Webquest e blog como estratégias educativas em saúde escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Czerwinski, Gabriela Petró Valli
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cogo, Ana Luisa Petersen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79536
Resumo: Objetivo: Descrever ação de educação em saúde sobre alimentação saudável utilizando como estratégia o webquest e o blog com estudantes do ensino fundamental de uma escola pública.Método: Relato da atividade de educação em saúde realizada em 2014 com quatorze estudantes do 8º ano de escola pública. O “Blog da Alimentação Saudável” foi desenvolvido pelos estudantes utilizando a metodologia da webquest orientados pela enfermeira durante quatro períodos da disciplina de ciências.Resultados: Em três grupos de trabalho os estudantes realizaram o webquest disponibilizado em site com as etapas introdução, tarefa, processos e recursos. O blog foi elaborado em site gratuito em resposta às questões do webquest. A avaliação dos estudantes destacou os aspectos positivos, as dificuldades e as recomendações para futuras atividades.Conclusão: Essa tecnologia torna a busca pelo conhecimento participativa e ativa, além de ser um espaço de integração dos profissionais da saúde no ambiente escolar.Palavras-chave: Enfermagem. Blogging. Educação em saúde. Saúde escolar.
id UFRGS-15_f75437392c82e42b63ac4003855180d5
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/79536
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Webquest e blog como estratégias educativas em saúde escolarEnfermagem. Blogging. Educação em saúde. Saúde escolar.Objetivo: Descrever ação de educação em saúde sobre alimentação saudável utilizando como estratégia o webquest e o blog com estudantes do ensino fundamental de uma escola pública.Método: Relato da atividade de educação em saúde realizada em 2014 com quatorze estudantes do 8º ano de escola pública. O “Blog da Alimentação Saudável” foi desenvolvido pelos estudantes utilizando a metodologia da webquest orientados pela enfermeira durante quatro períodos da disciplina de ciências.Resultados: Em três grupos de trabalho os estudantes realizaram o webquest disponibilizado em site com as etapas introdução, tarefa, processos e recursos. O blog foi elaborado em site gratuito em resposta às questões do webquest. A avaliação dos estudantes destacou os aspectos positivos, as dificuldades e as recomendações para futuras atividades.Conclusão: Essa tecnologia torna a busca pelo conhecimento participativa e ativa, além de ser um espaço de integração dos profissionais da saúde no ambiente escolar.Palavras-chave: Enfermagem. Blogging. Educação em saúde. Saúde escolar.Escola de Enfermagem da UFRGS2018-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79536Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 39 (2018)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 39 (2018)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79536/46528https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79536/46530Copyright (c) 2018 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessCzerwinski, Gabriela Petró ValliCogo, Ana Luisa Petersen2018-07-04T20:29:10Zoai:seer.ufrgs.br:article/79536Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2018-07-04T20:29:10Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Webquest e blog como estratégias educativas em saúde escolar
title Webquest e blog como estratégias educativas em saúde escolar
spellingShingle Webquest e blog como estratégias educativas em saúde escolar
Czerwinski, Gabriela Petró Valli
Enfermagem. Blogging. Educação em saúde. Saúde escolar.
title_short Webquest e blog como estratégias educativas em saúde escolar
title_full Webquest e blog como estratégias educativas em saúde escolar
title_fullStr Webquest e blog como estratégias educativas em saúde escolar
title_full_unstemmed Webquest e blog como estratégias educativas em saúde escolar
title_sort Webquest e blog como estratégias educativas em saúde escolar
author Czerwinski, Gabriela Petró Valli
author_facet Czerwinski, Gabriela Petró Valli
Cogo, Ana Luisa Petersen
author_role author
author2 Cogo, Ana Luisa Petersen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Czerwinski, Gabriela Petró Valli
Cogo, Ana Luisa Petersen
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem. Blogging. Educação em saúde. Saúde escolar.
topic Enfermagem. Blogging. Educação em saúde. Saúde escolar.
description Objetivo: Descrever ação de educação em saúde sobre alimentação saudável utilizando como estratégia o webquest e o blog com estudantes do ensino fundamental de uma escola pública.Método: Relato da atividade de educação em saúde realizada em 2014 com quatorze estudantes do 8º ano de escola pública. O “Blog da Alimentação Saudável” foi desenvolvido pelos estudantes utilizando a metodologia da webquest orientados pela enfermeira durante quatro períodos da disciplina de ciências.Resultados: Em três grupos de trabalho os estudantes realizaram o webquest disponibilizado em site com as etapas introdução, tarefa, processos e recursos. O blog foi elaborado em site gratuito em resposta às questões do webquest. A avaliação dos estudantes destacou os aspectos positivos, as dificuldades e as recomendações para futuras atividades.Conclusão: Essa tecnologia torna a busca pelo conhecimento participativa e ativa, além de ser um espaço de integração dos profissionais da saúde no ambiente escolar.Palavras-chave: Enfermagem. Blogging. Educação em saúde. Saúde escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79536
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79536/46528
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/79536/46530
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Gaúcha de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Gaúcha de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 39 (2018)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 39 (2018)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766338181267456