GÊNEROS DE TEXTO NA BNCC: UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/112733 |
Resumo: | Este artigo analisa orientações relacionadas aos gêneros de texto em todas as etapas da educação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pela perspectiva da Pedagogia com base em Gêneros da Escola de Sydney (PGES) (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012) e da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Na análise, observamos que a PGES dialoga com as concepções de língua e de gênero nas quais a BNCC está fundamentada, podendo ser empregada, portanto, em todas as etapas da educação. Sugerimos, ainda, o uso da PGES associada à pedagogia crítica de Paulo Freire (VIAN JR.; FARIA, 2021) como suporte teórico-metodológico no trabalho com gêneros, visto que ambas atendem às recomendações da Base referentes ao desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico do aprendiz e à proposta de diminuição da desigualdade na aprendizagem, ainda que a organização do próprio documento possa divergir nesse ponto. |
id |
UFRGS-19_335ec859170cf9104c066fe7dd4faa2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/112733 |
network_acronym_str |
UFRGS-19 |
network_name_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
GÊNEROS DE TEXTO NA BNCC: UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEYEste artigo analisa orientações relacionadas aos gêneros de texto em todas as etapas da educação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pela perspectiva da Pedagogia com base em Gêneros da Escola de Sydney (PGES) (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012) e da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Na análise, observamos que a PGES dialoga com as concepções de língua e de gênero nas quais a BNCC está fundamentada, podendo ser empregada, portanto, em todas as etapas da educação. Sugerimos, ainda, o uso da PGES associada à pedagogia crítica de Paulo Freire (VIAN JR.; FARIA, 2021) como suporte teórico-metodológico no trabalho com gêneros, visto que ambas atendem às recomendações da Base referentes ao desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico do aprendiz e à proposta de diminuição da desigualdade na aprendizagem, ainda que a organização do próprio documento possa divergir nesse ponto.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/11273310.22456/2238-8915.112733Organon; v. 36 n. 71 (2021): Linguística Sistêmico-Funcional; 217-2342238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/112733/63685Copyright (c) 2021 Organoninfo:eu-repo/semantics/openAccessRamalho, Heryzânya AlvesVian Jr., OrlandoCooper, Jennifer Sarah2021-09-01T19:34:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/112733Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2021-09-01T19:34:18Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GÊNEROS DE TEXTO NA BNCC: UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEY |
title |
GÊNEROS DE TEXTO NA BNCC: UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEY |
spellingShingle |
GÊNEROS DE TEXTO NA BNCC: UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEY Ramalho, Heryzânya Alves |
title_short |
GÊNEROS DE TEXTO NA BNCC: UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEY |
title_full |
GÊNEROS DE TEXTO NA BNCC: UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEY |
title_fullStr |
GÊNEROS DE TEXTO NA BNCC: UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEY |
title_full_unstemmed |
GÊNEROS DE TEXTO NA BNCC: UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEY |
title_sort |
GÊNEROS DE TEXTO NA BNCC: UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEY |
author |
Ramalho, Heryzânya Alves |
author_facet |
Ramalho, Heryzânya Alves Vian Jr., Orlando Cooper, Jennifer Sarah |
author_role |
author |
author2 |
Vian Jr., Orlando Cooper, Jennifer Sarah |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramalho, Heryzânya Alves Vian Jr., Orlando Cooper, Jennifer Sarah |
description |
Este artigo analisa orientações relacionadas aos gêneros de texto em todas as etapas da educação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pela perspectiva da Pedagogia com base em Gêneros da Escola de Sydney (PGES) (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012) e da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Na análise, observamos que a PGES dialoga com as concepções de língua e de gênero nas quais a BNCC está fundamentada, podendo ser empregada, portanto, em todas as etapas da educação. Sugerimos, ainda, o uso da PGES associada à pedagogia crítica de Paulo Freire (VIAN JR.; FARIA, 2021) como suporte teórico-metodológico no trabalho com gêneros, visto que ambas atendem às recomendações da Base referentes ao desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico do aprendiz e à proposta de diminuição da desigualdade na aprendizagem, ainda que a organização do próprio documento possa divergir nesse ponto. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/112733 10.22456/2238-8915.112733 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/112733 |
identifier_str_mv |
10.22456/2238-8915.112733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/112733/63685 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Organon info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Organon |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organon; v. 36 n. 71 (2021): Linguística Sistêmico-Funcional; 217-234 2238-8915 0102-6267 reponame:Organon (Porto Alegre. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
collection |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||organon@ufrgs.br |
_version_ |
1799767075676225536 |