A vivência de estudantes transgênero na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana,Carolina Pinto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Delgado,Igor Matheus, Rosa,Anderson, Neves,Vanessa Ribeiro, Siqueira,Lucíola D’Emery
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100408
Resumo: Resumo Objetivo Compreender a vivência de estudantes transgênero na universidade. Métodos Estudo qualitativo, realizado com método da História Oral Temática. Foram realizadas entrevistas com nove estudantes trans de uma universidade pública do estado de São Paulo. Utilizou-se a técnica de bola de neve para selecionar tais participantes, que responderam às questões do roteiro semiestruturado. Os depoimentos foram gravados, transcritos, transcriados e submetidos à análise de conteúdo. Resultados Emergiram três categorias: “Ser trans”, “A vivência na universidade” e “Apoio ao(à) estudante trans na universidade”. Embora tenham-se percebido como pessoas trans ainda na infância, o processo transexualizador teve início concomitante ao ingresso na universidade. Esse ambiente, considerado heteronormativo e transfóbico, potencializou sentimentos de insegurança e não pertencimento, o que comprometeu a permanência estudantil. O apoio de outros estudantes e ações institucionais foram apontados como possibilidades de enfrentamento dessas dificuldades. Conclusão Garantir a permanência de estudantes trans na universidade depende da criação de políticas de inclusão específicas para essa população e que envolvam toda a comunidade acadêmica. Assim, ações concretas de combate à transfobia e promoção do bem-estar desses estudantes poderão transformar a universidade num local seguro e acolhedor.
id USP-8_980a217581565deb6639b2c3d8a544d2
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002022000100408
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A vivência de estudantes transgênero na universidadeEstudantesPessoas transgêneroDiversidade de gêneroUniversidadesRelações interpessoaisResumo Objetivo Compreender a vivência de estudantes transgênero na universidade. Métodos Estudo qualitativo, realizado com método da História Oral Temática. Foram realizadas entrevistas com nove estudantes trans de uma universidade pública do estado de São Paulo. Utilizou-se a técnica de bola de neve para selecionar tais participantes, que responderam às questões do roteiro semiestruturado. Os depoimentos foram gravados, transcritos, transcriados e submetidos à análise de conteúdo. Resultados Emergiram três categorias: “Ser trans”, “A vivência na universidade” e “Apoio ao(à) estudante trans na universidade”. Embora tenham-se percebido como pessoas trans ainda na infância, o processo transexualizador teve início concomitante ao ingresso na universidade. Esse ambiente, considerado heteronormativo e transfóbico, potencializou sentimentos de insegurança e não pertencimento, o que comprometeu a permanência estudantil. O apoio de outros estudantes e ações institucionais foram apontados como possibilidades de enfrentamento dessas dificuldades. Conclusão Garantir a permanência de estudantes trans na universidade depende da criação de políticas de inclusão específicas para essa população e que envolvam toda a comunidade acadêmica. Assim, ações concretas de combate à transfobia e promoção do bem-estar desses estudantes poderão transformar a universidade num local seguro e acolhedor.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100408Acta Paulista de Enfermagem v.35 2022reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2022ao019666info:eu-repo/semantics/openAccessViana,Carolina PintoDelgado,Igor MatheusRosa,AndersonNeves,Vanessa RibeiroSiqueira,Lucíola D’Emerypor2022-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002022000100408Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2022-08-24T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A vivência de estudantes transgênero na universidade
title A vivência de estudantes transgênero na universidade
spellingShingle A vivência de estudantes transgênero na universidade
Viana,Carolina Pinto
Estudantes
Pessoas transgênero
Diversidade de gênero
Universidades
Relações interpessoais
title_short A vivência de estudantes transgênero na universidade
title_full A vivência de estudantes transgênero na universidade
title_fullStr A vivência de estudantes transgênero na universidade
title_full_unstemmed A vivência de estudantes transgênero na universidade
title_sort A vivência de estudantes transgênero na universidade
author Viana,Carolina Pinto
author_facet Viana,Carolina Pinto
Delgado,Igor Matheus
Rosa,Anderson
Neves,Vanessa Ribeiro
Siqueira,Lucíola D’Emery
author_role author
author2 Delgado,Igor Matheus
Rosa,Anderson
Neves,Vanessa Ribeiro
Siqueira,Lucíola D’Emery
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana,Carolina Pinto
Delgado,Igor Matheus
Rosa,Anderson
Neves,Vanessa Ribeiro
Siqueira,Lucíola D’Emery
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes
Pessoas transgênero
Diversidade de gênero
Universidades
Relações interpessoais
topic Estudantes
Pessoas transgênero
Diversidade de gênero
Universidades
Relações interpessoais
description Resumo Objetivo Compreender a vivência de estudantes transgênero na universidade. Métodos Estudo qualitativo, realizado com método da História Oral Temática. Foram realizadas entrevistas com nove estudantes trans de uma universidade pública do estado de São Paulo. Utilizou-se a técnica de bola de neve para selecionar tais participantes, que responderam às questões do roteiro semiestruturado. Os depoimentos foram gravados, transcritos, transcriados e submetidos à análise de conteúdo. Resultados Emergiram três categorias: “Ser trans”, “A vivência na universidade” e “Apoio ao(à) estudante trans na universidade”. Embora tenham-se percebido como pessoas trans ainda na infância, o processo transexualizador teve início concomitante ao ingresso na universidade. Esse ambiente, considerado heteronormativo e transfóbico, potencializou sentimentos de insegurança e não pertencimento, o que comprometeu a permanência estudantil. O apoio de outros estudantes e ações institucionais foram apontados como possibilidades de enfrentamento dessas dificuldades. Conclusão Garantir a permanência de estudantes trans na universidade depende da criação de políticas de inclusão específicas para essa população e que envolvam toda a comunidade acadêmica. Assim, ações concretas de combate à transfobia e promoção do bem-estar desses estudantes poderão transformar a universidade num local seguro e acolhedor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100408
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.37689/acta-ape/2022ao019666
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.35 2022
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858269813702656