Análise de Covariância: Uma Aplicação a Dados de Função Pulmonar, Ajustados por Idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agranonik, Marilyn
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Machado, Letícia Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Biomedical Research
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/21523
Resumo: Introdução: Em diversas situações estamos interessados em comparar médias entre dois ou mais grupos. A relação entre estas variáveis pode ser influenciada por uma terceira variável. Esta última é conhecida como covariável e deve ser incluída na análise estatística. Para isso, utiliza-se Análise de Covariância (ANCOVA). No contexto da fibrose cística (FC), o volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) é uma medida de função pulmonar conhecida por desempenhar importante papel na monitorização de pacientes. Estudos mostram que mulheres com FC apresentaram valores mais baixos de VEF1. Entretanto, a influência da idade também deve ser considerada. Objetivo: Apresentar a aplicabilidade da ANCOVA, suas suposições e a interpretação de seus resultados, através de um exemplo envolvendo a relação entre VEF1 e sexo, considerando a idade dos pacientes como covariável. Metodologia: Foram utilizados dados obtidos por simulação, considerando VEF1 com distribuição normal (média=86; DP=21). ANCOVA foi utilizada para avaliar diferença média de VEF1 entre homens e mulheres, ajustada por idade. Resultados e conclusão: Foram analisados dados de 64 pacientes, idade média de 12 anos (DP=2,5) e VEF1 médio de 85,9 (DP=20,73). Na avaliação inicial do VEF1, as mulheres apresentaram, em média, valores significativamente maiores do que os homens (p=0,021).  Entretanto, após o ajuste por idade, esta relação deixou de ser significativa (p=0,100). Esses dados ilustram a influência de uma covariável na relação entre um fator em estudo e o desfecho. Verificou-se a partir da ANCOVA, que o efeito aparente da variável sexo no VEF1 desaparece com o ajuste para idade do paciente.
id UFRGS-20_14021d80c51fce6d45737a401c7f3236
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/21523
network_acronym_str UFRGS-20
network_name_str Clinical and Biomedical Research
repository_id_str
spelling Análise de Covariância: Uma Aplicação a Dados de Função Pulmonar, Ajustados por IdadeAnálise de covariânciaanálise ajustadavolume expiratório forçado no primeiro segundoanálise de covariânciaIntrodução: Em diversas situações estamos interessados em comparar médias entre dois ou mais grupos. A relação entre estas variáveis pode ser influenciada por uma terceira variável. Esta última é conhecida como covariável e deve ser incluída na análise estatística. Para isso, utiliza-se Análise de Covariância (ANCOVA). No contexto da fibrose cística (FC), o volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) é uma medida de função pulmonar conhecida por desempenhar importante papel na monitorização de pacientes. Estudos mostram que mulheres com FC apresentaram valores mais baixos de VEF1. Entretanto, a influência da idade também deve ser considerada. Objetivo: Apresentar a aplicabilidade da ANCOVA, suas suposições e a interpretação de seus resultados, através de um exemplo envolvendo a relação entre VEF1 e sexo, considerando a idade dos pacientes como covariável. Metodologia: Foram utilizados dados obtidos por simulação, considerando VEF1 com distribuição normal (média=86; DP=21). ANCOVA foi utilizada para avaliar diferença média de VEF1 entre homens e mulheres, ajustada por idade. Resultados e conclusão: Foram analisados dados de 64 pacientes, idade média de 12 anos (DP=2,5) e VEF1 médio de 85,9 (DP=20,73). Na avaliação inicial do VEF1, as mulheres apresentaram, em média, valores significativamente maiores do que os homens (p=0,021).  Entretanto, após o ajuste por idade, esta relação deixou de ser significativa (p=0,100). Esses dados ilustram a influência de uma covariável na relação entre um fator em estudo e o desfecho. Verificou-se a partir da ANCOVA, que o efeito aparente da variável sexo no VEF1 desaparece com o ajuste para idade do paciente.HCPA/FAMED/UFRGS2011-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Peer-reviewed ArticleAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/21523Clinical & Biomedical Research; Vol. 31 No. 2 (2011): Especial Fibrose Cística: Revista HCPAClinical and Biomedical Research; v. 31 n. 2 (2011): Especial Fibrose Cística2357-9730reponame:Clinical and Biomedical Researchinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/21523/13040Agranonik, MarilynMachado, Letícia Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-16T18:02:07Zoai:seer.ufrgs.br:article/21523Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/oai||cbr@hcpa.edu.br2357-97302357-9730opendoar:2020-01-16T18:02:07Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de Covariância: Uma Aplicação a Dados de Função Pulmonar, Ajustados por Idade
title Análise de Covariância: Uma Aplicação a Dados de Função Pulmonar, Ajustados por Idade
spellingShingle Análise de Covariância: Uma Aplicação a Dados de Função Pulmonar, Ajustados por Idade
Agranonik, Marilyn
Análise de covariância
análise ajustada
volume expiratório forçado no primeiro segundo
análise de covariância
title_short Análise de Covariância: Uma Aplicação a Dados de Função Pulmonar, Ajustados por Idade
title_full Análise de Covariância: Uma Aplicação a Dados de Função Pulmonar, Ajustados por Idade
title_fullStr Análise de Covariância: Uma Aplicação a Dados de Função Pulmonar, Ajustados por Idade
title_full_unstemmed Análise de Covariância: Uma Aplicação a Dados de Função Pulmonar, Ajustados por Idade
title_sort Análise de Covariância: Uma Aplicação a Dados de Função Pulmonar, Ajustados por Idade
author Agranonik, Marilyn
author_facet Agranonik, Marilyn
Machado, Letícia Rocha
author_role author
author2 Machado, Letícia Rocha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Agranonik, Marilyn
Machado, Letícia Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de covariância
análise ajustada
volume expiratório forçado no primeiro segundo
análise de covariância
topic Análise de covariância
análise ajustada
volume expiratório forçado no primeiro segundo
análise de covariância
description Introdução: Em diversas situações estamos interessados em comparar médias entre dois ou mais grupos. A relação entre estas variáveis pode ser influenciada por uma terceira variável. Esta última é conhecida como covariável e deve ser incluída na análise estatística. Para isso, utiliza-se Análise de Covariância (ANCOVA). No contexto da fibrose cística (FC), o volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) é uma medida de função pulmonar conhecida por desempenhar importante papel na monitorização de pacientes. Estudos mostram que mulheres com FC apresentaram valores mais baixos de VEF1. Entretanto, a influência da idade também deve ser considerada. Objetivo: Apresentar a aplicabilidade da ANCOVA, suas suposições e a interpretação de seus resultados, através de um exemplo envolvendo a relação entre VEF1 e sexo, considerando a idade dos pacientes como covariável. Metodologia: Foram utilizados dados obtidos por simulação, considerando VEF1 com distribuição normal (média=86; DP=21). ANCOVA foi utilizada para avaliar diferença média de VEF1 entre homens e mulheres, ajustada por idade. Resultados e conclusão: Foram analisados dados de 64 pacientes, idade média de 12 anos (DP=2,5) e VEF1 médio de 85,9 (DP=20,73). Na avaliação inicial do VEF1, as mulheres apresentaram, em média, valores significativamente maiores do que os homens (p=0,021).  Entretanto, após o ajuste por idade, esta relação deixou de ser significativa (p=0,100). Esses dados ilustram a influência de uma covariável na relação entre um fator em estudo e o desfecho. Verificou-se a partir da ANCOVA, que o efeito aparente da variável sexo no VEF1 desaparece com o ajuste para idade do paciente.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Peer-reviewed Article
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/21523
url https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/21523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/21523/13040
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Clinical & Biomedical Research; Vol. 31 No. 2 (2011): Especial Fibrose Cística: Revista HCPA
Clinical and Biomedical Research; v. 31 n. 2 (2011): Especial Fibrose Cística
2357-9730
reponame:Clinical and Biomedical Research
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Clinical and Biomedical Research
collection Clinical and Biomedical Research
repository.name.fl_str_mv Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||cbr@hcpa.edu.br
_version_ 1799767052732334080