Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança na enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/117690 |
Resumo: | Objetivo: Conhecer as abordagens metodológicas que facilitam a aprendizagem constante da liderança por discentes da graduação em enfermagem.Método: Pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, realizado com 26 discentes de enfermagem de uma universidade pública federal da Região Nordeste. Para a coleta aplicou-se a técnica da oficina em julho e dezembro de 2017, com dois grupos distintos. Analisados com o auxílio da análise de conteúdo e software Nvivo®11. Interpretados com o aporte teórico de Peter Senge.Resultados: Elencaram dois códigos, entendidos como, imprescindíveis à formação de líderes emergindo as categorias: Adoção de um estilo de liderança; Qualidades e atributos do líder; Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança. Considerações finais: Identificou-se que a aplicação de técnicas e estratégias de ensino, aproxima os discentes com os cenários de atuação. Sendo necessário ofertar mais estímulos durante a formação, uma vez que há carências no ensino para o desenvolvimento da liderança. Palavras-chave: Aprendizagem. Liderança. Enfermagem. Administração de serviços de saúde. Educação em enfermagem. |
id |
UFRGS-15_e6f1a80f5874870485c3e0fd69ade10e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/117690 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança na enfermagemAprendizagem. Liderança. Enfermagem. Administração de serviços de saúde. Educação em enfermagem.Objetivo: Conhecer as abordagens metodológicas que facilitam a aprendizagem constante da liderança por discentes da graduação em enfermagem.Método: Pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, realizado com 26 discentes de enfermagem de uma universidade pública federal da Região Nordeste. Para a coleta aplicou-se a técnica da oficina em julho e dezembro de 2017, com dois grupos distintos. Analisados com o auxílio da análise de conteúdo e software Nvivo®11. Interpretados com o aporte teórico de Peter Senge.Resultados: Elencaram dois códigos, entendidos como, imprescindíveis à formação de líderes emergindo as categorias: Adoção de um estilo de liderança; Qualidades e atributos do líder; Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança. Considerações finais: Identificou-se que a aplicação de técnicas e estratégias de ensino, aproxima os discentes com os cenários de atuação. Sendo necessário ofertar mais estímulos durante a formação, uma vez que há carências no ensino para o desenvolvimento da liderança. Palavras-chave: Aprendizagem. Liderança. Enfermagem. Administração de serviços de saúde. Educação em enfermagem.Escola de Enfermagem da UFRGS2021-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/117690Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/117690/64066https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/117690/64067Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ises Adriana Reis dosAmestoy, Simone Coelho AmestoySilva, Gilberto Tadeu Reis daBackes, Vânia Marli SchubertVaranda, Patrícia Alves GalhardoVirgens, Camila Dourado Reis das2022-03-24T17:30:27Zoai:seer.ufrgs.br:article/117690Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:30:27Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança na enfermagem |
title |
Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança na enfermagem |
spellingShingle |
Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança na enfermagem Santos, Ises Adriana Reis dos Aprendizagem. Liderança. Enfermagem. Administração de serviços de saúde. Educação em enfermagem. |
title_short |
Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança na enfermagem |
title_full |
Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança na enfermagem |
title_fullStr |
Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança na enfermagem |
title_full_unstemmed |
Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança na enfermagem |
title_sort |
Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança na enfermagem |
author |
Santos, Ises Adriana Reis dos |
author_facet |
Santos, Ises Adriana Reis dos Amestoy, Simone Coelho Amestoy Silva, Gilberto Tadeu Reis da Backes, Vânia Marli Schubert Varanda, Patrícia Alves Galhardo Virgens, Camila Dourado Reis das |
author_role |
author |
author2 |
Amestoy, Simone Coelho Amestoy Silva, Gilberto Tadeu Reis da Backes, Vânia Marli Schubert Varanda, Patrícia Alves Galhardo Virgens, Camila Dourado Reis das |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ises Adriana Reis dos Amestoy, Simone Coelho Amestoy Silva, Gilberto Tadeu Reis da Backes, Vânia Marli Schubert Varanda, Patrícia Alves Galhardo Virgens, Camila Dourado Reis das |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem. Liderança. Enfermagem. Administração de serviços de saúde. Educação em enfermagem. |
topic |
Aprendizagem. Liderança. Enfermagem. Administração de serviços de saúde. Educação em enfermagem. |
description |
Objetivo: Conhecer as abordagens metodológicas que facilitam a aprendizagem constante da liderança por discentes da graduação em enfermagem.Método: Pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, realizado com 26 discentes de enfermagem de uma universidade pública federal da Região Nordeste. Para a coleta aplicou-se a técnica da oficina em julho e dezembro de 2017, com dois grupos distintos. Analisados com o auxílio da análise de conteúdo e software Nvivo®11. Interpretados com o aporte teórico de Peter Senge.Resultados: Elencaram dois códigos, entendidos como, imprescindíveis à formação de líderes emergindo as categorias: Adoção de um estilo de liderança; Qualidades e atributos do líder; Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança. Considerações finais: Identificou-se que a aplicação de técnicas e estratégias de ensino, aproxima os discentes com os cenários de atuação. Sendo necessário ofertar mais estímulos durante a formação, uma vez que há carências no ensino para o desenvolvimento da liderança. Palavras-chave: Aprendizagem. Liderança. Enfermagem. Administração de serviços de saúde. Educação em enfermagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/117690 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/117690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/117690/64066 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/117690/64067 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021) Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021) 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766340546854912 |