A perspectiva de Retorno dos Alunos de uma Universidade Pública às Aulas Presenciais no Pós Pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peinado, Jurandir
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vianna, Fernando Ressetti Pinheiro Marques, Meneghetti, Francis Kanashiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/121497
Resumo: O estudo analisa as percepções dos alunos sobre o retorno às aulas presenciais no pós pandemia. Os dados foram produzidos por meio da aplicação de um questionário online a estudantes de uma Universidade Pública, e contou com 3.236 respostas submetidas a procedimentos estatísticos. Resultados apontaram que os alunos não consideram as vantagens do ensino remoto mais relevantes que os ganhos decorrentes do ensino presencial, e grupos de alunos que contraíram covid-19 são mais temerosos ao retorno do ensino presencial.
id UFRGS-22_23cc4f28d0b431a650d009bad0a75bf7
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/121497
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling A perspectiva de Retorno dos Alunos de uma Universidade Pública às Aulas Presenciais no Pós PandemiaAulas onlinePós pandemiaComportamento de alunosSurveyO estudo analisa as percepções dos alunos sobre o retorno às aulas presenciais no pós pandemia. Os dados foram produzidos por meio da aplicação de um questionário online a estudantes de uma Universidade Pública, e contou com 3.236 respostas submetidas a procedimentos estatísticos. Resultados apontaram que os alunos não consideram as vantagens do ensino remoto mais relevantes que os ganhos decorrentes do ensino presencial, e grupos de alunos que contraíram covid-19 são mais temerosos ao retorno do ensino presencial.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2022-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/12149710.21573/vol38n002022.121497REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/121497/87000Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPeinado, JurandirVianna, Fernando Ressetti Pinheiro MarquesMeneghetti, Francis Kanashiro2023-05-15T10:44:05Zoai:seer.ufrgs.br:article/121497Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-05-15T10:44:05Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv A perspectiva de Retorno dos Alunos de uma Universidade Pública às Aulas Presenciais no Pós Pandemia
title A perspectiva de Retorno dos Alunos de uma Universidade Pública às Aulas Presenciais no Pós Pandemia
spellingShingle A perspectiva de Retorno dos Alunos de uma Universidade Pública às Aulas Presenciais no Pós Pandemia
Peinado, Jurandir
Aulas online
Pós pandemia
Comportamento de alunos
Survey
title_short A perspectiva de Retorno dos Alunos de uma Universidade Pública às Aulas Presenciais no Pós Pandemia
title_full A perspectiva de Retorno dos Alunos de uma Universidade Pública às Aulas Presenciais no Pós Pandemia
title_fullStr A perspectiva de Retorno dos Alunos de uma Universidade Pública às Aulas Presenciais no Pós Pandemia
title_full_unstemmed A perspectiva de Retorno dos Alunos de uma Universidade Pública às Aulas Presenciais no Pós Pandemia
title_sort A perspectiva de Retorno dos Alunos de uma Universidade Pública às Aulas Presenciais no Pós Pandemia
author Peinado, Jurandir
author_facet Peinado, Jurandir
Vianna, Fernando Ressetti Pinheiro Marques
Meneghetti, Francis Kanashiro
author_role author
author2 Vianna, Fernando Ressetti Pinheiro Marques
Meneghetti, Francis Kanashiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peinado, Jurandir
Vianna, Fernando Ressetti Pinheiro Marques
Meneghetti, Francis Kanashiro
dc.subject.por.fl_str_mv Aulas online
Pós pandemia
Comportamento de alunos
Survey
topic Aulas online
Pós pandemia
Comportamento de alunos
Survey
description O estudo analisa as percepções dos alunos sobre o retorno às aulas presenciais no pós pandemia. Os dados foram produzidos por meio da aplicação de um questionário online a estudantes de uma Universidade Pública, e contou com 3.236 respostas submetidas a procedimentos estatísticos. Resultados apontaram que os alunos não consideram as vantagens do ensino remoto mais relevantes que os ganhos decorrentes do ensino presencial, e grupos de alunos que contraíram covid-19 são mais temerosos ao retorno do ensino presencial.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/121497
10.21573/vol38n002022.121497
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/121497
identifier_str_mv 10.21573/vol38n002022.121497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/121497/87000
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766372966727680