica a partir da utilização do brinquedo terapêutico instrucional. Quando a criança tem a oportunidade de brincar e dramatizar a terapia intravenosa, por meio do brinquedo terapêutico instrucional, a ansiedade, a dor, a angústia, a solidão, o medo e o choro são atenuados. Conclusões e implicações para a prática orientar as crianças quanto à realização da terapia intravenosa favorece sua compreensão quanto aos reais benefícios desta técnica para a sua saúde, possibilitando, ainda, a compreensão do enfermeiro quanto às condições que representam riscos para a criança e intervenha em tempo hábil por meio da utilização de estratégias que favoreçam a recuperação da saúde e a minimização de traumas subsequentes advindos da hospitalização.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300216Escola Anna Nery v.25 n.3 2021reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2020-0353info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho,Hercules PereiraSouza,Gilberto dos Santos Dias deFreitas,Victor Hamilton da SilvaSantos,Isabelly Rayane Alves dosRibeiro,Chesla de AlencarSales,Janayle Kéllen Duarte deOliveira,Joseph Dimas deGonçalves,Gleice Adriana AraujoCastro,Ana Paula Ribeiro depor2021-02-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452021000300216Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-02-10T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção da criança hospitalizada acerca do brinquedo terapêutico instrucional na terapia intravenosa |
title |
Percepção da criança hospitalizada acerca do brinquedo terapêutico instrucional na terapia intravenosa |
spellingShingle |
Percepção da criança hospitalizada acerca do brinquedo terapêutico instrucional na terapia intravenosa Coelho,Hercules Pereira Jogos e Brinquedos Procedimentos Clínicos Saúde da Criança Enfermagem Pediátrica Criança Hospitalizada |
title_short |
Percepção da criança hospitalizada acerca do brinquedo terapêutico instrucional na terapia intravenosa |
title_full |
Percepção da criança hospitalizada acerca do brinquedo terapêutico instrucional na terapia intravenosa |
title_fullStr |
Percepção da criança hospitalizada acerca do brinquedo terapêutico instrucional na terapia intravenosa |
title_full_unstemmed |
Percepção da criança hospitalizada acerca do brinquedo terapêutico instrucional na terapia intravenosa |
title_sort |
Percepção da criança hospitalizada acerca do brinquedo terapêutico instrucional na terapia intravenosa |
author |
Coelho,Hercules Pereira |
author_facet |
Coelho,Hercules Pereira Souza,Gilberto dos Santos Dias de Freitas,Victor Hamilton da Silva Santos,Isabelly Rayane Alves dos Ribeiro,Chesla de Alencar Sales,Janayle Kéllen Duarte de Oliveira,Joseph Dimas de Gonçalves,Gleice Adriana Araujo Castro,Ana Paula Ribeiro de |
author_role |
author |
author2 |
Souza,Gilberto dos Santos Dias de Freitas,Victor Hamilton da Silva Santos,Isabelly Rayane Alves dos Ribeiro,Chesla de Alencar Sales,Janayle Kéllen Duarte de Oliveira,Joseph Dimas de Gonçalves,Gleice Adriana Araujo Castro,Ana Paula Ribeiro de |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho,Hercules Pereira Souza,Gilberto dos Santos Dias de Freitas,Victor Hamilton da Silva Santos,Isabelly Rayane Alves dos Ribeiro,Chesla de Alencar Sales,Janayle Kéllen Duarte de Oliveira,Joseph Dimas de Gonçalves,Gleice Adriana Araujo Castro,Ana Paula Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos e Brinquedos Procedimentos Clínicos Saúde da Criança Enfermagem Pediátrica Criança Hospitalizada |
topic |
Jogos e Brinquedos Procedimentos Clínicos Saúde da Criança Enfermagem Pediátrica Criança Hospitalizada |
description |
Resumo Objetivo analisar a percepção da criança hospitalizada quanto ao uso do brinquedo terapêutico instrucional no preparo para a terapia intravenosa. Método estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em um hospital pediátrico público no município de Juazeiro do Norte - Ceará, entre os meses de julho a setembro de 2019. Participaram do estudo 31 crianças em idade pré-escolar e escolar. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada e, posteriormente, analisados por meio do software IRAMUTEQ. Resultados diante da percepção das crianças acerca da terapia intravenosa, foi averiguado que elas compreenderam a técnica a partir da utilização do brinquedo terapêutico instrucional. Quando a criança tem a oportunidade de brincar e dramatizar a terapia intravenosa, por meio do brinquedo terapêutico instrucional, a ansiedade, a dor, a angústia, a solidão, o medo e o choro são atenuados. Conclusões e implicações para a prática orientar as crianças quanto à realização da terapia intravenosa favorece sua compreensão quanto aos reais benefícios desta técnica para a sua saúde, possibilitando, ainda, a compreensão do enfermeiro quanto às condições que representam riscos para a criança e intervenha em tempo hábil por meio da utilização de estratégias que favoreçam a recuperação da saúde e a minimização de traumas subsequentes advindos da hospitalização. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300216 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2177-9465-ean-2020-0353 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.25 n.3 2021 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128125477388288 |