A educação somática como perspectiva inclusiva nas aulas de educação física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos da Presença |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/79769 |
Resumo: | A educação somática, como conjunto de técnicas corporais e processo relacional que tangencia nossa biologia, consciência e o meio ambiente, pode ser desenvolvida na escola com fins pedagógicos e conseguir constituir-se como meio de inclusão das diversidades corporais, comportamentais e de aptidão física. Esta assertiva levou-nos a objetivar o desenvolvimento de reflexões sobre algumas experiências/pesquisas de educação somática no Brasil com o intuito de iniciar uma discussão epistemológica para novas propostas curriculares de educação física escolar que envolvam os princípios da educação somática na educação básica brasileira. |
id |
UFRGS-17_916a6946261c71ae1defd51da7058955 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/79769 |
network_acronym_str |
UFRGS-17 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação somática como perspectiva inclusiva nas aulas de educação física escolarCorpo. Currículo. Educação Física. Educação Somática. Inclusão.EducationA educação somática, como conjunto de técnicas corporais e processo relacional que tangencia nossa biologia, consciência e o meio ambiente, pode ser desenvolvida na escola com fins pedagógicos e conseguir constituir-se como meio de inclusão das diversidades corporais, comportamentais e de aptidão física. Esta assertiva levou-nos a objetivar o desenvolvimento de reflexões sobre algumas experiências/pesquisas de educação somática no Brasil com o intuito de iniciar uma discussão epistemológica para novas propostas curriculares de educação física escolar que envolvam os princípios da educação somática na educação básica brasileira.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/79769Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 9 No. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 21Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 9 No. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 21Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 9 No 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 21Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 9 n. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 212237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/79769/51737Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Fábio Soares daSantos (Pontifícia Universidade Cató lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/Brasil), Andreia Mendes dosRodrigues (Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina/PI, Brasil), Janete de Páscoa2022-09-27T16:53:57Zoai:seer.ufrgs.br:article/79769Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2022-09-27T16:53:57Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação somática como perspectiva inclusiva nas aulas de educação física escolar |
title |
A educação somática como perspectiva inclusiva nas aulas de educação física escolar |
spellingShingle |
A educação somática como perspectiva inclusiva nas aulas de educação física escolar Costa, Fábio Soares da Corpo. Currículo. Educação Física. Educação Somática. Inclusão. Education |
title_short |
A educação somática como perspectiva inclusiva nas aulas de educação física escolar |
title_full |
A educação somática como perspectiva inclusiva nas aulas de educação física escolar |
title_fullStr |
A educação somática como perspectiva inclusiva nas aulas de educação física escolar |
title_full_unstemmed |
A educação somática como perspectiva inclusiva nas aulas de educação física escolar |
title_sort |
A educação somática como perspectiva inclusiva nas aulas de educação física escolar |
author |
Costa, Fábio Soares da |
author_facet |
Costa, Fábio Soares da Santos (Pontifícia Universidade Cató lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/Brasil), Andreia Mendes dos Rodrigues (Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina/PI, Brasil), Janete de Páscoa |
author_role |
author |
author2 |
Santos (Pontifícia Universidade Cató lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/Brasil), Andreia Mendes dos Rodrigues (Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina/PI, Brasil), Janete de Páscoa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Fábio Soares da Santos (Pontifícia Universidade Cató lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/Brasil), Andreia Mendes dos Rodrigues (Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina/PI, Brasil), Janete de Páscoa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo. Currículo. Educação Física. Educação Somática. Inclusão. Education |
topic |
Corpo. Currículo. Educação Física. Educação Somática. Inclusão. Education |
description |
A educação somática, como conjunto de técnicas corporais e processo relacional que tangencia nossa biologia, consciência e o meio ambiente, pode ser desenvolvida na escola com fins pedagógicos e conseguir constituir-se como meio de inclusão das diversidades corporais, comportamentais e de aptidão física. Esta assertiva levou-nos a objetivar o desenvolvimento de reflexões sobre algumas experiências/pesquisas de educação somática no Brasil com o intuito de iniciar uma discussão epistemológica para novas propostas curriculares de educação física escolar que envolvam os princípios da educação somática na educação básica brasileira. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/79769 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/79769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/79769/51737 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Estudos da Presença info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Estudos da Presença |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 9 No. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 21 Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 9 No. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 21 Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 9 No 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 21 Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 9 n. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 21 2237-2660 reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presença instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
collection |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rev.presenca@gmail.com |
_version_ |
1799766308679581696 |