PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E SEUS LEGADOS INVOLUNTÁRIOS: O CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL DOS CENTROS DE LÍNGUA INGLESA DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kirsch, William
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organon (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/91293
Resumo: Este trabalho faz uma breve revisão dos trabalhos de pesquisa dos últimos quatro anos que têm o programa Idiomas sem Fronteiras como principal objeto de investigação, quer seja o programa de modo global quer sejam experiências locais ocorridas nas universidades. Pode-se afirmar que o programa, inicialmente lançado como um programa acessório à internacionalização das universidades brasileiras e ao programa Ciências sem Fronteiras, tornou-se um programa de formação de professores, conforme revela uma análise bibliográfica das produções que serviram de corpus para o presente estudo. Isso se deu, conforme argumento, no contexto de prática do programa para o campo da formulação política, isto é, de modo bottom-up.PALAVRAS-CHAVE: Idiomas sem Fronteiras – Políticas linguísticas – Formação de professores – Ciclo de Políticas  
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