A educação somática como perspectiva inclusiva nas aulas de educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Fábio Soares da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos (Pontifícia Universidade Cató lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/Brasil), Andreia Mendes dos, Rodrigues (Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina/PI, Brasil), Janete de Páscoa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos da Presença
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/79769
Resumo: A educação somática, como conjunto de técnicas corporais e processo relacional que tangencia nossa biologia, consciência e o meio ambiente, pode ser desenvolvida na escola com fins pedagógicos e conseguir constituir-se como meio de inclusão das diversidades corporais, comportamentais e de aptidão física. Esta assertiva levou-nos a objetivar o desenvolvimento de reflexões sobre algumas experiências/pesquisas de educação somática no Brasil com o intuito de iniciar uma discussão epistemológica para novas propostas curriculares de educação física escolar que envolvam os princípios da educação somática na educação básica brasileira.
id UFRGS-17_916a6946261c71ae1defd51da7058955
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/79769
network_acronym_str UFRGS-17
network_name_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository_id_str
spelling A educação somática como perspectiva inclusiva nas aulas de educação física escolarCorpo. Currículo. Educação Física. Educação Somática. Inclusão.EducationA educação somática, como conjunto de técnicas corporais e processo relacional que tangencia nossa biologia, consciência e o meio ambiente, pode ser desenvolvida na escola com fins pedagógicos e conseguir constituir-se como meio de inclusão das diversidades corporais, comportamentais e de aptidão física. Esta assertiva levou-nos a objetivar o desenvolvimento de reflexões sobre algumas experiências/pesquisas de educação somática no Brasil com o intuito de iniciar uma discussão epistemológica para novas propostas curriculares de educação física escolar que envolvam os princípios da educação somática na educação básica brasileira.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/79769Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 9 No. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 21Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 9 No. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 21Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 9 No 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 21Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 9 n. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 212237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/79769/51737Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Fábio Soares daSantos (Pontifícia Universidade Cató lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/Brasil), Andreia Mendes dosRodrigues (Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina/PI, Brasil), Janete de Páscoa2022-09-27T16:53:57Zoai:seer.ufrgs.br:article/79769Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2022-09-27T16:53:57Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação somática como perspectiva inclusiva nas aulas de educação física escolar
title A educação somática como perspectiva inclusiva nas aulas de educação física escolar
spellingShingle A educação somática como perspectiva inclusiva nas aulas de educação física escolar
Costa, Fábio Soares da
Corpo. Currículo. Educação Física. Educação Somática. Inclusão.
Education
title_short A educação somática como perspectiva inclusiva nas aulas de educação física escolar
title_full A educação somática como perspectiva inclusiva nas aulas de educação física escolar
title_fullStr A educação somática como perspectiva inclusiva nas aulas de educação física escolar
title_full_unstemmed A educação somática como perspectiva inclusiva nas aulas de educação física escolar
title_sort A educação somática como perspectiva inclusiva nas aulas de educação física escolar
author Costa, Fábio Soares da
author_facet Costa, Fábio Soares da
Santos (Pontifícia Universidade Cató lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/Brasil), Andreia Mendes dos
Rodrigues (Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina/PI, Brasil), Janete de Páscoa
author_role author
author2 Santos (Pontifícia Universidade Cató lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/Brasil), Andreia Mendes dos
Rodrigues (Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina/PI, Brasil), Janete de Páscoa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Fábio Soares da
Santos (Pontifícia Universidade Cató lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/Brasil), Andreia Mendes dos
Rodrigues (Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina/PI, Brasil), Janete de Páscoa
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo. Currículo. Educação Física. Educação Somática. Inclusão.
Education
topic Corpo. Currículo. Educação Física. Educação Somática. Inclusão.
Education
description A educação somática, como conjunto de técnicas corporais e processo relacional que tangencia nossa biologia, consciência e o meio ambiente, pode ser desenvolvida na escola com fins pedagógicos e conseguir constituir-se como meio de inclusão das diversidades corporais, comportamentais e de aptidão física. Esta assertiva levou-nos a objetivar o desenvolvimento de reflexões sobre algumas experiências/pesquisas de educação somática no Brasil com o intuito de iniciar uma discussão epistemológica para novas propostas curriculares de educação física escolar que envolvam os princípios da educação somática na educação básica brasileira.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/79769
url https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/79769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/79769/51737
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Estudos da Presença
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Estudos da Presença
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 9 No. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 21
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 9 No. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 21
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 9 No 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 21
Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 9 n. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 21
2237-2660
reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presença
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
collection Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||rev.presenca@gmail.com
_version_ 1799766308679581696