PROC ESSO DE FORMAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA VISÃO DOS EGRESSOS DE ENFERMAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43279 |
Resumo: | Estudo com objetivo de analisar a percepção dos egressos, de um curso de graduação em enfermagem, sobre acontribuição do processo de formação de enfermeiros para sua inserção no mercado de trabalho. Estudo descritivoexploratório, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em 2011, com entrevistas semiestruturadas.Participaram 15 egressos de uma universidade pública do sul do Brasil, graduados em 2009 e 2010, inseridos no mercado de trabalho. A análise dos dados foi realizada conforme Minayo, emergindo a categoria ‘itinerário de formação’, com a subcategoria ‘seguindo o roteiro de viagem’. Os resultados evidenciam a necessidade da integração curricular, melhor aproveitamento das experiências de práticas clínicas, valorização da pesquisa, importância da formação pautada no diálogo entre discentes e docentes. |
id |
UFRGS-15_2f913dc6cf3121b4c2e34c75221e9313 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/43279 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
PROC ESSO DE FORMAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA VISÃO DOS EGRESSOS DE ENFERMAGEMEducação em Enfermagem. Educação Superior. Currículo. Mercado de Trabalho.Estudo com objetivo de analisar a percepção dos egressos, de um curso de graduação em enfermagem, sobre acontribuição do processo de formação de enfermeiros para sua inserção no mercado de trabalho. Estudo descritivoexploratório, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em 2011, com entrevistas semiestruturadas.Participaram 15 egressos de uma universidade pública do sul do Brasil, graduados em 2009 e 2010, inseridos no mercado de trabalho. A análise dos dados foi realizada conforme Minayo, emergindo a categoria ‘itinerário de formação’, com a subcategoria ‘seguindo o roteiro de viagem’. Os resultados evidenciam a necessidade da integração curricular, melhor aproveitamento das experiências de práticas clínicas, valorização da pesquisa, importância da formação pautada no diálogo entre discentes e docentes.Escola de Enfermagem da UFRGS2014-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo qualitativo, exploratório descritivoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43279Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 35 No. 1 (2014); 87 - 93Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 35 n. 1 (2014); 87 - 931983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43279/28939https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43279/28940Canever, Bruna PedrosoGomes, Diana Coelhode Jesus, BRUNA HelenaSpillere, Lia Bortolottodo Prado, Marta LeniseBackes, Vânia Marli Schubertinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-17T18:22:13Zoai:seer.ufrgs.br:article/43279Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2014-04-17T18:22:13Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROC ESSO DE FORMAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA VISÃO DOS EGRESSOS DE ENFERMAGEM |
title |
PROC ESSO DE FORMAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA VISÃO DOS EGRESSOS DE ENFERMAGEM |
spellingShingle |
PROC ESSO DE FORMAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA VISÃO DOS EGRESSOS DE ENFERMAGEM Canever, Bruna Pedroso Educação em Enfermagem. Educação Superior. Currículo. Mercado de Trabalho. |
title_short |
PROC ESSO DE FORMAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA VISÃO DOS EGRESSOS DE ENFERMAGEM |
title_full |
PROC ESSO DE FORMAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA VISÃO DOS EGRESSOS DE ENFERMAGEM |
title_fullStr |
PROC ESSO DE FORMAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA VISÃO DOS EGRESSOS DE ENFERMAGEM |
title_full_unstemmed |
PROC ESSO DE FORMAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA VISÃO DOS EGRESSOS DE ENFERMAGEM |
title_sort |
PROC ESSO DE FORMAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA VISÃO DOS EGRESSOS DE ENFERMAGEM |
author |
Canever, Bruna Pedroso |
author_facet |
Canever, Bruna Pedroso Gomes, Diana Coelho de Jesus, BRUNA Helena Spillere, Lia Bortolotto do Prado, Marta Lenise Backes, Vânia Marli Schubert |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Diana Coelho de Jesus, BRUNA Helena Spillere, Lia Bortolotto do Prado, Marta Lenise Backes, Vânia Marli Schubert |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canever, Bruna Pedroso Gomes, Diana Coelho de Jesus, BRUNA Helena Spillere, Lia Bortolotto do Prado, Marta Lenise Backes, Vânia Marli Schubert |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem. Educação Superior. Currículo. Mercado de Trabalho. |
topic |
Educação em Enfermagem. Educação Superior. Currículo. Mercado de Trabalho. |
description |
Estudo com objetivo de analisar a percepção dos egressos, de um curso de graduação em enfermagem, sobre acontribuição do processo de formação de enfermeiros para sua inserção no mercado de trabalho. Estudo descritivoexploratório, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em 2011, com entrevistas semiestruturadas.Participaram 15 egressos de uma universidade pública do sul do Brasil, graduados em 2009 e 2010, inseridos no mercado de trabalho. A análise dos dados foi realizada conforme Minayo, emergindo a categoria ‘itinerário de formação’, com a subcategoria ‘seguindo o roteiro de viagem’. Os resultados evidenciam a necessidade da integração curricular, melhor aproveitamento das experiências de práticas clínicas, valorização da pesquisa, importância da formação pautada no diálogo entre discentes e docentes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo qualitativo, exploratório descritivo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43279 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43279/28939 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/43279/28940 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 35 No. 1 (2014); 87 - 93 Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 35 n. 1 (2014); 87 - 93 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766335120474112 |