Avaliação institucional e trabalho docente: repercussões, desafios e perspectivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/63570 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica que buscou apreender como as políticas de avaliação institucional repercutem no trabalho dos professores da educação superior em estudos publicados entre 1996-2013. A metodologia foi traçada a partir de uma busca em periódicos educacionais, comunicações da Anped, Teses e Dissertações. Fundamenta-se em Dias Sobrinho (2002, 2003), Sguissardi (2009, 2011, 2014), Freitas (2012) e Afonso (2012). Conclui-se que a avaliação institucional, pautada nos resultados do Enade, tem priorizado os aspectos formais em detrimento dos aspectos formativos e, por isso, tende a esgotar seu potencial de estimular a melhoria acadêmica nas IES. Tem também aumentado a tensão junto aos docentes por melhores resultados no hanking, e definido os currículos dos cursos de modo a adequá-los à prova do Enade. |
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Avaliação institucional e trabalho docente: repercussões, desafios e perspectivasPolítica EducacionalEducação SuperiorAvaliação InstitucionalTrabalho DocenteEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica que buscou apreender como as políticas de avaliação institucional repercutem no trabalho dos professores da educação superior em estudos publicados entre 1996-2013. A metodologia foi traçada a partir de uma busca em periódicos educacionais, comunicações da Anped, Teses e Dissertações. Fundamenta-se em Dias Sobrinho (2002, 2003), Sguissardi (2009, 2011, 2014), Freitas (2012) e Afonso (2012). Conclui-se que a avaliação institucional, pautada nos resultados do Enade, tem priorizado os aspectos formais em detrimento dos aspectos formativos e, por isso, tende a esgotar seu potencial de estimular a melhoria acadêmica nas IES. Tem também aumentado a tensão junto aos docentes por melhores resultados no hanking, e definido os currículos dos cursos de modo a adequá-los à prova do Enade.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2016-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/6357010.21573/vol32n22016.63570REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 32 No. 2 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 527 - 548Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 32 Núm. 2 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 527 - 548Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 32 n. 2 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 527 - 5482447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/63570/38379Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Política e Administração da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Assis, Lúcia Maria2017-04-18T19:43:41Zoai:seer.ufrgs.br:article/63570Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2017-04-18T19:43:41Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
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