Poses Imundas: o funk, a fotografia, performatividade de gênero e a dança na construção do portrait fotográfico contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacob, Elizabeth Motta
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Viana de Paulo, Rodolfo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos da Presença
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/85371
Resumo: O fenômeno do Funk é mais amplo do que as suas especificidades como gênero musical. O lugar cultural por ele ocupado coloca em evidência questões relativas ao corpo, gênero, raça e classe social como conteúdos sociopolíticos em constante fricção com a cultura da elite e das mídias, que o absorvem e buscam higienizá-lo. Entende-se que se algo deve ser higienizado pelo apagamento dos traços sociais e raciais dos funkeiros é porque essa condição é entendida como abjeta – imunda. Parte-se aqui do conceito de imundo para tratar do corpo negro e LGBT no universo do Funk por meio do portrait de seis rapazes tendo como suporte teórico reflexões do campo da dança, da performance art e da política.
id UFRGS-17_8008d0291729ddb6f5dcaadf5dad4be8
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/85371
network_acronym_str UFRGS-17
network_name_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository_id_str
spelling Poses Imundas: o funk, a fotografia, performatividade de gênero e a dança na construção do portrait fotográfico contemporâneoFunkFotografiaPerformanceLGBTDançaFotografia de pessoas negras LGBTs no FunkO fenômeno do Funk é mais amplo do que as suas especificidades como gênero musical. O lugar cultural por ele ocupado coloca em evidência questões relativas ao corpo, gênero, raça e classe social como conteúdos sociopolíticos em constante fricção com a cultura da elite e das mídias, que o absorvem e buscam higienizá-lo. Entende-se que se algo deve ser higienizado pelo apagamento dos traços sociais e raciais dos funkeiros é porque essa condição é entendida como abjeta – imunda. Parte-se aqui do conceito de imundo para tratar do corpo negro e LGBT no universo do Funk por meio do portrait de seis rapazes tendo como suporte teórico reflexões do campo da dança, da performance art e da política.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/85371Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 10 No. 1 (2020): Jan.Mar/2020; 01-39Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No. 1 (2020): Jan.Mar/2020; 01-39Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No 1 (2020): Jan.Mar/2020; 01-39Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 10 n. 1 (2020): Jan.Mar/2020; 01-392237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/85371/55933Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessJacob, Elizabeth MottaViana de Paulo, Rodolfo2022-09-27T03:17:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/85371Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2022-09-27T03:17:34Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Poses Imundas: o funk, a fotografia, performatividade de gênero e a dança na construção do portrait fotográfico contemporâneo
title Poses Imundas: o funk, a fotografia, performatividade de gênero e a dança na construção do portrait fotográfico contemporâneo
spellingShingle Poses Imundas: o funk, a fotografia, performatividade de gênero e a dança na construção do portrait fotográfico contemporâneo
Jacob, Elizabeth Motta
Funk
Fotografia
Performance
LGBT
Dança
Fotografia de pessoas negras LGBTs no Funk
title_short Poses Imundas: o funk, a fotografia, performatividade de gênero e a dança na construção do portrait fotográfico contemporâneo
title_full Poses Imundas: o funk, a fotografia, performatividade de gênero e a dança na construção do portrait fotográfico contemporâneo
title_fullStr Poses Imundas: o funk, a fotografia, performatividade de gênero e a dança na construção do portrait fotográfico contemporâneo
title_full_unstemmed Poses Imundas: o funk, a fotografia, performatividade de gênero e a dança na construção do portrait fotográfico contemporâneo
title_sort Poses Imundas: o funk, a fotografia, performatividade de gênero e a dança na construção do portrait fotográfico contemporâneo
author Jacob, Elizabeth Motta
author_facet Jacob, Elizabeth Motta
Viana de Paulo, Rodolfo
author_role author
author2 Viana de Paulo, Rodolfo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacob, Elizabeth Motta
Viana de Paulo, Rodolfo
dc.subject.por.fl_str_mv Funk
Fotografia
Performance
LGBT
Dança
Fotografia de pessoas negras LGBTs no Funk
topic Funk
Fotografia
Performance
LGBT
Dança
Fotografia de pessoas negras LGBTs no Funk
description O fenômeno do Funk é mais amplo do que as suas especificidades como gênero musical. O lugar cultural por ele ocupado coloca em evidência questões relativas ao corpo, gênero, raça e classe social como conteúdos sociopolíticos em constante fricção com a cultura da elite e das mídias, que o absorvem e buscam higienizá-lo. Entende-se que se algo deve ser higienizado pelo apagamento dos traços sociais e raciais dos funkeiros é porque essa condição é entendida como abjeta – imunda. Parte-se aqui do conceito de imundo para tratar do corpo negro e LGBT no universo do Funk por meio do portrait de seis rapazes tendo como suporte teórico reflexões do campo da dança, da performance art e da política.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/85371
url https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/85371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/85371/55933
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presença
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presença
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 10 No. 1 (2020): Jan.Mar/2020; 01-39
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No. 1 (2020): Jan.Mar/2020; 01-39
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No 1 (2020): Jan.Mar/2020; 01-39
Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 10 n. 1 (2020): Jan.Mar/2020; 01-39
2237-2660
reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presença
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
collection Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||rev.presenca@gmail.com
_version_ 1799766309042388992