IDENTIDADES EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMUNICAÇÃO ORAL GAMIFICADA EM UM CLUBE DE INGLÊS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer, Adriana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vicentini, Mariana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organon (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/100872
Resumo: Este estudo busca compreender relações entre comunicação oral gamificada e as identidades de estudantes em práticas de letramentos escolares na aprendizagem de inglês. Fundamentados na perspectiva sociocultural dos letramentos, discutimos dados gerados com três sujeitos, em um Clube de inglês, durante a elaboração de uma comunicação oral com o apoio da gamificação e das Tecnologias Digitais. Os dados em análise são advindos da atividade de comunicação oral elaborada pelos sujeitos e de um grupo focal realizado ao final do semestre do Clube. Os resultados indicam que a gamificação permitiu aos sujeitos evidenciarem formas singulares de se posicionar em relação à leitura, à escrita e diferentes formas de ser, agir e elaborar sentidos no contexto escolar, entretanto, o uso das Tecnologias Digitais e da gamificação necessitam ser aliadas a uma prática que seja significativa para os sujeitos.PALAVRAS-CHAVE: identidades; comunicação oral; gamificação; tecnologias digitais.
id UFRGS-19_f7dd4885dc36129e1281f839db87af7c
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/100872
network_acronym_str UFRGS-19
network_name_str Organon (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling IDENTIDADES EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMUNICAÇÃO ORAL GAMIFICADA EM UM CLUBE DE INGLÊSEste estudo busca compreender relações entre comunicação oral gamificada e as identidades de estudantes em práticas de letramentos escolares na aprendizagem de inglês. Fundamentados na perspectiva sociocultural dos letramentos, discutimos dados gerados com três sujeitos, em um Clube de inglês, durante a elaboração de uma comunicação oral com o apoio da gamificação e das Tecnologias Digitais. Os dados em análise são advindos da atividade de comunicação oral elaborada pelos sujeitos e de um grupo focal realizado ao final do semestre do Clube. Os resultados indicam que a gamificação permitiu aos sujeitos evidenciarem formas singulares de se posicionar em relação à leitura, à escrita e diferentes formas de ser, agir e elaborar sentidos no contexto escolar, entretanto, o uso das Tecnologias Digitais e da gamificação necessitam ser aliadas a uma prática que seja significativa para os sujeitos.PALAVRAS-CHAVE: identidades; comunicação oral; gamificação; tecnologias digitais.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/10087210.22456/2238-8915.100872Organon; v. 35 n. 68 (2020): APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS: RELAÇÕES ENTRE MEIOS DIGITAIS E QUESTÕES IDENTITÁRIAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; 1-192238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/100872/59576Copyright (c) 2020 Adriana Fischer, Mariana Vicentiniinfo:eu-repo/semantics/openAccessFischer, AdrianaVicentini, Mariana2020-12-19T10:48:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/100872Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2020-12-19T10:48:51Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv IDENTIDADES EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMUNICAÇÃO ORAL GAMIFICADA EM UM CLUBE DE INGLÊS
title IDENTIDADES EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMUNICAÇÃO ORAL GAMIFICADA EM UM CLUBE DE INGLÊS
spellingShingle IDENTIDADES EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMUNICAÇÃO ORAL GAMIFICADA EM UM CLUBE DE INGLÊS
Fischer, Adriana
title_short IDENTIDADES EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMUNICAÇÃO ORAL GAMIFICADA EM UM CLUBE DE INGLÊS
title_full IDENTIDADES EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMUNICAÇÃO ORAL GAMIFICADA EM UM CLUBE DE INGLÊS
title_fullStr IDENTIDADES EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMUNICAÇÃO ORAL GAMIFICADA EM UM CLUBE DE INGLÊS
title_full_unstemmed IDENTIDADES EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMUNICAÇÃO ORAL GAMIFICADA EM UM CLUBE DE INGLÊS
title_sort IDENTIDADES EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMUNICAÇÃO ORAL GAMIFICADA EM UM CLUBE DE INGLÊS
author Fischer, Adriana
author_facet Fischer, Adriana
Vicentini, Mariana
author_role author
author2 Vicentini, Mariana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer, Adriana
Vicentini, Mariana
description Este estudo busca compreender relações entre comunicação oral gamificada e as identidades de estudantes em práticas de letramentos escolares na aprendizagem de inglês. Fundamentados na perspectiva sociocultural dos letramentos, discutimos dados gerados com três sujeitos, em um Clube de inglês, durante a elaboração de uma comunicação oral com o apoio da gamificação e das Tecnologias Digitais. Os dados em análise são advindos da atividade de comunicação oral elaborada pelos sujeitos e de um grupo focal realizado ao final do semestre do Clube. Os resultados indicam que a gamificação permitiu aos sujeitos evidenciarem formas singulares de se posicionar em relação à leitura, à escrita e diferentes formas de ser, agir e elaborar sentidos no contexto escolar, entretanto, o uso das Tecnologias Digitais e da gamificação necessitam ser aliadas a uma prática que seja significativa para os sujeitos.PALAVRAS-CHAVE: identidades; comunicação oral; gamificação; tecnologias digitais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/100872
10.22456/2238-8915.100872
url https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/100872
identifier_str_mv 10.22456/2238-8915.100872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/100872/59576
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Adriana Fischer, Mariana Vicentini
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Adriana Fischer, Mariana Vicentini
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Organon; v. 35 n. 68 (2020): APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS: RELAÇÕES ENTRE MEIOS DIGITAIS E QUESTÕES IDENTITÁRIAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; 1-19
2238-8915
0102-6267
reponame:Organon (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Organon (Porto Alegre. Online)
collection Organon (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||organon@ufrgs.br
_version_ 1799767075311321088