Lean Healthcare na perspectiva institucional, profissional e paciente: uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/108039 |
Resumo: | RESUMOObjetivo: Analisar as evidências científicas na literatura sobre avaliação do Lean Healthcare após sua implantação.Método: revisão integrativa realizada nas bases de dados CINAHL, Scopus, WOS, Embase e no portal PubMed, resultando 18 artigospublicados nos idiomas inglês, espanhol e português, no período de 2008 a 2019.Resultados: Os achados foram categorizados em resultados para a instituição, profissional e paciente. A categoria predominante foia institucional, com análise de custo e aumento da produtividade, seguida do profissional, com satisfação no emprego e liderança, epor fim o paciente, com satisfação, atitudes e comportamentos.Conclusão: Este estudo reforça a necessidade em estabelecer, para a gestão, um método sistemático de acompanhamento dosresultados alcançados na fase de implantação do Lean Healthcare. Sendo o valor nesse método definido pelo paciente, novaspesquisas nesse aspecto poderão levar a novas evidências.Palavras-chave: Gestão da qualidade total. Melhoria de qualidade. Gestão em saúde. |
id |
UFRGS-15_5b7e38ba9b8a509ac94cabcb8054b650 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/108039 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Lean Healthcare na perspectiva institucional, profissional e paciente: uma revisão integrativaGestão da qualidade total. Melhoria de qualidade. Gestão em saúde.RESUMOObjetivo: Analisar as evidências científicas na literatura sobre avaliação do Lean Healthcare após sua implantação.Método: revisão integrativa realizada nas bases de dados CINAHL, Scopus, WOS, Embase e no portal PubMed, resultando 18 artigospublicados nos idiomas inglês, espanhol e português, no período de 2008 a 2019.Resultados: Os achados foram categorizados em resultados para a instituição, profissional e paciente. A categoria predominante foia institucional, com análise de custo e aumento da produtividade, seguida do profissional, com satisfação no emprego e liderança, epor fim o paciente, com satisfação, atitudes e comportamentos.Conclusão: Este estudo reforça a necessidade em estabelecer, para a gestão, um método sistemático de acompanhamento dosresultados alcançados na fase de implantação do Lean Healthcare. Sendo o valor nesse método definido pelo paciente, novaspesquisas nesse aspecto poderão levar a novas evidências.Palavras-chave: Gestão da qualidade total. Melhoria de qualidade. Gestão em saúde.Escola de Enfermagem da UFRGS2020-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/108039Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 41 (2020)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 41 (2020)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/108039/58649https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/108039/58650Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Hellen Maria de Lima GrafJesus, Mariana Véo Nery deSilva, Dirceu daGuirardello, Edinêis de Brito2022-03-24T17:31:53Zoai:seer.ufrgs.br:article/108039Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:31:53Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lean Healthcare na perspectiva institucional, profissional e paciente: uma revisão integrativa |
title |
Lean Healthcare na perspectiva institucional, profissional e paciente: uma revisão integrativa |
spellingShingle |
Lean Healthcare na perspectiva institucional, profissional e paciente: uma revisão integrativa Fernandes, Hellen Maria de Lima Graf Gestão da qualidade total. Melhoria de qualidade. Gestão em saúde. |
title_short |
Lean Healthcare na perspectiva institucional, profissional e paciente: uma revisão integrativa |
title_full |
Lean Healthcare na perspectiva institucional, profissional e paciente: uma revisão integrativa |
title_fullStr |
Lean Healthcare na perspectiva institucional, profissional e paciente: uma revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Lean Healthcare na perspectiva institucional, profissional e paciente: uma revisão integrativa |
title_sort |
Lean Healthcare na perspectiva institucional, profissional e paciente: uma revisão integrativa |
author |
Fernandes, Hellen Maria de Lima Graf |
author_facet |
Fernandes, Hellen Maria de Lima Graf Jesus, Mariana Véo Nery de Silva, Dirceu da Guirardello, Edinêis de Brito |
author_role |
author |
author2 |
Jesus, Mariana Véo Nery de Silva, Dirceu da Guirardello, Edinêis de Brito |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Hellen Maria de Lima Graf Jesus, Mariana Véo Nery de Silva, Dirceu da Guirardello, Edinêis de Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da qualidade total. Melhoria de qualidade. Gestão em saúde. |
topic |
Gestão da qualidade total. Melhoria de qualidade. Gestão em saúde. |
description |
RESUMOObjetivo: Analisar as evidências científicas na literatura sobre avaliação do Lean Healthcare após sua implantação.Método: revisão integrativa realizada nas bases de dados CINAHL, Scopus, WOS, Embase e no portal PubMed, resultando 18 artigospublicados nos idiomas inglês, espanhol e português, no período de 2008 a 2019.Resultados: Os achados foram categorizados em resultados para a instituição, profissional e paciente. A categoria predominante foia institucional, com análise de custo e aumento da produtividade, seguida do profissional, com satisfação no emprego e liderança, epor fim o paciente, com satisfação, atitudes e comportamentos.Conclusão: Este estudo reforça a necessidade em estabelecer, para a gestão, um método sistemático de acompanhamento dosresultados alcançados na fase de implantação do Lean Healthcare. Sendo o valor nesse método definido pelo paciente, novaspesquisas nesse aspecto poderão levar a novas evidências.Palavras-chave: Gestão da qualidade total. Melhoria de qualidade. Gestão em saúde. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/108039 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/108039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/108039/58649 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/108039/58650 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 41 (2020) Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 41 (2020) 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766339425927168 |