IDENTIDADES EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMUNICAÇÃO ORAL GAMIFICADA EM UM CLUBE DE INGLÊS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/100872 |
Resumo: | Este estudo busca compreender relações entre comunicação oral gamificada e as identidades de estudantes em práticas de letramentos escolares na aprendizagem de inglês. Fundamentados na perspectiva sociocultural dos letramentos, discutimos dados gerados com três sujeitos, em um Clube de inglês, durante a elaboração de uma comunicação oral com o apoio da gamificação e das Tecnologias Digitais. Os dados em análise são advindos da atividade de comunicação oral elaborada pelos sujeitos e de um grupo focal realizado ao final do semestre do Clube. Os resultados indicam que a gamificação permitiu aos sujeitos evidenciarem formas singulares de se posicionar em relação à leitura, à escrita e diferentes formas de ser, agir e elaborar sentidos no contexto escolar, entretanto, o uso das Tecnologias Digitais e da gamificação necessitam ser aliadas a uma prática que seja significativa para os sujeitos.PALAVRAS-CHAVE: identidades; comunicação oral; gamificação; tecnologias digitais. |
id |
UFRGS-19_f7dd4885dc36129e1281f839db87af7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/100872 |
network_acronym_str |
UFRGS-19 |
network_name_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
IDENTIDADES EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMUNICAÇÃO ORAL GAMIFICADA EM UM CLUBE DE INGLÊSEste estudo busca compreender relações entre comunicação oral gamificada e as identidades de estudantes em práticas de letramentos escolares na aprendizagem de inglês. Fundamentados na perspectiva sociocultural dos letramentos, discutimos dados gerados com três sujeitos, em um Clube de inglês, durante a elaboração de uma comunicação oral com o apoio da gamificação e das Tecnologias Digitais. Os dados em análise são advindos da atividade de comunicação oral elaborada pelos sujeitos e de um grupo focal realizado ao final do semestre do Clube. Os resultados indicam que a gamificação permitiu aos sujeitos evidenciarem formas singulares de se posicionar em relação à leitura, à escrita e diferentes formas de ser, agir e elaborar sentidos no contexto escolar, entretanto, o uso das Tecnologias Digitais e da gamificação necessitam ser aliadas a uma prática que seja significativa para os sujeitos.PALAVRAS-CHAVE: identidades; comunicação oral; gamificação; tecnologias digitais.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/10087210.22456/2238-8915.100872Organon; v. 35 n. 68 (2020): APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS: RELAÇÕES ENTRE MEIOS DIGITAIS E QUESTÕES IDENTITÁRIAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; 1-192238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/100872/59576Copyright (c) 2020 Adriana Fischer, Mariana Vicentiniinfo:eu-repo/semantics/openAccessFischer, AdrianaVicentini, Mariana2020-12-19T10:48:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/100872Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2020-12-19T10:48:51Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IDENTIDADES EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMUNICAÇÃO ORAL GAMIFICADA EM UM CLUBE DE INGLÊS |
title |
IDENTIDADES EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMUNICAÇÃO ORAL GAMIFICADA EM UM CLUBE DE INGLÊS |
spellingShingle |
IDENTIDADES EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMUNICAÇÃO ORAL GAMIFICADA EM UM CLUBE DE INGLÊS Fischer, Adriana |
title_short |
IDENTIDADES EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMUNICAÇÃO ORAL GAMIFICADA EM UM CLUBE DE INGLÊS |
title_full |
IDENTIDADES EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMUNICAÇÃO ORAL GAMIFICADA EM UM CLUBE DE INGLÊS |
title_fullStr |
IDENTIDADES EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMUNICAÇÃO ORAL GAMIFICADA EM UM CLUBE DE INGLÊS |
title_full_unstemmed |
IDENTIDADES EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMUNICAÇÃO ORAL GAMIFICADA EM UM CLUBE DE INGLÊS |
title_sort |
IDENTIDADES EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMUNICAÇÃO ORAL GAMIFICADA EM UM CLUBE DE INGLÊS |
author |
Fischer, Adriana |
author_facet |
Fischer, Adriana Vicentini, Mariana |
author_role |
author |
author2 |
Vicentini, Mariana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fischer, Adriana Vicentini, Mariana |
description |
Este estudo busca compreender relações entre comunicação oral gamificada e as identidades de estudantes em práticas de letramentos escolares na aprendizagem de inglês. Fundamentados na perspectiva sociocultural dos letramentos, discutimos dados gerados com três sujeitos, em um Clube de inglês, durante a elaboração de uma comunicação oral com o apoio da gamificação e das Tecnologias Digitais. Os dados em análise são advindos da atividade de comunicação oral elaborada pelos sujeitos e de um grupo focal realizado ao final do semestre do Clube. Os resultados indicam que a gamificação permitiu aos sujeitos evidenciarem formas singulares de se posicionar em relação à leitura, à escrita e diferentes formas de ser, agir e elaborar sentidos no contexto escolar, entretanto, o uso das Tecnologias Digitais e da gamificação necessitam ser aliadas a uma prática que seja significativa para os sujeitos.PALAVRAS-CHAVE: identidades; comunicação oral; gamificação; tecnologias digitais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/100872 10.22456/2238-8915.100872 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/100872 |
identifier_str_mv |
10.22456/2238-8915.100872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/100872/59576 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Adriana Fischer, Mariana Vicentini info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Adriana Fischer, Mariana Vicentini |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organon; v. 35 n. 68 (2020): APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS: RELAÇÕES ENTRE MEIOS DIGITAIS E QUESTÕES IDENTITÁRIAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; 1-19 2238-8915 0102-6267 reponame:Organon (Porto Alegre. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
collection |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||organon@ufrgs.br |
_version_ |
1799767075311321088 |