Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canever, Bruna Pedroso
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: do Prado, Marta Lenise, Gomes, Diana Coelho, de Jesus, Bruna Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/53811
Resumo: Objetivo: Compreender como a consciência de mundo epistemológica se expressa na prática pedagógica de docentes da área da saúde.Métodos: Estudo qualitativo do tipo descritivo, exploratório e analítico. A coleta de dados ocorreu por entrevista aberta e observaçãonão participante, realizadas entre maio a dezembro de 2013, com participação de 10 docentes de uma universidade pública do sul do Brasil. O referencial teórico utilizado foi à composição de Paulo Freire e Lee Shulman. A análise dos dados ocorreu com base na proposta operativa de Minayo.Resultados: Emergiu uma categoria: Consciência de mundo epistemológica dos docentes da área da saúde.Conclusões: Para que o docente consiga compreender e refletir sobre as categorias de conhecimento básico necessárias para sua atuação é importante que ele desenvolva uma consciência de mundo epistemológica, percebendo-se como inacabado em relação ao mundo, sendo capaz de transformar a sua prática pedagógica.Palavras-Chave: Docentes. Ensino. Educação superior. Conhecimento.
id UFRGS-15_95011443aade7efbd95023f2e29269ff
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/53811
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúdepedagógicaDocentesConsciência de mundo epistemológicaEducação superiorConhecimento baseObjetivo: Compreender como a consciência de mundo epistemológica se expressa na prática pedagógica de docentes da área da saúde.Métodos: Estudo qualitativo do tipo descritivo, exploratório e analítico. A coleta de dados ocorreu por entrevista aberta e observaçãonão participante, realizadas entre maio a dezembro de 2013, com participação de 10 docentes de uma universidade pública do sul do Brasil. O referencial teórico utilizado foi à composição de Paulo Freire e Lee Shulman. A análise dos dados ocorreu com base na proposta operativa de Minayo.Resultados: Emergiu uma categoria: Consciência de mundo epistemológica dos docentes da área da saúde.Conclusões: Para que o docente consiga compreender e refletir sobre as categorias de conhecimento básico necessárias para sua atuação é importante que ele desenvolva uma consciência de mundo epistemológica, percebendo-se como inacabado em relação ao mundo, sendo capaz de transformar a sua prática pedagógica.Palavras-Chave: Docentes. Ensino. Educação superior. Conhecimento.Escola de Enfermagem da UFRGS2016-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo qualitativo do tipo descritivo, exploratório e analíticoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/53811Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 37 No. 3 (2016)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 37 n. 3 (2016)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/53811/38665https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/53811/38666Canever, Bruna Pedrosodo Prado, Marta LeniseGomes, Diana Coelhode Jesus, Bruna Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-31T17:25:32Zoai:seer.ufrgs.br:article/53811Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2016-10-31T17:25:32Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde
title Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde
spellingShingle Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde
Canever, Bruna Pedroso
pedagógica
Docentes
Consciência de mundo epistemológica
Educação superior
Conhecimento base
title_short Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde
title_full Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde
title_fullStr Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde
title_full_unstemmed Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde
title_sort Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde
author Canever, Bruna Pedroso
author_facet Canever, Bruna Pedroso
do Prado, Marta Lenise
Gomes, Diana Coelho
de Jesus, Bruna Helena
author_role author
author2 do Prado, Marta Lenise
Gomes, Diana Coelho
de Jesus, Bruna Helena
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canever, Bruna Pedroso
do Prado, Marta Lenise
Gomes, Diana Coelho
de Jesus, Bruna Helena
dc.subject.por.fl_str_mv pedagógica
Docentes
Consciência de mundo epistemológica
Educação superior
Conhecimento base
topic pedagógica
Docentes
Consciência de mundo epistemológica
Educação superior
Conhecimento base
description Objetivo: Compreender como a consciência de mundo epistemológica se expressa na prática pedagógica de docentes da área da saúde.Métodos: Estudo qualitativo do tipo descritivo, exploratório e analítico. A coleta de dados ocorreu por entrevista aberta e observaçãonão participante, realizadas entre maio a dezembro de 2013, com participação de 10 docentes de uma universidade pública do sul do Brasil. O referencial teórico utilizado foi à composição de Paulo Freire e Lee Shulman. A análise dos dados ocorreu com base na proposta operativa de Minayo.Resultados: Emergiu uma categoria: Consciência de mundo epistemológica dos docentes da área da saúde.Conclusões: Para que o docente consiga compreender e refletir sobre as categorias de conhecimento básico necessárias para sua atuação é importante que ele desenvolva uma consciência de mundo epistemológica, percebendo-se como inacabado em relação ao mundo, sendo capaz de transformar a sua prática pedagógica.Palavras-Chave: Docentes. Ensino. Educação superior. Conhecimento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo qualitativo do tipo descritivo, exploratório e analítico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/53811
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/53811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/53811/38665
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/53811/38666
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 37 No. 3 (2016)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 37 n. 3 (2016)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766335781076992