Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança na enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ises Adriana Reis dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Amestoy, Simone Coelho Amestoy, Silva, Gilberto Tadeu Reis da, Backes, Vânia Marli Schubert, Varanda, Patrícia Alves Galhardo, Virgens, Camila Dourado Reis das
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/117690
Resumo: Objetivo: Conhecer as abordagens metodológicas que facilitam a aprendizagem constante da liderança por discentes da graduação em enfermagem.Método: Pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, realizado com 26 discentes de enfermagem de uma universidade pública federal da Região Nordeste. Para a coleta aplicou-se a técnica da oficina em julho e dezembro de 2017, com dois grupos distintos. Analisados com o auxílio da análise de conteúdo e software Nvivo®11. Interpretados com o aporte teórico de Peter Senge.Resultados: Elencaram dois códigos, entendidos como, imprescindíveis à formação de líderes emergindo as categorias: Adoção de um estilo de liderança; Qualidades e atributos do líder; Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança. Considerações finais: Identificou-se que a aplicação de técnicas e estratégias de ensino, aproxima os discentes com os cenários de atuação. Sendo necessário ofertar mais estímulos durante a formação, uma vez que há carências no ensino para o desenvolvimento da liderança. Palavras-chave: Aprendizagem. Liderança. Enfermagem. Administração de serviços de saúde. Educação em enfermagem.
id UFRGS-15_e6f1a80f5874870485c3e0fd69ade10e
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/117690
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança na enfermagemAprendizagem. Liderança. Enfermagem. Administração de serviços de saúde. Educação em enfermagem.Objetivo: Conhecer as abordagens metodológicas que facilitam a aprendizagem constante da liderança por discentes da graduação em enfermagem.Método: Pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, realizado com 26 discentes de enfermagem de uma universidade pública federal da Região Nordeste. Para a coleta aplicou-se a técnica da oficina em julho e dezembro de 2017, com dois grupos distintos. Analisados com o auxílio da análise de conteúdo e software Nvivo®11. Interpretados com o aporte teórico de Peter Senge.Resultados: Elencaram dois códigos, entendidos como, imprescindíveis à formação de líderes emergindo as categorias: Adoção de um estilo de liderança; Qualidades e atributos do líder; Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança. Considerações finais: Identificou-se que a aplicação de técnicas e estratégias de ensino, aproxima os discentes com os cenários de atuação. Sendo necessário ofertar mais estímulos durante a formação, uma vez que há carências no ensino para o desenvolvimento da liderança. Palavras-chave: Aprendizagem. Liderança. Enfermagem. Administração de serviços de saúde. Educação em enfermagem.Escola de Enfermagem da UFRGS2021-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/117690Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/117690/64066https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/117690/64067Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ises Adriana Reis dosAmestoy, Simone Coelho AmestoySilva, Gilberto Tadeu Reis daBackes, Vânia Marli SchubertVaranda, Patrícia Alves GalhardoVirgens, Camila Dourado Reis das2022-03-24T17:30:27Zoai:seer.ufrgs.br:article/117690Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:30:27Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança na enfermagem
title Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança na enfermagem
spellingShingle Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança na enfermagem
Santos, Ises Adriana Reis dos
Aprendizagem. Liderança. Enfermagem. Administração de serviços de saúde. Educação em enfermagem.
title_short Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança na enfermagem
title_full Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança na enfermagem
title_fullStr Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança na enfermagem
title_full_unstemmed Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança na enfermagem
title_sort Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança na enfermagem
author Santos, Ises Adriana Reis dos
author_facet Santos, Ises Adriana Reis dos
Amestoy, Simone Coelho Amestoy
Silva, Gilberto Tadeu Reis da
Backes, Vânia Marli Schubert
Varanda, Patrícia Alves Galhardo
Virgens, Camila Dourado Reis das
author_role author
author2 Amestoy, Simone Coelho Amestoy
Silva, Gilberto Tadeu Reis da
Backes, Vânia Marli Schubert
Varanda, Patrícia Alves Galhardo
Virgens, Camila Dourado Reis das
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ises Adriana Reis dos
Amestoy, Simone Coelho Amestoy
Silva, Gilberto Tadeu Reis da
Backes, Vânia Marli Schubert
Varanda, Patrícia Alves Galhardo
Virgens, Camila Dourado Reis das
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem. Liderança. Enfermagem. Administração de serviços de saúde. Educação em enfermagem.
topic Aprendizagem. Liderança. Enfermagem. Administração de serviços de saúde. Educação em enfermagem.
description Objetivo: Conhecer as abordagens metodológicas que facilitam a aprendizagem constante da liderança por discentes da graduação em enfermagem.Método: Pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, realizado com 26 discentes de enfermagem de uma universidade pública federal da Região Nordeste. Para a coleta aplicou-se a técnica da oficina em julho e dezembro de 2017, com dois grupos distintos. Analisados com o auxílio da análise de conteúdo e software Nvivo®11. Interpretados com o aporte teórico de Peter Senge.Resultados: Elencaram dois códigos, entendidos como, imprescindíveis à formação de líderes emergindo as categorias: Adoção de um estilo de liderança; Qualidades e atributos do líder; Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança. Considerações finais: Identificou-se que a aplicação de técnicas e estratégias de ensino, aproxima os discentes com os cenários de atuação. Sendo necessário ofertar mais estímulos durante a formação, uma vez que há carências no ensino para o desenvolvimento da liderança. Palavras-chave: Aprendizagem. Liderança. Enfermagem. Administração de serviços de saúde. Educação em enfermagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/117690
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/117690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/117690/64066
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/117690/64067
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766340546854912