Promoção em saúde mental: a enfermagem criando e intervindo com histórias infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Gimene Cardozo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: SILVEIRA, Esalba Maria, COIMBRA, Valéria Cristina Christello, PORTO, Adrize Rutz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/16973
Resumo: Este trabalho refere-se à importância das histórias infantis enquanto instrumento, para a ação de enfermagem e a promoção da saúde mental na infância. Objetivou-se verificar o (re)conhecimento das emoções de crianças, através de histórias específicas para a saúde. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de natureza qualitativa, realizado em sete encontros de grupo com seis crianças de sete a dez anos, em um ambulatório de saúde mental infantil. Na coleta de dados utilizaram-se como instrumentos: seis histórias infantis, o jogo das emoções, as carinhas emotivas, desenhos, pinturas e esculturas em argila. Utilizou-se a análise temática, na qual emergiu o tema: o (re)conhecimento das emoções. As crianças reconheceram quatro emoções básicas: tristeza, alegria, medo e raiva. Constatou-se no estudo que a criação de histórias contextualizadas e a estratégia do grupo de contação podem ser úteis como ferramenta para a pesquisa e qualificação das ações de enfermagem na promoção de saúde mental infantil.
id UFRGS-15_edec3041522df5847b4b903d96df25e6
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/16973
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Promoção em saúde mental: a enfermagem criando e intervindo com histórias infantisSaúde MentalJogos e BrinquedosEnfermagemEste trabalho refere-se à importância das histórias infantis enquanto instrumento, para a ação de enfermagem e a promoção da saúde mental na infância. Objetivou-se verificar o (re)conhecimento das emoções de crianças, através de histórias específicas para a saúde. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de natureza qualitativa, realizado em sete encontros de grupo com seis crianças de sete a dez anos, em um ambulatório de saúde mental infantil. Na coleta de dados utilizaram-se como instrumentos: seis histórias infantis, o jogo das emoções, as carinhas emotivas, desenhos, pinturas e esculturas em argila. Utilizou-se a análise temática, na qual emergiu o tema: o (re)conhecimento das emoções. As crianças reconheceram quatro emoções básicas: tristeza, alegria, medo e raiva. Constatou-se no estudo que a criação de histórias contextualizadas e a estratégia do grupo de contação podem ser úteis como ferramenta para a pesquisa e qualificação das ações de enfermagem na promoção de saúde mental infantil.Escola de Enfermagem da UFRGS2011-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionestudo qualitativo descritivo exploratórioapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/16973Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 32 No. 1 (2011); 121Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 32 n. 1 (2011); 1211983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/16973/12418Braga, Gimene CardozoSILVEIRA, Esalba MariaCOIMBRA, Valéria Cristina ChristelloPORTO, Adrize Rutzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-07-18T18:37:27Zoai:seer.ufrgs.br:article/16973Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2011-07-18T18:37:27Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Promoção em saúde mental: a enfermagem criando e intervindo com histórias infantis
title Promoção em saúde mental: a enfermagem criando e intervindo com histórias infantis
spellingShingle Promoção em saúde mental: a enfermagem criando e intervindo com histórias infantis
Braga, Gimene Cardozo
Saúde Mental
Jogos e Brinquedos
Enfermagem
title_short Promoção em saúde mental: a enfermagem criando e intervindo com histórias infantis
title_full Promoção em saúde mental: a enfermagem criando e intervindo com histórias infantis
title_fullStr Promoção em saúde mental: a enfermagem criando e intervindo com histórias infantis
title_full_unstemmed Promoção em saúde mental: a enfermagem criando e intervindo com histórias infantis
title_sort Promoção em saúde mental: a enfermagem criando e intervindo com histórias infantis
author Braga, Gimene Cardozo
author_facet Braga, Gimene Cardozo
SILVEIRA, Esalba Maria
COIMBRA, Valéria Cristina Christello
PORTO, Adrize Rutz
author_role author
author2 SILVEIRA, Esalba Maria
COIMBRA, Valéria Cristina Christello
PORTO, Adrize Rutz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Gimene Cardozo
SILVEIRA, Esalba Maria
COIMBRA, Valéria Cristina Christello
PORTO, Adrize Rutz
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde Mental
Jogos e Brinquedos
Enfermagem
topic Saúde Mental
Jogos e Brinquedos
Enfermagem
description Este trabalho refere-se à importância das histórias infantis enquanto instrumento, para a ação de enfermagem e a promoção da saúde mental na infância. Objetivou-se verificar o (re)conhecimento das emoções de crianças, através de histórias específicas para a saúde. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de natureza qualitativa, realizado em sete encontros de grupo com seis crianças de sete a dez anos, em um ambulatório de saúde mental infantil. Na coleta de dados utilizaram-se como instrumentos: seis histórias infantis, o jogo das emoções, as carinhas emotivas, desenhos, pinturas e esculturas em argila. Utilizou-se a análise temática, na qual emergiu o tema: o (re)conhecimento das emoções. As crianças reconheceram quatro emoções básicas: tristeza, alegria, medo e raiva. Constatou-se no estudo que a criação de histórias contextualizadas e a estratégia do grupo de contação podem ser úteis como ferramenta para a pesquisa e qualificação das ações de enfermagem na promoção de saúde mental infantil.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
estudo qualitativo descritivo exploratório
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/16973
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/16973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/16973/12418
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 32 No. 1 (2011); 121
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 32 n. 1 (2011); 121
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766333437509632