Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000200019 |
Resumo: | Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, que teve como objetivo analisar a contribuição do processo de formação crítico-criativa na inserção dos Enfermeiros no mercado de trabalho. A coleta de dados deu-se em agosto e setembro de 2011, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 15 egressos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que se graduaram nos últimos dois anos antecedentes a esse estudo e que estão inseridos no mercado de trabalho. Os resultados demonstram que o desenvolvimento de competências para a liderança, gestão de pessoas, relações interpessoais e o preparo para a docência, durante a graduação, são elementos facilitadores da inserção no mercado de trabalho. Diante dos obstáculos, os egressos sentiram-se estimulados a dar continuidade ao processo de aprendizado, conscientizando-se da importância da educação permanente como ferramenta para novas possibilidades no mercado de trabalho e fundamental para mudança da realidade. |
id |
UFRJ-4_74353fc83d3c4985f655db4c8fb26a42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452013000200019 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagemMercado de trabalhoEducação em EnfermagemEducação superiorEnfermagemTrata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, que teve como objetivo analisar a contribuição do processo de formação crítico-criativa na inserção dos Enfermeiros no mercado de trabalho. A coleta de dados deu-se em agosto e setembro de 2011, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 15 egressos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que se graduaram nos últimos dois anos antecedentes a esse estudo e que estão inseridos no mercado de trabalho. Os resultados demonstram que o desenvolvimento de competências para a liderança, gestão de pessoas, relações interpessoais e o preparo para a docência, durante a graduação, são elementos facilitadores da inserção no mercado de trabalho. Diante dos obstáculos, os egressos sentiram-se estimulados a dar continuidade ao processo de aprendizado, conscientizando-se da importância da educação permanente como ferramenta para novas possibilidades no mercado de trabalho e fundamental para mudança da realidade.Universidade Federal do Rio de Janeiro2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000200019Escola Anna Nery v.17 n.2 2013reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452013000200019info:eu-repo/semantics/openAccessJesus,Bruna Helena deGomes,Diana CoelhoSpillere,Lia Beatriz BortolottoPrado,Marta Lenise doCanever,Bruna Pedrosopor2013-06-03T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452013000200019Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2013-06-03T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem |
title |
Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem |
spellingShingle |
Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem Jesus,Bruna Helena de Mercado de trabalho Educação em Enfermagem Educação superior Enfermagem |
title_short |
Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem |
title_full |
Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem |
title_fullStr |
Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem |
title_sort |
Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem |
author |
Jesus,Bruna Helena de |
author_facet |
Jesus,Bruna Helena de Gomes,Diana Coelho Spillere,Lia Beatriz Bortolotto Prado,Marta Lenise do Canever,Bruna Pedroso |
author_role |
author |
author2 |
Gomes,Diana Coelho Spillere,Lia Beatriz Bortolotto Prado,Marta Lenise do Canever,Bruna Pedroso |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus,Bruna Helena de Gomes,Diana Coelho Spillere,Lia Beatriz Bortolotto Prado,Marta Lenise do Canever,Bruna Pedroso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mercado de trabalho Educação em Enfermagem Educação superior Enfermagem |
topic |
Mercado de trabalho Educação em Enfermagem Educação superior Enfermagem |
description |
Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, que teve como objetivo analisar a contribuição do processo de formação crítico-criativa na inserção dos Enfermeiros no mercado de trabalho. A coleta de dados deu-se em agosto e setembro de 2011, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 15 egressos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que se graduaram nos últimos dois anos antecedentes a esse estudo e que estão inseridos no mercado de trabalho. Os resultados demonstram que o desenvolvimento de competências para a liderança, gestão de pessoas, relações interpessoais e o preparo para a docência, durante a graduação, são elementos facilitadores da inserção no mercado de trabalho. Diante dos obstáculos, os egressos sentiram-se estimulados a dar continuidade ao processo de aprendizado, conscientizando-se da importância da educação permanente como ferramenta para novas possibilidades no mercado de trabalho e fundamental para mudança da realidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000200019 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000200019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-81452013000200019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.17 n.2 2013 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128121875529728 |