Poses Imundas: o funk, a fotografia, performatividade de gênero e a dança na construção do portrait fotográfico contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos da Presença |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/85371 |
Resumo: | O fenômeno do Funk é mais amplo do que as suas especificidades como gênero musical. O lugar cultural por ele ocupado coloca em evidência questões relativas ao corpo, gênero, raça e classe social como conteúdos sociopolíticos em constante fricção com a cultura da elite e das mídias, que o absorvem e buscam higienizá-lo. Entende-se que se algo deve ser higienizado pelo apagamento dos traços sociais e raciais dos funkeiros é porque essa condição é entendida como abjeta – imunda. Parte-se aqui do conceito de imundo para tratar do corpo negro e LGBT no universo do Funk por meio do portrait de seis rapazes tendo como suporte teórico reflexões do campo da dança, da performance art e da política. |
id |
UFRGS-17_8008d0291729ddb6f5dcaadf5dad4be8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/85371 |
network_acronym_str |
UFRGS-17 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
repository_id_str |
|
spelling |
Poses Imundas: o funk, a fotografia, performatividade de gênero e a dança na construção do portrait fotográfico contemporâneoFunkFotografiaPerformanceLGBTDançaFotografia de pessoas negras LGBTs no FunkO fenômeno do Funk é mais amplo do que as suas especificidades como gênero musical. O lugar cultural por ele ocupado coloca em evidência questões relativas ao corpo, gênero, raça e classe social como conteúdos sociopolíticos em constante fricção com a cultura da elite e das mídias, que o absorvem e buscam higienizá-lo. Entende-se que se algo deve ser higienizado pelo apagamento dos traços sociais e raciais dos funkeiros é porque essa condição é entendida como abjeta – imunda. Parte-se aqui do conceito de imundo para tratar do corpo negro e LGBT no universo do Funk por meio do portrait de seis rapazes tendo como suporte teórico reflexões do campo da dança, da performance art e da política.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/85371Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 10 No. 1 (2020): Jan.Mar/2020; 01-39Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No. 1 (2020): Jan.Mar/2020; 01-39Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No 1 (2020): Jan.Mar/2020; 01-39Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 10 n. 1 (2020): Jan.Mar/2020; 01-392237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/85371/55933Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessJacob, Elizabeth MottaViana de Paulo, Rodolfo2022-09-27T03:17:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/85371Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2022-09-27T03:17:34Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Poses Imundas: o funk, a fotografia, performatividade de gênero e a dança na construção do portrait fotográfico contemporâneo |
title |
Poses Imundas: o funk, a fotografia, performatividade de gênero e a dança na construção do portrait fotográfico contemporâneo |
spellingShingle |
Poses Imundas: o funk, a fotografia, performatividade de gênero e a dança na construção do portrait fotográfico contemporâneo Jacob, Elizabeth Motta Funk Fotografia Performance LGBT Dança Fotografia de pessoas negras LGBTs no Funk |
title_short |
Poses Imundas: o funk, a fotografia, performatividade de gênero e a dança na construção do portrait fotográfico contemporâneo |
title_full |
Poses Imundas: o funk, a fotografia, performatividade de gênero e a dança na construção do portrait fotográfico contemporâneo |
title_fullStr |
Poses Imundas: o funk, a fotografia, performatividade de gênero e a dança na construção do portrait fotográfico contemporâneo |
title_full_unstemmed |
Poses Imundas: o funk, a fotografia, performatividade de gênero e a dança na construção do portrait fotográfico contemporâneo |
title_sort |
Poses Imundas: o funk, a fotografia, performatividade de gênero e a dança na construção do portrait fotográfico contemporâneo |
author |
Jacob, Elizabeth Motta |
author_facet |
Jacob, Elizabeth Motta Viana de Paulo, Rodolfo |
author_role |
author |
author2 |
Viana de Paulo, Rodolfo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacob, Elizabeth Motta Viana de Paulo, Rodolfo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Funk Fotografia Performance LGBT Dança Fotografia de pessoas negras LGBTs no Funk |
topic |
Funk Fotografia Performance LGBT Dança Fotografia de pessoas negras LGBTs no Funk |
description |
O fenômeno do Funk é mais amplo do que as suas especificidades como gênero musical. O lugar cultural por ele ocupado coloca em evidência questões relativas ao corpo, gênero, raça e classe social como conteúdos sociopolíticos em constante fricção com a cultura da elite e das mídias, que o absorvem e buscam higienizá-lo. Entende-se que se algo deve ser higienizado pelo apagamento dos traços sociais e raciais dos funkeiros é porque essa condição é entendida como abjeta – imunda. Parte-se aqui do conceito de imundo para tratar do corpo negro e LGBT no universo do Funk por meio do portrait de seis rapazes tendo como suporte teórico reflexões do campo da dança, da performance art e da política. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/85371 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/85371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/85371/55933 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presença info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presença |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 10 No. 1 (2020): Jan.Mar/2020; 01-39 Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No. 1 (2020): Jan.Mar/2020; 01-39 Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No 1 (2020): Jan.Mar/2020; 01-39 Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 10 n. 1 (2020): Jan.Mar/2020; 01-39 2237-2660 reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presença instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
collection |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rev.presenca@gmail.com |
_version_ |
1799766309042388992 |