Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus,Bruna Helena de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gomes,Diana Coelho, Spillere,Lia Beatriz Bortolotto, Prado,Marta Lenise do, Canever,Bruna Pedroso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000200019
Resumo: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, que teve como objetivo analisar a contribuição do processo de formação crítico-criativa na inserção dos Enfermeiros no mercado de trabalho. A coleta de dados deu-se em agosto e setembro de 2011, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 15 egressos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que se graduaram nos últimos dois anos antecedentes a esse estudo e que estão inseridos no mercado de trabalho. Os resultados demonstram que o desenvolvimento de competências para a liderança, gestão de pessoas, relações interpessoais e o preparo para a docência, durante a graduação, são elementos facilitadores da inserção no mercado de trabalho. Diante dos obstáculos, os egressos sentiram-se estimulados a dar continuidade ao processo de aprendizado, conscientizando-se da importância da educação permanente como ferramenta para novas possibilidades no mercado de trabalho e fundamental para mudança da realidade.
id UFRJ-4_74353fc83d3c4985f655db4c8fb26a42
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452013000200019
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagemMercado de trabalhoEducação em EnfermagemEducação superiorEnfermagemTrata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, que teve como objetivo analisar a contribuição do processo de formação crítico-criativa na inserção dos Enfermeiros no mercado de trabalho. A coleta de dados deu-se em agosto e setembro de 2011, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 15 egressos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que se graduaram nos últimos dois anos antecedentes a esse estudo e que estão inseridos no mercado de trabalho. Os resultados demonstram que o desenvolvimento de competências para a liderança, gestão de pessoas, relações interpessoais e o preparo para a docência, durante a graduação, são elementos facilitadores da inserção no mercado de trabalho. Diante dos obstáculos, os egressos sentiram-se estimulados a dar continuidade ao processo de aprendizado, conscientizando-se da importância da educação permanente como ferramenta para novas possibilidades no mercado de trabalho e fundamental para mudança da realidade.Universidade Federal do Rio de Janeiro2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000200019Escola Anna Nery v.17 n.2 2013reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452013000200019info:eu-repo/semantics/openAccessJesus,Bruna Helena deGomes,Diana CoelhoSpillere,Lia Beatriz BortolottoPrado,Marta Lenise doCanever,Bruna Pedrosopor2013-06-03T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452013000200019Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2013-06-03T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem
title Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem
spellingShingle Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem
Jesus,Bruna Helena de
Mercado de trabalho
Educação em Enfermagem
Educação superior
Enfermagem
title_short Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem
title_full Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem
title_fullStr Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem
title_sort Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem
author Jesus,Bruna Helena de
author_facet Jesus,Bruna Helena de
Gomes,Diana Coelho
Spillere,Lia Beatriz Bortolotto
Prado,Marta Lenise do
Canever,Bruna Pedroso
author_role author
author2 Gomes,Diana Coelho
Spillere,Lia Beatriz Bortolotto
Prado,Marta Lenise do
Canever,Bruna Pedroso
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus,Bruna Helena de
Gomes,Diana Coelho
Spillere,Lia Beatriz Bortolotto
Prado,Marta Lenise do
Canever,Bruna Pedroso
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado de trabalho
Educação em Enfermagem
Educação superior
Enfermagem
topic Mercado de trabalho
Educação em Enfermagem
Educação superior
Enfermagem
description Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, que teve como objetivo analisar a contribuição do processo de formação crítico-criativa na inserção dos Enfermeiros no mercado de trabalho. A coleta de dados deu-se em agosto e setembro de 2011, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 15 egressos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que se graduaram nos últimos dois anos antecedentes a esse estudo e que estão inseridos no mercado de trabalho. Os resultados demonstram que o desenvolvimento de competências para a liderança, gestão de pessoas, relações interpessoais e o preparo para a docência, durante a graduação, são elementos facilitadores da inserção no mercado de trabalho. Diante dos obstáculos, os egressos sentiram-se estimulados a dar continuidade ao processo de aprendizado, conscientizando-se da importância da educação permanente como ferramenta para novas possibilidades no mercado de trabalho e fundamental para mudança da realidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000200019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000200019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452013000200019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.17 n.2 2013
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128121875529728