A história de vida de estudantes universitários e a (con)vivência com a deficiência motora
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/96966 |
Resumo: | Objetivo: Compreender a história de vida de estudantes universitários e a convivência com a deficiência motora.Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida com oito estudantes universitários com deficiência motora. Coleta de dadosrealizada entre outubro de 2016 e março de 2017. Foi utilizada a análise temática dos dados.Resultados: Emergiram duas categorias: família como porto seguro e relacionamentos extrafamiliares: fraquezas e fortalezas. A famíliae os amigos foram fundamentais para o enfrentamento da deficiência, destacando-se pelo apoio e afeto. Os amigos apresentaram-seencorajadores para superar as limitações e dificuldades. A vida extrafamiliar foi exposta a preconceitos que resultaram em medos e traumas.Conclusão: O impacto da deficiência motora no cotidiano é resultante das experiências de vida. As convivências familiares saudáveis,junto com laços fortes de amizade, fizeram com que as dificuldades encontradas no cotidiano desses estudantes fossem amenizadas.Palavras-chave: Enfermagem. Pessoas com deficiência. Relações familiares. Relações interpessoais. Universidades. |
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A história de vida de estudantes universitários e a (con)vivência com a deficiência motoraEnfermagem. Pessoas com deficiência. Relações familiares. Relações interpessoais. Universidades.Objetivo: Compreender a história de vida de estudantes universitários e a convivência com a deficiência motora.Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida com oito estudantes universitários com deficiência motora. Coleta de dadosrealizada entre outubro de 2016 e março de 2017. Foi utilizada a análise temática dos dados.Resultados: Emergiram duas categorias: família como porto seguro e relacionamentos extrafamiliares: fraquezas e fortalezas. A famíliae os amigos foram fundamentais para o enfrentamento da deficiência, destacando-se pelo apoio e afeto. Os amigos apresentaram-seencorajadores para superar as limitações e dificuldades. A vida extrafamiliar foi exposta a preconceitos que resultaram em medos e traumas.Conclusão: O impacto da deficiência motora no cotidiano é resultante das experiências de vida. As convivências familiares saudáveis,junto com laços fortes de amizade, fizeram com que as dificuldades encontradas no cotidiano desses estudantes fossem amenizadas.Palavras-chave: Enfermagem. Pessoas com deficiência. Relações familiares. Relações interpessoais. Universidades.Escola de Enfermagem da UFRGS2019-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/96966Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 40 (2019)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 40 (2019)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/96966/54237https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/96966/54238Copyright (c) 2019 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessSuelen Mazera, MaiaraItayra Coelho de Souza Padilha, MariaDutra Tholl, AdrianaDornelles Schoeller, SoraiaFerreira Pereira da Silva Martins, Maria Manuela2019-11-25T13:31:37Zoai:seer.ufrgs.br:article/96966Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2019-11-25T13:31:37Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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