PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E SEUS LEGADOS INVOLUNTÁRIOS: O CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL DOS CENTROS DE LÍNGUA INGLESA DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
DOI: | 10.22456/2238-8915.91293 |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/91293 |
Resumo: | Este trabalho faz uma breve revisão dos trabalhos de pesquisa dos últimos quatro anos que têm o programa Idiomas sem Fronteiras como principal objeto de investigação, quer seja o programa de modo global quer sejam experiências locais ocorridas nas universidades. Pode-se afirmar que o programa, inicialmente lançado como um programa acessório à internacionalização das universidades brasileiras e ao programa Ciências sem Fronteiras, tornou-se um programa de formação de professores, conforme revela uma análise bibliográfica das produções que serviram de corpus para o presente estudo. Isso se deu, conforme argumento, no contexto de prática do programa para o campo da formulação política, isto é, de modo bottom-up.PALAVRAS-CHAVE: Idiomas sem Fronteiras – Políticas linguísticas – Formação de professores – Ciclo de Políticas |
id |
UFRGS-19_1e9c80fa28ef8a3e5f2084fac9bba320 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/91293 |
network_acronym_str |
UFRGS-19 |
network_name_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
spelling |
PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E SEUS LEGADOS INVOLUNTÁRIOS: O CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL DOS CENTROS DE LÍNGUA INGLESA DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRASEste trabalho faz uma breve revisão dos trabalhos de pesquisa dos últimos quatro anos que têm o programa Idiomas sem Fronteiras como principal objeto de investigação, quer seja o programa de modo global quer sejam experiências locais ocorridas nas universidades. Pode-se afirmar que o programa, inicialmente lançado como um programa acessório à internacionalização das universidades brasileiras e ao programa Ciências sem Fronteiras, tornou-se um programa de formação de professores, conforme revela uma análise bibliográfica das produções que serviram de corpus para o presente estudo. Isso se deu, conforme argumento, no contexto de prática do programa para o campo da formulação política, isto é, de modo bottom-up.PALAVRAS-CHAVE: Idiomas sem Fronteiras – Políticas linguísticas – Formação de professores – Ciclo de Políticas Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/9129310.22456/2238-8915.91293Organon; v. 34 n. 66 (2019): O PAPEL DAS LÍNGUAS NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO2238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/91293/54239Copyright (c) 2019 William Kirschinfo:eu-repo/semantics/openAccessKirsch, William2020-07-15T15:14:54Zoai:seer.ufrgs.br:article/91293Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2020-07-15T15:14:54Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E SEUS LEGADOS INVOLUNTÁRIOS: O CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL DOS CENTROS DE LÍNGUA INGLESA DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS |
title |
PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E SEUS LEGADOS INVOLUNTÁRIOS: O CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL DOS CENTROS DE LÍNGUA INGLESA DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS |
spellingShingle |
PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E SEUS LEGADOS INVOLUNTÁRIOS: O CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL DOS CENTROS DE LÍNGUA INGLESA DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E SEUS LEGADOS INVOLUNTÁRIOS: O CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL DOS CENTROS DE LÍNGUA INGLESA DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS Kirsch, William Kirsch, William |
title_short |
PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E SEUS LEGADOS INVOLUNTÁRIOS: O CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL DOS CENTROS DE LÍNGUA INGLESA DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS |
title_full |
PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E SEUS LEGADOS INVOLUNTÁRIOS: O CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL DOS CENTROS DE LÍNGUA INGLESA DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS |
title_fullStr |
PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E SEUS LEGADOS INVOLUNTÁRIOS: O CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL DOS CENTROS DE LÍNGUA INGLESA DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E SEUS LEGADOS INVOLUNTÁRIOS: O CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL DOS CENTROS DE LÍNGUA INGLESA DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS |
title_full_unstemmed |
PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E SEUS LEGADOS INVOLUNTÁRIOS: O CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL DOS CENTROS DE LÍNGUA INGLESA DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E SEUS LEGADOS INVOLUNTÁRIOS: O CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL DOS CENTROS DE LÍNGUA INGLESA DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS |
title_sort |
PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E SEUS LEGADOS INVOLUNTÁRIOS: O CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL DOS CENTROS DE LÍNGUA INGLESA DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS |
author |
Kirsch, William |
author_facet |
Kirsch, William Kirsch, William |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kirsch, William |
description |
Este trabalho faz uma breve revisão dos trabalhos de pesquisa dos últimos quatro anos que têm o programa Idiomas sem Fronteiras como principal objeto de investigação, quer seja o programa de modo global quer sejam experiências locais ocorridas nas universidades. Pode-se afirmar que o programa, inicialmente lançado como um programa acessório à internacionalização das universidades brasileiras e ao programa Ciências sem Fronteiras, tornou-se um programa de formação de professores, conforme revela uma análise bibliográfica das produções que serviram de corpus para o presente estudo. Isso se deu, conforme argumento, no contexto de prática do programa para o campo da formulação política, isto é, de modo bottom-up.PALAVRAS-CHAVE: Idiomas sem Fronteiras – Políticas linguísticas – Formação de professores – Ciclo de Políticas |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/91293 10.22456/2238-8915.91293 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/91293 |
identifier_str_mv |
10.22456/2238-8915.91293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/91293/54239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 William Kirsch info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 William Kirsch |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organon; v. 34 n. 66 (2019): O PAPEL DAS LÍNGUAS NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO 2238-8915 0102-6267 reponame:Organon (Porto Alegre. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
collection |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||organon@ufrgs.br |
_version_ |
1822181601645166592 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22456/2238-8915.91293 |