Segurança do paciente na compreensão de estudantes da área da saúde
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/64818 |
Resumo: | Objetivo: Verificar a compreensão dos estudantes de graduação da área da saúde sobre a segurança do paciente.Método: Estudo transversal descritivo, realizado em 2015, com 638 estudantes do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. Foi utilizado um questionário com variáveis relativas à caracterização dos estudantes, aos aspectos conceituais e atitudinais sobre o erro humano e à segurança do paciente, disponibilizado online no Portal do Aluno.Resultados: Maior percentual de estudantes relatou não ter tido aprendizado formal sobre o tema. Evidenciaram-se aspectos fundamentais para a cultura de segurança como a importância da análise sistêmica do erro, a preocupação com o ambiente de trabalho e a valorização do trabalho em equipe. Algumas atitudes demonstraram incerteza na forma correta de agir.Conclusão: Os estudantes demonstraram percepções favoráveis à segurança do paciente. A formalização do tema nos diferentes níveis do ensino é necessária.Palavras-chave: Segurança do paciente. Estudantes de ciências da saúde. Educação superior. |
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Segurança do paciente na compreensão de estudantes da área da saúdeestudantes de ciências da saúdeObjetivo: Verificar a compreensão dos estudantes de graduação da área da saúde sobre a segurança do paciente.Método: Estudo transversal descritivo, realizado em 2015, com 638 estudantes do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. Foi utilizado um questionário com variáveis relativas à caracterização dos estudantes, aos aspectos conceituais e atitudinais sobre o erro humano e à segurança do paciente, disponibilizado online no Portal do Aluno.Resultados: Maior percentual de estudantes relatou não ter tido aprendizado formal sobre o tema. Evidenciaram-se aspectos fundamentais para a cultura de segurança como a importância da análise sistêmica do erro, a preocupação com o ambiente de trabalho e a valorização do trabalho em equipe. Algumas atitudes demonstraram incerteza na forma correta de agir.Conclusão: Os estudantes demonstraram percepções favoráveis à segurança do paciente. A formalização do tema nos diferentes níveis do ensino é necessária.Palavras-chave: Segurança do paciente. Estudantes de ciências da saúde. Educação superior.Escola de Enfermagem da UFRGS2017-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQuantitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/64818Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 38 No. 2 (2017)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 38 n. 2 (2017)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/64818/41697https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/64818/41698Copyright (c) 2017 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa Cauduro, Graziela MariaBosi de Souza Magnago, Tânia SolangeAndolhe, RafaelaDal Ongaro, JulianaCarpes Lanes, Taís2017-07-26T18:24:11Zoai:seer.ufrgs.br:article/64818Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2017-07-26T18:24:11Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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