Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/53811 |
Resumo: | Objetivo: Compreender como a consciência de mundo epistemológica se expressa na prática pedagógica de docentes da área da saúde.Métodos: Estudo qualitativo do tipo descritivo, exploratório e analítico. A coleta de dados ocorreu por entrevista aberta e observaçãonão participante, realizadas entre maio a dezembro de 2013, com participação de 10 docentes de uma universidade pública do sul do Brasil. O referencial teórico utilizado foi à composição de Paulo Freire e Lee Shulman. A análise dos dados ocorreu com base na proposta operativa de Minayo.Resultados: Emergiu uma categoria: Consciência de mundo epistemológica dos docentes da área da saúde.Conclusões: Para que o docente consiga compreender e refletir sobre as categorias de conhecimento básico necessárias para sua atuação é importante que ele desenvolva uma consciência de mundo epistemológica, percebendo-se como inacabado em relação ao mundo, sendo capaz de transformar a sua prática pedagógica.Palavras-Chave: Docentes. Ensino. Educação superior. Conhecimento. |
id |
UFRGS-15_95011443aade7efbd95023f2e29269ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/53811 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúdepedagógicaDocentesConsciência de mundo epistemológicaEducação superiorConhecimento baseObjetivo: Compreender como a consciência de mundo epistemológica se expressa na prática pedagógica de docentes da área da saúde.Métodos: Estudo qualitativo do tipo descritivo, exploratório e analítico. A coleta de dados ocorreu por entrevista aberta e observaçãonão participante, realizadas entre maio a dezembro de 2013, com participação de 10 docentes de uma universidade pública do sul do Brasil. O referencial teórico utilizado foi à composição de Paulo Freire e Lee Shulman. A análise dos dados ocorreu com base na proposta operativa de Minayo.Resultados: Emergiu uma categoria: Consciência de mundo epistemológica dos docentes da área da saúde.Conclusões: Para que o docente consiga compreender e refletir sobre as categorias de conhecimento básico necessárias para sua atuação é importante que ele desenvolva uma consciência de mundo epistemológica, percebendo-se como inacabado em relação ao mundo, sendo capaz de transformar a sua prática pedagógica.Palavras-Chave: Docentes. Ensino. Educação superior. Conhecimento.Escola de Enfermagem da UFRGS2016-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo qualitativo do tipo descritivo, exploratório e analíticoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/53811Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 37 No. 3 (2016)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 37 n. 3 (2016)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/53811/38665https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/53811/38666Canever, Bruna Pedrosodo Prado, Marta LeniseGomes, Diana Coelhode Jesus, Bruna Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-31T17:25:32Zoai:seer.ufrgs.br:article/53811Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2016-10-31T17:25:32Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde |
title |
Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde |
spellingShingle |
Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde Canever, Bruna Pedroso pedagógica Docentes Consciência de mundo epistemológica Educação superior Conhecimento base |
title_short |
Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde |
title_full |
Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde |
title_fullStr |
Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde |
title_full_unstemmed |
Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde |
title_sort |
Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde |
author |
Canever, Bruna Pedroso |
author_facet |
Canever, Bruna Pedroso do Prado, Marta Lenise Gomes, Diana Coelho de Jesus, Bruna Helena |
author_role |
author |
author2 |
do Prado, Marta Lenise Gomes, Diana Coelho de Jesus, Bruna Helena |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canever, Bruna Pedroso do Prado, Marta Lenise Gomes, Diana Coelho de Jesus, Bruna Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pedagógica Docentes Consciência de mundo epistemológica Educação superior Conhecimento base |
topic |
pedagógica Docentes Consciência de mundo epistemológica Educação superior Conhecimento base |
description |
Objetivo: Compreender como a consciência de mundo epistemológica se expressa na prática pedagógica de docentes da área da saúde.Métodos: Estudo qualitativo do tipo descritivo, exploratório e analítico. A coleta de dados ocorreu por entrevista aberta e observaçãonão participante, realizadas entre maio a dezembro de 2013, com participação de 10 docentes de uma universidade pública do sul do Brasil. O referencial teórico utilizado foi à composição de Paulo Freire e Lee Shulman. A análise dos dados ocorreu com base na proposta operativa de Minayo.Resultados: Emergiu uma categoria: Consciência de mundo epistemológica dos docentes da área da saúde.Conclusões: Para que o docente consiga compreender e refletir sobre as categorias de conhecimento básico necessárias para sua atuação é importante que ele desenvolva uma consciência de mundo epistemológica, percebendo-se como inacabado em relação ao mundo, sendo capaz de transformar a sua prática pedagógica.Palavras-Chave: Docentes. Ensino. Educação superior. Conhecimento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo qualitativo do tipo descritivo, exploratório e analítico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/53811 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/53811 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/53811/38665 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/53811/38666 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 37 No. 3 (2016) Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 37 n. 3 (2016) 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766335781076992 |