Formação do enfermeiro em relação ao processo de morte-morrer: percepções à luz do pensamento complexo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Matheus Viero
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Backes, Dirce Stein, Barlem, Edison Luiz Devos, Backes, Marli Terezinha Stein, Lunardi, Valéria Lerch, de Souza, Martha Helena Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/45177
Resumo: Objetivou-se conhecer a percepção do processo de morte-morrer na perspectiva de discentes de enfermagem. Pesquisa exploratório-descritiva de caráter qualitativo, cujos dados foram coletados entre junho e julho de 2013, a partir de três encontros focais, com seis discentes de enfermagem de um Centro Universitário Comunitário localizado na região central do Rio Grande do Sul. Os encontros foram organizados/dinamizados de modo que ampliassem as discussões acerca do processo morte-morrer na perspectiva do pensamento complexo. Da Análise Focal Estratégica dos dados, foram delimitadas três categorias: Morte: processo de ruptura ou continuidade?; Reconhecendo fragilidades no processo de formação e Delineando estratégias capazes de ampliar as discussões acadêmicas. Conclui-se que o processo de mortemorrer é minimamente discutido na formação profissional do enfermeiro e quando discutido, os debates ocorrem de forma fragmentada e disjuntiva, não integrando-o ao processo de viver humano.
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