Gestão democrática e a participação da família na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ana Maria Nogueira do
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000wh7k
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13078
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
id UFSM_54cf5c507355429b62ef26d2a85b4391
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/13078
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Gestão democrática e a participação da família na escolaManagement and democratic participation in family schoolGestão democráticaParticipaçãoFamíliaDemocratic managementParticipationFamilyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.This study addresses the democratic management and family participation in school, emphasizing the democratic management of public education, as a principle of education provided by the Federal Constitution in 1988, which refers to a new organization of the school in its management. Based on the understanding that the democratic management set by the participation of everyone involved in school management, we sought to investigate in a municipal school system in Fortaleza-CE school management actions which promote the participation of the family, to produce knowledge to reality to rethink or redirect the areas of participation experienced in school research participant. Given that educational policies have been quoted referring to relevant agents of participation, collective dialogue that strengthens the democratic management. In this sense the research was guided by the following objectives: to understand the concept of democratic management of the school, explaining the concept of participation in this management model, to analyze the opportunities for family participation in the democratic management of the school, from the current educational policies; identify the concept of participation that the family, school community and school managers, teachers and staff have and what actions promote democratic management of family participation in school, based on an empirical research conducted in a municipal school system in Fortaleza- EC. To this end, this research relied on a qualitative approach, using research literature procedure and empirical research based on the daily life of a school, promoting reflection on the participatory democratic management, family, community and school managers, seeking an improvement in teaching and learning and greater involvement of the family or guardians in the activities of the school environment. The results of the survey reveal that the school truly lives a new moment, the construction of autonomy and the collective, a priority of its agents participation and dialogue, to revisit old practices for new construction, especially to review PPP school, so after a reflection on how to improve community participation in rebuilding the country and strengthening the ties of PPP interaction already built.O presente estudo aborda a gestão democrática e a participação da família na escola, dando ênfase à gestão democrática do ensino público, assegurada como principio da educação através da Constituição Federal em 1988, a qual remete a uma nova organização da escola na sua gestão. Partindo do entendimento de que a gestão democrática configura-se pela participação de todos os envolvidos na gestão da escola, buscou-se investigar em uma escola do sistema municipal de Fortaleza-CE quais ações da gestão escolar favorecem a participação da família, visando produzir conhecimentos sobre a realidade para repensar ou redirecionar os espaços de participação vivenciados na escola participante da pesquisa. Diante disso foram citadas as políticas educacionais que remete a relevantes agentes de participação, que fortalece o dialogo coletivo na gestão democrática. Nesse sentido a pesquisa orientou-se pelos seguintes objetivos: compreender a concepção de gestão democrática da escola, elucidando o conceito de participação nesse modelo de gestão; analisar os espaços de participação da família na gestão democrática da escola, a partir das atuais políticas educacionais; identificar a concepção de participação que a família, comunidade escolar e os gestores escolares, professores e funcionários têm e quais ações da gestão democrática favorecem a participação da família na escola, tendo como base uma pesquisa empírica realizada em uma escola do sistema municipal de Fortaleza- CE. Para tanto, essa pesquisa apoiou-se na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento a investigação bibliográfica e a pesquisa empírica baseado no cotidiano de uma escola, promovendo uma reflexão participativa sobre a gestão democrática, família, comunidade escolar e gestores, buscando uma melhoria no ensino e aprendizagem e no envolvimento maior da família ou responsáveis nas atividades do ambiente escolar. Os resultados da pesquisa realizada revelam que a escola realmente vive um novo momento, o da construção da autonomia e do coletivo, sendo prioridade de seus agentes a participação e o diálogo, no sentido de rever velhas práticas para a construção do novo, principalmente a de rever o PPP da escola, isso após uma reflexão sobre a forma de melhorar a participação da comunidade e pais na reconstrução do PPP fortalecendo os laços de interação já construídos.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoDrabach, Neila PedrottiNascimento, Ana Maria Nogueira do2018-04-27T11:54:25Z2018-04-27T11:54:25Z2011-09-172011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13078ark:/26339/001300000wh7kporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-04-27T11:54:25Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13078Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-04-27T11:54:25Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão democrática e a participação da família na escola
Management and democratic participation in family school
title Gestão democrática e a participação da família na escola
spellingShingle Gestão democrática e a participação da família na escola
Nascimento, Ana Maria Nogueira do
Gestão democrática
Participação
Família
Democratic management
Participation
Family
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Gestão democrática e a participação da família na escola
title_full Gestão democrática e a participação da família na escola
title_fullStr Gestão democrática e a participação da família na escola
title_full_unstemmed Gestão democrática e a participação da família na escola
title_sort Gestão democrática e a participação da família na escola
author Nascimento, Ana Maria Nogueira do
author_facet Nascimento, Ana Maria Nogueira do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Drabach, Neila Pedrotti
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Ana Maria Nogueira do
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Participação
Família
Democratic management
Participation
Family
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gestão democrática
Participação
Família
Democratic management
Participation
Family
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-17
2011
2018-04-27T11:54:25Z
2018-04-27T11:54:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13078
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000wh7k
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13078
identifier_str_mv ark:/26339/001300000wh7k
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172407767334912