Leitura compartilhada e leitura crítica : a construção do conhecimento em contexto escolar orientada pela pedagogia com base em gêneros da escola de Sydney

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Carolina Zeferino
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254425
Resumo: Esta tese tem como objetivo analisar como a leitura compartilhada e a leitura crítica ocorrem durante as estratégias de Preparação para a Leitura e de Leitura Detalhada, previstas pelo Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA), em contexto escolar de uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública federal. Os pressupostos teóricos são norteados pela Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY, 1978, 1985, 1989, 1994, 2003; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), pela Pedagogia com base em Gêneros (PG) da Escola de Sydney (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012) e pela Teoria do Registro e do Gênero (TR&G) (MARTIN, 1984, 1985, 1986, 1999; EGGINS; MARTIN, 1997). A LSF compreende a língua como uma rede de escolhas disponível ao falante, que a utiliza em seus contextos sociais, sendo um processo semiótico de construção de significados em que os potenciais de significados disponíveis aos falantes são mobilizados segundo as relações que estabelecem com quem os rodeia. São mobilizados, neste estudo doutoral, os conceitos de língua e de potencial de significado (HALLIDAY, 1978, 1998; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), de gênero textual (MARTIN; ROSE, 2008) e de CEA da PG (ROSE; MARTIN, 2012). Os pressupostos teóricos estendem-se às concepções de letramento e de leitura sob o viés da PG, que prevê, no CEA (ROSE; MARTIN, 2012), a Leitura Detalhada e a Preparação para a Leitura, alicerçada em uma concepção de leitura compartilhada. São propostas interlocuções com o letramento crítico de Freire (1999), com uma concepção de leitura crítica (FREIRE, 1999a, 1999b), e com o letramento reflexivo de Hasan (1996). A metodologia adotada é a pesquisa-ação (GRAY, 2012), visto que a análise desta tese se volta para a participação e a pesquisa de forma conjunta, como foco na melhoria da própria prática profissional e dos participantes envolvidos. O corpus consiste em dados coletados no momento da realização das aulas (Diário de Campo e de gravações), que constituem interações entre professora e alunos, que são analisadas sob o viés da Teoria dos Códigos de Legitimação (TCL) (MATON, 2013, 2014a, 2019, 2020; MATON; DORAN, 2017) em sua Dimensão Semântica, estabelecida conceitualmente pelos códigos que se desdobram em Gravidade Semântica (GS) e Densidade Semântica (DS). A contribuição deste trabalho para o ensino de língua materna em contexto escolar consiste em indicar caminhos possíveis para a leitura com vistas à criticidade do aprendiz no desempenho de suas funções como cidadão.
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spelling Pires, Carolina ZeferinoRottava, Lucia2023-02-08T05:02:29Z2022http://hdl.handle.net/10183/254425001162024Esta tese tem como objetivo analisar como a leitura compartilhada e a leitura crítica ocorrem durante as estratégias de Preparação para a Leitura e de Leitura Detalhada, previstas pelo Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA), em contexto escolar de uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública federal. Os pressupostos teóricos são norteados pela Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY, 1978, 1985, 1989, 1994, 2003; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), pela Pedagogia com base em Gêneros (PG) da Escola de Sydney (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012) e pela Teoria do Registro e do Gênero (TR&G) (MARTIN, 1984, 1985, 1986, 1999; EGGINS; MARTIN, 1997). A LSF compreende a língua como uma rede de escolhas disponível ao falante, que a utiliza em seus contextos sociais, sendo um processo semiótico de construção de significados em que os potenciais de significados disponíveis aos falantes são mobilizados segundo as relações que estabelecem com quem os rodeia. São mobilizados, neste estudo doutoral, os conceitos de língua e de potencial de significado (HALLIDAY, 1978, 1998; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), de gênero textual (MARTIN; ROSE, 2008) e de CEA da PG (ROSE; MARTIN, 2012). Os pressupostos teóricos estendem-se às concepções de letramento e de leitura sob o viés da PG, que prevê, no CEA (ROSE; MARTIN, 2012), a Leitura Detalhada e a Preparação para a Leitura, alicerçada em uma concepção de leitura compartilhada. São propostas interlocuções com o letramento crítico de Freire (1999), com uma concepção de leitura crítica (FREIRE, 1999a, 1999b), e com o letramento reflexivo de Hasan (1996). A metodologia adotada é a pesquisa-ação (GRAY, 2012), visto que a análise desta tese se volta para a participação e a pesquisa de forma conjunta, como foco na melhoria da própria prática profissional e dos participantes envolvidos. O corpus consiste em dados coletados no momento da realização das aulas (Diário de Campo e de gravações), que constituem interações entre professora e alunos, que são analisadas sob o viés da Teoria dos Códigos de Legitimação (TCL) (MATON, 2013, 2014a, 2019, 2020; MATON; DORAN, 2017) em sua Dimensão Semântica, estabelecida conceitualmente pelos códigos que se desdobram em Gravidade Semântica (GS) e Densidade Semântica (DS). A contribuição deste trabalho para o ensino de língua materna em contexto escolar consiste em indicar caminhos possíveis para a leitura com vistas à criticidade do aprendiz no desempenho de suas funções como cidadão.This thesis aims to analyze how shared reading and critical reading take place during strategies of Preparation for Reading and Detailed Reading, provided by the Teaching and Learning Cycle (TLC), in a school context with a middle school, eighth grade class from a federal public school. The literature used is based on the Systemic Functional Linguistics (SFL) (HALLIDAY, 1978, 1985, 1989, 1994, 2003; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), the Genre-based Pedagogy (GP) from the Sydney School (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012) and the Register and Genre Theory (R&GT) (MARTIN, 1984, 1985, 1986, 1999; EGGINS; MARTIN, 1997). The SFL sees language as a network of choices available to the speakers, who use it in their social contexts, it being a semiotics process of meaning construction in which the meaning potentials available to the speakers are mobilized according to relations that they establish with those surrounding them. We mobilize, in this doctoral study, the concepts of language and meaning potential (HALLIDAY, 1978, 1998; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), text genre (MARTIN; ROSE, 2008) and TLC from GP (ROSE; MARTIN, 2012). The literature used encompasses conceptions of literacy and reading under the PG approach, which provides, in the TLC (ROSE; MARTIN, 2012), the Detailed Reading and the Preparation for Reading, based on a shared reading conception. We propose dialogues with the critical literacy by Freire (1999), a conception of critical reading (FREIRE, 1999a, 1999b), and with the reflective literacy by Hasan (1996). We adopted for this study the action research methodology (GRAY, 2012), as the analysis in this thesis concerns participation and research jointly, focusing on the improvement of professional practice and of the participants involved. The corpus consists of data collected during the classes (Fieldnotes and recording notes), which constitute interactions between the teacher and the students, analyzed under the Legitimation Code Theory (LCT) approach (MATON, 2013, 2014a, 2019, 2020; MATON; DORAN, 2017) regarding its Semantic Dimension, conceptually established by codes that unfold into Semantic Gravity (SG) and Semantic Density (SD). The contribution of this study to first language teaching in the school context consists of indicating possible paths towards reading for criticality of apprentices in the performance of their functions as citizens.application/pdfporPedagogiaGêneroEnsino e aprendizagemLeituraLinguística sistêmico-funcionalLinguísticaSystemic functional linguisticsGenre-based pedagogyLearning cycleReadingLeitura compartilhada e leitura crítica : a construção do conhecimento em contexto escolar orientada pela pedagogia com base em gêneros da escola de Sydneyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162024.pdf.txt001162024.pdf.txtExtracted Texttext/plain465764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254425/2/001162024.pdf.txte25175c9ee37737526f68cde7462b0faMD52ORIGINAL001162024.pdfTexto completoapplication/pdf3455659http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254425/1/001162024.pdf524ed88c9134d41d7dc24a9f00a14a0aMD5110183/2544252024-04-04 06:41:36.989119oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254425Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-04-04T09:41:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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