Avaliação institucional e trabalho docente: repercussões, desafios e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Assis, Lúcia Maria
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/63570
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica que buscou apreender como as políticas de avaliação institucional repercutem no trabalho dos professores da educação superior em estudos publicados entre 1996-2013. A metodologia foi traçada a partir de uma busca em periódicos educacionais, comunicações da Anped, Teses e Dissertações. Fundamenta-se em Dias Sobrinho (2002, 2003), Sguissardi (2009, 2011, 2014), Freitas (2012) e Afonso (2012). Conclui-se que a avaliação institucional, pautada nos resultados do Enade, tem priorizado os aspectos formais em detrimento dos aspectos formativos e, por isso, tende a esgotar seu potencial de estimular a melhoria acadêmica nas IES. Tem também aumentado a tensão junto aos docentes por melhores resultados no hanking, e definido os currículos dos cursos de modo a adequá-los à prova do Enade.
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