Blogs escolares sobre sexualidade : estudo exploratório documental
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/85467 |
Resumo: | O objetivo foi analisar a estrutura e a utilização do blog escolar por adolescentes, ao abordarem a temática da sexualidade. Trata-se de pesquisa quantitativa exploratória documental, realizada com 11 blogs criados por estudantes que estavam disponíveis online em março de 2012. As informações foram submetidas à análise hipertextual e da estatística descritiva, observando-se os preceitos éticos em pesquisa. Os blogs grupais e educacionais desenvolvidos em escolas portuguesas e brasileiras eram na maioria assinados pelos autores e sofreram poucas atualizações. As publicações escritas mesclaram linguagem científica com informal, apresentavam vídeos e imagens. Informações sobre a quantidade de seguidores, acessos, comentários e contato para dúvidas não foram encontrados na totalidade dos blogs. Entre os assuntos discutidos, destacaram-se métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Os blogs são recurso de educação em saúde que necessitam assumir o seu espaço de discussão ativa e podem contar com a participação de profissionais da saúde. |
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Valli, Gabriela PetróCogo, Ana Luisa Petersen2014-01-10T01:53:26Z20130102-6933http://hdl.handle.net/10183/85467000904837O objetivo foi analisar a estrutura e a utilização do blog escolar por adolescentes, ao abordarem a temática da sexualidade. Trata-se de pesquisa quantitativa exploratória documental, realizada com 11 blogs criados por estudantes que estavam disponíveis online em março de 2012. As informações foram submetidas à análise hipertextual e da estatística descritiva, observando-se os preceitos éticos em pesquisa. Os blogs grupais e educacionais desenvolvidos em escolas portuguesas e brasileiras eram na maioria assinados pelos autores e sofreram poucas atualizações. As publicações escritas mesclaram linguagem científica com informal, apresentavam vídeos e imagens. Informações sobre a quantidade de seguidores, acessos, comentários e contato para dúvidas não foram encontrados na totalidade dos blogs. Entre os assuntos discutidos, destacaram-se métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Os blogs são recurso de educação em saúde que necessitam assumir o seu espaço de discussão ativa e podem contar com a participação de profissionais da saúde.The objective was to analyze the structure of school blogs on sexuality and their utilization by adolescents. This quantitative, exploratory and documentary study was performed with 11 blogs designed by students and available online in March of 2012. The information was submitted to hypertext analysis and descriptive statistics, taking research ethics norms into consideration. Group and education blogs developed in Portuguese and Brazilian schools were most often signed by their authors and suffered few updates. The written posts mixed scientific and informal languages, besides presenting videos and images. Every blog included information regarding the number of followers, visits, comments and a contact to answer questions. The highlighted discussed topics were birth control methods and sexually transmitted diseases (STDs). Blogs are a resource for health education that should promote active discussions and rely on the participation of health care professionals.El objetivo fue analizar la estructura y el uso del blog de la escuela para los adolescentes, abordando el tema sexualidad. Se trata de investigación exploratoria cuantitativa realizada con 11 blogs creados por estudiantes que estaban disponibles en línea el marzo de 2012. La información sufrió análisis de la estadística descriptiva, con observación de la ética en investigación. Los blogs y el grupo educativo desarrollado en Brasil y escuelas portuguesas fueron firmados en su mayoría por los autores y sufrió menos cambios. Las publicaciones escritas se mezclan con el lenguaje científico informal, tenían videos y fotos. La información sobre la cantidad de seguidores, visitas, comentarios y contacto para cuestiones que no se encuentran en todos los blogs. Entre los temas tratados, se puso de anticoncepción y las enfermedades de transmisión sexual. Los blogs son la educación característica de salud que necesitan para tomar su espacio y el debate activo puede incluir la participación de profesionales de la salud.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 34, n. 3 (2013), p. 31-37BlogSexualidadeAdolescenteTecnologia educacionalNursingBloggingEducational technologyAdolescentSexualityEnfermeríaBloggingSexualidadBlogs escolares sobre sexualidade : estudo exploratório documentalBlogs de escuela sobre sexualidad : estudio teórico exploratorioSchool blogs about sexuality : an exploratory documentary studyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000904837.pdf000904837.pdfTexto completoapplication/pdf106538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85467/1/000904837.pdfee8a2cb009743ad161add1c112934016MD51TEXT000904837.pdf.txt000904837.pdf.txtExtracted Texttext/plain32030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85467/2/000904837.pdf.txt1186a68eb7332a29330a442d63737da0MD52THUMBNAIL000904837.pdf.jpg000904837.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85467/3/000904837.pdf.jpge8c8c0d43166a7357515ea3c0835421cMD5310183/854672018-10-18 07:48:59.611oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85467Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:48:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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