A PRODUÇÃO DA VOGAL EPENTÉTICA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO POR COLOMBIANOS: UMA ANÁLISE VIA GRAMÁTICA HARMÔNICA
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/37297 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar a produção de segmentos plosivos em codas mediais de palavras, por colombianos, aprendizes de Português Brasileiro (PB), que são susceptíveis à produção de segmentos epentéticos. Para a constituição do corpus, foi proposto um instrumento composto de palavras cognatas do Português e Espanhol para a leitura em frases veículo, gravadas no Programa AUDACITY 1.3.5 (ANSI). Foram escolhidos, para participar como sujeitos da pesquisa, quatro estudantes colombianos que permaneceram no Brasil por um período médio de seis meses. Foi confirmada a hipótese de que, mesmo em palavras cognatas nas duas línguas analisadas, há diferente tratamento às plosivas em coda, dependendo do sistema linguístico que está sendo utilizado pelo falante de Espanhol aprendiz de PB. Tal fato foi captado, à luz do algoritmo de aprendizagem vinculado ao modelo formal da Gramática Harmônica - HG (LEGENDRE, MIYATA & SMOLENSKY, 1990; SMOLENSKY & LEGENDRE, 2006). |
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A PRODUÇÃO DA VOGAL EPENTÉTICA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO POR COLOMBIANOS: UMA ANÁLISE VIA GRAMÁTICA HARMÔNICAEste artigo tem por objetivo analisar a produção de segmentos plosivos em codas mediais de palavras, por colombianos, aprendizes de Português Brasileiro (PB), que são susceptíveis à produção de segmentos epentéticos. Para a constituição do corpus, foi proposto um instrumento composto de palavras cognatas do Português e Espanhol para a leitura em frases veículo, gravadas no Programa AUDACITY 1.3.5 (ANSI). Foram escolhidos, para participar como sujeitos da pesquisa, quatro estudantes colombianos que permaneceram no Brasil por um período médio de seis meses. Foi confirmada a hipótese de que, mesmo em palavras cognatas nas duas línguas analisadas, há diferente tratamento às plosivas em coda, dependendo do sistema linguístico que está sendo utilizado pelo falante de Espanhol aprendiz de PB. Tal fato foi captado, à luz do algoritmo de aprendizagem vinculado ao modelo formal da Gramática Harmônica - HG (LEGENDRE, MIYATA & SMOLENSKY, 1990; SMOLENSKY & LEGENDRE, 2006).Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/3729710.22456/2238-8915.37297Organon; v. 28 n. 54 (2013): Fonologia: Variação e mudança2238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/37297/27057Azevedo, Roberta QuintanilhaMatzenauer, Carmen LúciaKickhöfel Alves, Ubiratãinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-28T14:05:20Zoai:seer.ufrgs.br:article/37297Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2019-08-28T14:05:20Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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