Webquest e blog como estratégias educativas em saúde escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Czerwinski, Gabriela Petró Valli
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cogo, Ana Luisa Petersen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264401
Resumo: Objetivo: Descrever ação de educação em saúde sobre alimentação saudável utilizando como estratégia o webquest e o blog com estudantes do ensino fundamental de uma escola pública.Método: Relato da atividade de educação em saúde realizada em 2014 com quatorze estudantes do 8º ano de escola pública. O "Blog da Alimentação Saudável" foi desenvolvido pelos estudantes utilizando a metodologia da webquest orientados pela enfermeira durante quatro períodos da disciplina de ciências.Resultados: Em três grupos de trabalho os estudantes realizaram o webquest disponibilizado em site com as etapas introdução, tarefa, processos e recursos. O blog foi elaborado em site gratuito em resposta às questões do webquest. A avaliação dos estudantes destacou os aspectos positivos, as dificuldades e as recomendações para futuras atividades.Conclusão: Essa tecnologia torna a busca pelo conhecimento participativa e ativa, além de ser um espaço de integração dos profis-sionais da saúde no ambiente escolar.
id UFRGS-2_24be5d5428a649252621c28c49fac6bb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264401
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Czerwinski, Gabriela Petró ValliCogo, Ana Luisa Petersen2023-09-12T03:33:53Z20180102-6933http://hdl.handle.net/10183/264401001061172Objetivo: Descrever ação de educação em saúde sobre alimentação saudável utilizando como estratégia o webquest e o blog com estudantes do ensino fundamental de uma escola pública.Método: Relato da atividade de educação em saúde realizada em 2014 com quatorze estudantes do 8º ano de escola pública. O "Blog da Alimentação Saudável" foi desenvolvido pelos estudantes utilizando a metodologia da webquest orientados pela enfermeira durante quatro períodos da disciplina de ciências.Resultados: Em três grupos de trabalho os estudantes realizaram o webquest disponibilizado em site com as etapas introdução, tarefa, processos e recursos. O blog foi elaborado em site gratuito em resposta às questões do webquest. A avaliação dos estudantes destacou os aspectos positivos, as dificuldades e as recomendações para futuras atividades.Conclusão: Essa tecnologia torna a busca pelo conhecimento participativa e ativa, além de ser um espaço de integração dos profis-sionais da saúde no ambiente escolar.Objective: To describe health education strategy on healthy eating using webquest and blog with elementary school students from a public school.Method: Report the health education activity carried out in 2014 with fourteen students from the 8th year of public school. The "Healthy Eating Blog" was developed by the students using the webquest methodology guided by the nurse during four periods of the science discipline.Results: In three work groups the students performed the webquest made available on site with the introduction, task, process and resource stages. The blog was written in a free website in response to WebQuest questions. The students’ evaluation highlighted the positives, difficulties and recommendations for future activities.Conclusion: This technology makes the search for participatory and active knowledge, besides being a space for integration of health professionals in the school environment.Objetivo: Describir la acción de educación en salud en la alimentación saludable mediante una estrategia de búsqueda en la red y el blog con los estudiantes de primaria en una escuela pública.Método: Actividades de educación en salud realizado en 2014 con catorce estudiantes de la escuela pública de 8º grado. La "Alimen-tación saludable Blog" fue desarrollado por los estudiantes utilizando la metodología de la webquest guiada por la enfermera durante cuatro períodos de la disciplina de la ciencia.Resultados: En los tres grupos de trabajo que los estudiantes llevan a cabo la búsqueda en la red disponible en el sitio con los pasos de introducción, tareas, procesos y recursos. El blog se preparó de sitio web gratuito en respuesta a preguntas webquest. La evaluación de los estudiantes destacó los aspectos positivos, dificultades y recomendaciones para las actividades futuras.Conclusión: Esta tecnología hace que la búsqueda del conocimiento participativa y activa, además de ser uno de los espacios de integración profesionales de la salud en el entorno escolar.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 39 (2018), p. e2017-0054Saúde escolarBlogEducação em saúdeBloggingHealth educationSchool healthNursingBloggingEducación en saludSalud escolarEnfermeríaWebquest e blog como estratégias educativas em saúde escolarWebquest and blog as educational strategies in school health Webquest y blog como estrategias educativas en salud escolar info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001061172.pdf.txt001061172.pdf.txtExtracted Texttext/plain26138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264401/2/001061172.pdf.txtb56de88b79f762933caaffe8f71e6f7dMD52ORIGINAL001061172.pdfTexto completoapplication/pdf331038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264401/1/001061172.pdfc7d168beaeeea331e0cd08de4b3e100fMD5110183/2644012023-09-13 03:30:37.584707oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264401Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-13T06:30:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Webquest e blog como estratégias educativas em saúde escolar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Webquest and blog as educational strategies in school health
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Webquest y blog como estrategias educativas en salud escolar
title Webquest e blog como estratégias educativas em saúde escolar
spellingShingle Webquest e blog como estratégias educativas em saúde escolar
Czerwinski, Gabriela Petró Valli
Saúde escolar
Blog
Educação em saúde
Blogging
Health education
School health
Nursing
Blogging
Educación en salud
Salud escolar
Enfermería
title_short Webquest e blog como estratégias educativas em saúde escolar
title_full Webquest e blog como estratégias educativas em saúde escolar
title_fullStr Webquest e blog como estratégias educativas em saúde escolar
title_full_unstemmed Webquest e blog como estratégias educativas em saúde escolar
title_sort Webquest e blog como estratégias educativas em saúde escolar
author Czerwinski, Gabriela Petró Valli
author_facet Czerwinski, Gabriela Petró Valli
Cogo, Ana Luisa Petersen
author_role author
author2 Cogo, Ana Luisa Petersen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Czerwinski, Gabriela Petró Valli
Cogo, Ana Luisa Petersen
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde escolar
Blog
Educação em saúde
topic Saúde escolar
Blog
Educação em saúde
Blogging
Health education
School health
Nursing
Blogging
Educación en salud
Salud escolar
Enfermería
dc.subject.eng.fl_str_mv Blogging
Health education
School health
Nursing
dc.subject.spa.fl_str_mv Blogging
Educación en salud
Salud escolar
Enfermería
description Objetivo: Descrever ação de educação em saúde sobre alimentação saudável utilizando como estratégia o webquest e o blog com estudantes do ensino fundamental de uma escola pública.Método: Relato da atividade de educação em saúde realizada em 2014 com quatorze estudantes do 8º ano de escola pública. O "Blog da Alimentação Saudável" foi desenvolvido pelos estudantes utilizando a metodologia da webquest orientados pela enfermeira durante quatro períodos da disciplina de ciências.Resultados: Em três grupos de trabalho os estudantes realizaram o webquest disponibilizado em site com as etapas introdução, tarefa, processos e recursos. O blog foi elaborado em site gratuito em resposta às questões do webquest. A avaliação dos estudantes destacou os aspectos positivos, as dificuldades e as recomendações para futuras atividades.Conclusão: Essa tecnologia torna a busca pelo conhecimento participativa e ativa, além de ser um espaço de integração dos profis-sionais da saúde no ambiente escolar.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-12T03:33:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/264401
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-6933
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001061172
identifier_str_mv 0102-6933
001061172
url http://hdl.handle.net/10183/264401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 39 (2018), p. e2017-0054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264401/2/001061172.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264401/1/001061172.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b56de88b79f762933caaffe8f71e6f7d
c7d168beaeeea331e0cd08de4b3e100f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225098323034112