Formação do enfermeiro em relação ao processo de morte-morrer: percepções à luz do pensamento complexo
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/45177 |
Resumo: | Objetivou-se conhecer a percepção do processo de morte-morrer na perspectiva de discentes de enfermagem. Pesquisa exploratório-descritiva de caráter qualitativo, cujos dados foram coletados entre junho e julho de 2013, a partir de três encontros focais, com seis discentes de enfermagem de um Centro Universitário Comunitário localizado na região central do Rio Grande do Sul. Os encontros foram organizados/dinamizados de modo que ampliassem as discussões acerca do processo morte-morrer na perspectiva do pensamento complexo. Da Análise Focal Estratégica dos dados, foram delimitadas três categorias: Morte: processo de ruptura ou continuidade?; Reconhecendo fragilidades no processo de formação e Delineando estratégias capazes de ampliar as discussões acadêmicas. Conclui-se que o processo de mortemorrer é minimamente discutido na formação profissional do enfermeiro e quando discutido, os debates ocorrem de forma fragmentada e disjuntiva, não integrando-o ao processo de viver humano. |
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Formação do enfermeiro em relação ao processo de morte-morrer: percepções à luz do pensamento complexoMorteEstudantes de enfermagemAtitude frente à morteObjetivou-se conhecer a percepção do processo de morte-morrer na perspectiva de discentes de enfermagem. Pesquisa exploratório-descritiva de caráter qualitativo, cujos dados foram coletados entre junho e julho de 2013, a partir de três encontros focais, com seis discentes de enfermagem de um Centro Universitário Comunitário localizado na região central do Rio Grande do Sul. Os encontros foram organizados/dinamizados de modo que ampliassem as discussões acerca do processo morte-morrer na perspectiva do pensamento complexo. Da Análise Focal Estratégica dos dados, foram delimitadas três categorias: Morte: processo de ruptura ou continuidade?; Reconhecendo fragilidades no processo de formação e Delineando estratégias capazes de ampliar as discussões acadêmicas. Conclui-se que o processo de mortemorrer é minimamente discutido na formação profissional do enfermeiro e quando discutido, os debates ocorrem de forma fragmentada e disjuntiva, não integrando-o ao processo de viver humano.Escola de Enfermagem da UFRGS2014-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa exploratório-descritiva de caráter qualitativoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/45177Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 35 No. 4 (2014); 79 - 85Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 35 n. 4 (2014); 79 - 851983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/45177/32375https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/45177/32376Dias, Matheus VieroBackes, Dirce SteinBarlem, Edison Luiz DevosBackes, Marli Terezinha SteinLunardi, Valéria Lerchde Souza, Martha Helena Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-24T17:41:17Zoai:seer.ufrgs.br:article/45177Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2015-02-24T17:41:17Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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