Avaliação institucional: desempenho docente do departamento de ciências administrativas
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34930 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar a influência e os resultados da avaliação institucional para o desempenho do corpo docente do curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, cujos dados foram coletados através da aplicação de um questionário contendo questões abertas, fechadas e de múltipla escolha. Foi aplicado com vinte (20) docentes do respectivo curso. Os dados das questões fechadas e de múltipla escolha do questionário foram tabulados em planilha Excel, enquanto as respostas às questões abertas foram tratadas pela técnica de análise de conteúdo. Os dados foram apresentados através de gráficos e tabelas e analisados de acordo com o referencial teórico evidenciado no desenvolvimento do trabalho. Os resultados do estudo demonstram que todos os respondentes conhecem o instrumento utilizados pela Comissão Própria de Avaliação para avaliar o desempenho docente. Para os docentes, os objetivos da avaliação institucional é: atender as recomendações avaliativas do MEC (35%), provocar a melhoria continua da Instituições de ensino superior (25%), não responderam (20%), não tiveram informações suficientes para opinar (15%), prestar contas à sociedade (5%); já as opções: conhecer os pontos fortes e fracos da IES e contribuir para a tomada de decisão, não foram assinaladas. Averiguamos também que em relação a percepção da avaliação docente, 50% afirmaram que é uma atividade séria com fins claros; 40% afirmou que é apenas uma atividade burocrática, e o restante não souberam responder. Verificamos que a prática pedagógica de 70% dos docentes pesquisados já foi alterada devido aos resultados da avaliação docente, e 30% não; e que 55% dos respondentes recebem feedback “as vezes” da avaliação docente, 35% afirmaram que recebem e 10% afirmaram não receber esse retorno quanto ao seu desempenho. A partir do estudo foi possível verificar e concluir o quanto a avaliação institucional pode mudar a qualidade da prática docente e dessa forma das IES. Porém, nos deparamos também com aspectos negativos referentes à perspectiva docente sobre a avaliação do desempenho, reafirmando a necessidade de uma preparação e conscientização dos envolvidos no processo de avaliação e uma reformulação do atual instrumento utilizado. Preparação esta, que deve envolver desde a elaboração do instrumento avaliativo utilizado, propiciando a compreensão dos reais propósitos desta, até, realmente influenciar de forma positiva na atuação docente, sendo perceptivo para os discentes. Não basta ter a intenção da proposta de melhoria se não refletirmos sobre este mecanismo, visando à contribuição que pode trazer a todos. Entretanto as reflexões aqui não findam futuras pesquisas e reflexões sobre a temática. |
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