PROC ESSO DE FORMAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA VISÃO DOS EGRESSOS DE ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canever, Bruna Pedroso
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gomes, Diana Coelho, de Jesus, BRUNA Helena, Spillere, Lia Bortolotto, do Prado, Marta Lenise, Backes, Vânia Marli Schubert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43279
Resumo: Estudo com objetivo de analisar a percepção dos egressos, de um curso de graduação em enfermagem, sobre acontribuição do processo de formação de enfermeiros para sua inserção no mercado de trabalho. Estudo descritivoexploratório, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em 2011, com entrevistas semiestruturadas.Participaram 15 egressos de uma universidade pública do sul do Brasil, graduados em 2009 e 2010, inseridos no mercado de trabalho. A análise dos dados foi realizada conforme Minayo, emergindo a categoria ‘itinerário de formação’, com a subcategoria ‘seguindo o roteiro de viagem’. Os resultados evidenciam a necessidade da integração curricular, melhor aproveitamento das experiências de práticas clínicas, valorização da pesquisa, importância da formação pautada no diálogo entre discentes e docentes.
id UFRGS-15_2f913dc6cf3121b4c2e34c75221e9313
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/43279
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling PROC ESSO DE FORMAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA VISÃO DOS EGRESSOS DE ENFERMAGEMEducação em Enfermagem. Educação Superior. Currículo. Mercado de Trabalho.Estudo com objetivo de analisar a percepção dos egressos, de um curso de graduação em enfermagem, sobre acontribuição do processo de formação de enfermeiros para sua inserção no mercado de trabalho. Estudo descritivoexploratório, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em 2011, com entrevistas semiestruturadas.Participaram 15 egressos de uma universidade pública do sul do Brasil, graduados em 2009 e 2010, inseridos no mercado de trabalho. A análise dos dados foi realizada conforme Minayo, emergindo a categoria ‘itinerário de formação’, com a subcategoria ‘seguindo o roteiro de viagem’. Os resultados evidenciam a necessidade da integração curricular, melhor aproveitamento das experiências de práticas clínicas, valorização da pesquisa, importância da formação pautada no diálogo entre discentes e docentes.Escola de Enfermagem da UFRGS2014-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo qualitativo, exploratório descritivoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43279Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 35 No. 1 (2014); 87 - 93Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 35 n. 1 (2014); 87 - 931983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43279/28939https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43279/28940Canever, Bruna PedrosoGomes, Diana Coelhode Jesus, BRUNA HelenaSpillere, Lia Bortolottodo Prado, Marta LeniseBackes, Vânia Marli Schubertinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-17T18:22:13Zoai:seer.ufrgs.br:article/43279Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2014-04-17T18:22:13Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv PROC ESSO DE FORMAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA VISÃO DOS EGRESSOS DE ENFERMAGEM
title PROC ESSO DE FORMAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA VISÃO DOS EGRESSOS DE ENFERMAGEM
spellingShingle PROC ESSO DE FORMAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA VISÃO DOS EGRESSOS DE ENFERMAGEM
Canever, Bruna Pedroso
Educação em Enfermagem. Educação Superior. Currículo. Mercado de Trabalho.
title_short PROC ESSO DE FORMAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA VISÃO DOS EGRESSOS DE ENFERMAGEM
title_full PROC ESSO DE FORMAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA VISÃO DOS EGRESSOS DE ENFERMAGEM
title_fullStr PROC ESSO DE FORMAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA VISÃO DOS EGRESSOS DE ENFERMAGEM
title_full_unstemmed PROC ESSO DE FORMAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA VISÃO DOS EGRESSOS DE ENFERMAGEM
title_sort PROC ESSO DE FORMAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA VISÃO DOS EGRESSOS DE ENFERMAGEM
author Canever, Bruna Pedroso
author_facet Canever, Bruna Pedroso
Gomes, Diana Coelho
de Jesus, BRUNA Helena
Spillere, Lia Bortolotto
do Prado, Marta Lenise
Backes, Vânia Marli Schubert
author_role author
author2 Gomes, Diana Coelho
de Jesus, BRUNA Helena
Spillere, Lia Bortolotto
do Prado, Marta Lenise
Backes, Vânia Marli Schubert
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canever, Bruna Pedroso
Gomes, Diana Coelho
de Jesus, BRUNA Helena
Spillere, Lia Bortolotto
do Prado, Marta Lenise
Backes, Vânia Marli Schubert
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem. Educação Superior. Currículo. Mercado de Trabalho.
topic Educação em Enfermagem. Educação Superior. Currículo. Mercado de Trabalho.
description Estudo com objetivo de analisar a percepção dos egressos, de um curso de graduação em enfermagem, sobre acontribuição do processo de formação de enfermeiros para sua inserção no mercado de trabalho. Estudo descritivoexploratório, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em 2011, com entrevistas semiestruturadas.Participaram 15 egressos de uma universidade pública do sul do Brasil, graduados em 2009 e 2010, inseridos no mercado de trabalho. A análise dos dados foi realizada conforme Minayo, emergindo a categoria ‘itinerário de formação’, com a subcategoria ‘seguindo o roteiro de viagem’. Os resultados evidenciam a necessidade da integração curricular, melhor aproveitamento das experiências de práticas clínicas, valorização da pesquisa, importância da formação pautada no diálogo entre discentes e docentes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo qualitativo, exploratório descritivo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43279
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43279/28939
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43279/28940
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 35 No. 1 (2014); 87 - 93
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 35 n. 1 (2014); 87 - 93
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766335120474112