A história de vida de estudantes universitários e a (con)vivência com a deficiência motora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suelen Mazera, Maiara
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Itayra Coelho de Souza Padilha, Maria, Dutra Tholl, Adriana, Dornelles Schoeller, Soraia, Ferreira Pereira da Silva Martins, Maria Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/96966
Resumo: Objetivo: Compreender a história de vida de estudantes universitários e a convivência com a deficiência motora.Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida com oito estudantes universitários com deficiência motora. Coleta de dadosrealizada entre outubro de 2016 e março de 2017. Foi utilizada a análise temática dos dados.Resultados: Emergiram duas categorias: família como porto seguro e relacionamentos extrafamiliares: fraquezas e fortalezas. A famíliae os amigos foram fundamentais para o enfrentamento da deficiência, destacando-se pelo apoio e afeto. Os amigos apresentaram-seencorajadores para superar as limitações e dificuldades. A vida extrafamiliar foi exposta a preconceitos que resultaram em medos e traumas.Conclusão: O impacto da deficiência motora no cotidiano é resultante das experiências de vida. As convivências familiares saudáveis,junto com laços fortes de amizade, fizeram com que as dificuldades encontradas no cotidiano desses estudantes fossem amenizadas.Palavras-chave: Enfermagem. Pessoas com deficiência. Relações familiares. Relações interpessoais. Universidades.
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