GÊNEROS DE TEXTO NA BNCC: UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Heryzânya Alves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vian Jr., Orlando, Cooper, Jennifer Sarah
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organon (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/112733
Resumo: Este artigo analisa orientações relacionadas aos gêneros de texto em todas as etapas da educação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pela perspectiva da Pedagogia com base em Gêneros da Escola de Sydney (PGES) (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012) e da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Na análise, observamos que a PGES dialoga com as concepções de língua e de gênero nas quais a BNCC está fundamentada, podendo ser empregada, portanto, em todas as etapas da educação. Sugerimos, ainda, o uso da PGES associada à pedagogia crítica de Paulo Freire (VIAN JR.; FARIA, 2021) como suporte teórico-metodológico no trabalho com gêneros, visto que ambas atendem às recomendações da Base referentes ao desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico do aprendiz e à proposta de diminuição da desigualdade na aprendizagem, ainda que a organização do próprio documento possa divergir nesse ponto.
id UFRGS-19_335ec859170cf9104c066fe7dd4faa2b
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/112733
network_acronym_str UFRGS-19
network_name_str Organon (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling GÊNEROS DE TEXTO NA BNCC: UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEYEste artigo analisa orientações relacionadas aos gêneros de texto em todas as etapas da educação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pela perspectiva da Pedagogia com base em Gêneros da Escola de Sydney (PGES) (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012) e da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Na análise, observamos que a PGES dialoga com as concepções de língua e de gênero nas quais a BNCC está fundamentada, podendo ser empregada, portanto, em todas as etapas da educação. Sugerimos, ainda, o uso da PGES associada à pedagogia crítica de Paulo Freire (VIAN JR.; FARIA, 2021) como suporte teórico-metodológico no trabalho com gêneros, visto que ambas atendem às recomendações da Base referentes ao desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico do aprendiz e à proposta de diminuição da desigualdade na aprendizagem, ainda que a organização do próprio documento possa divergir nesse ponto.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/11273310.22456/2238-8915.112733Organon; v. 36 n. 71 (2021): Linguística Sistêmico-Funcional; 217-2342238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/112733/63685Copyright (c) 2021 Organoninfo:eu-repo/semantics/openAccessRamalho, Heryzânya AlvesVian Jr., OrlandoCooper, Jennifer Sarah2021-09-01T19:34:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/112733Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2021-09-01T19:34:18Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv GÊNEROS DE TEXTO NA BNCC: UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEY
title GÊNEROS DE TEXTO NA BNCC: UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEY
spellingShingle GÊNEROS DE TEXTO NA BNCC: UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEY
Ramalho, Heryzânya Alves
title_short GÊNEROS DE TEXTO NA BNCC: UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEY
title_full GÊNEROS DE TEXTO NA BNCC: UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEY
title_fullStr GÊNEROS DE TEXTO NA BNCC: UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEY
title_full_unstemmed GÊNEROS DE TEXTO NA BNCC: UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEY
title_sort GÊNEROS DE TEXTO NA BNCC: UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEY
author Ramalho, Heryzânya Alves
author_facet Ramalho, Heryzânya Alves
Vian Jr., Orlando
Cooper, Jennifer Sarah
author_role author
author2 Vian Jr., Orlando
Cooper, Jennifer Sarah
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho, Heryzânya Alves
Vian Jr., Orlando
Cooper, Jennifer Sarah
description Este artigo analisa orientações relacionadas aos gêneros de texto em todas as etapas da educação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pela perspectiva da Pedagogia com base em Gêneros da Escola de Sydney (PGES) (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012) e da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Na análise, observamos que a PGES dialoga com as concepções de língua e de gênero nas quais a BNCC está fundamentada, podendo ser empregada, portanto, em todas as etapas da educação. Sugerimos, ainda, o uso da PGES associada à pedagogia crítica de Paulo Freire (VIAN JR.; FARIA, 2021) como suporte teórico-metodológico no trabalho com gêneros, visto que ambas atendem às recomendações da Base referentes ao desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico do aprendiz e à proposta de diminuição da desigualdade na aprendizagem, ainda que a organização do próprio documento possa divergir nesse ponto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/112733
10.22456/2238-8915.112733
url https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/112733
identifier_str_mv 10.22456/2238-8915.112733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/112733/63685
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Organon
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Organon
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Organon; v. 36 n. 71 (2021): Linguística Sistêmico-Funcional; 217-234
2238-8915
0102-6267
reponame:Organon (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Organon (Porto Alegre. Online)
collection Organon (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||organon@ufrgs.br
_version_ 1799767075676225536