Os desafios do gestor escolar em Machadinho D’oeste em Rondônia em meio ao retorno das aula no pós isolamento social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Manoel Gomes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira, Rosely Lemos
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1103
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.
id IFRO-1_597b2efcc7cfab1685bd7d5f7d0b0d57
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1103
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Os desafios do gestor escolar em Machadinho D’oeste em Rondônia em meio ao retorno das aula no pós isolamento socialAlunosProfessoresPandemiaAulas remotasPerformatividadeStudentsTeachersPandemicRemote classesPerformativityTrabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.Este trabalho inserido na perspectiva de pesquisa qualitativa, com viés bibliográfico, documental, aplicado na tipologia textual descritiva e explicativa, objetivou compreender a dinâmica e organização da gestão de uma escola de cidade pequena do interior de Rondônia em tempos pós-isolamento social. Nenhuma escola estava preparada para a educação em tempos de pandemia, no período de fechamento das escolas, no período de isolamento social, com as escolas fechadas, enfrentou problemas relacionados a aspectos socioeconômicos e realidades do contexto social em que se insere a escola, a impossibilidade da continuidade de aulas presenciais, causando forte impacto no cotidiano dos alunos e de suas famílias, na comunidade escolar e, especialmente, no trabalho docente. A vivência e desfecho do ensino remoto, breves reflexões sobre o contexto da pandemia e suas associações no contexto didático pedagógico e relação professor-aluno no contexto pós-pandemia. Evidenciou-se, que a gestão escolar tem um importante papel ao possibilitar que todos, que fazem parte da escola se envolvam em novos caminhos pedagógicos traçados e vivenciados com o intuito de fazer com que a escola resista mesmo em um mundo em pandemia.This work inserted in the perspective of qualitative research, with a bibliographical, documentary bias, applied in descriptive and explanatory textual typology, aimed to understand the dynamics and organization of the management of a small town school in the interior of Rondônia in post-social isolation times. No school was prepared for education in times of a pandemic, in the period of closing schools, in the period of social isolation, with schools closed, faced problems related to socioeconomic aspects and realities of the social context in which the school is inserted, the impossibility continuity of face-to-face classes, causing a strong impact on the daily lives of students and their families, on the school community and, especially, on teaching work. The experience and outcome of remote teaching, brief reflections on the context of the pandemic and its associations in the didactic pedagogical context and teacher-student relationship in the post-pandemic context. It was evident that school management has an important role in enabling everyone who is part of the school to get involved in new pedagogical paths traced and experienced in order to make the school resist even in a world in a pandemic.Campus Porto Velho Zona NorteTecnologia em Gestão Pública (EaD)Santos, Sheila Castro dosBezerra, Manoel GomesPereira, Rosely Lemos2024-08-20T11:39:27Z2024-08-20T11:39:27Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBEZERRA, Manoel Gomes; PEREIRA, Rosely Lemos. Os desafios do gestor escolar em Machadinho D’oeste em Rondônia em meio ao retorno das aula no pós isolamento social. Orientadora: Sheila Castro dos Santos. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1103porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-20T07:39:34Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1103Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-20T07:39:34Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios do gestor escolar em Machadinho D’oeste em Rondônia em meio ao retorno das aula no pós isolamento social
title Os desafios do gestor escolar em Machadinho D’oeste em Rondônia em meio ao retorno das aula no pós isolamento social
spellingShingle Os desafios do gestor escolar em Machadinho D’oeste em Rondônia em meio ao retorno das aula no pós isolamento social
Bezerra, Manoel Gomes
Alunos
Professores
Pandemia
Aulas remotas
Performatividade
Students
Teachers
Pandemic
Remote classes
Performativity
title_short Os desafios do gestor escolar em Machadinho D’oeste em Rondônia em meio ao retorno das aula no pós isolamento social
title_full Os desafios do gestor escolar em Machadinho D’oeste em Rondônia em meio ao retorno das aula no pós isolamento social
title_fullStr Os desafios do gestor escolar em Machadinho D’oeste em Rondônia em meio ao retorno das aula no pós isolamento social
title_full_unstemmed Os desafios do gestor escolar em Machadinho D’oeste em Rondônia em meio ao retorno das aula no pós isolamento social
title_sort Os desafios do gestor escolar em Machadinho D’oeste em Rondônia em meio ao retorno das aula no pós isolamento social
author Bezerra, Manoel Gomes
author_facet Bezerra, Manoel Gomes
Pereira, Rosely Lemos
author_role author
author2 Pereira, Rosely Lemos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Sheila Castro dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Manoel Gomes
Pereira, Rosely Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos
Professores
Pandemia
Aulas remotas
Performatividade
Students
Teachers
Pandemic
Remote classes
Performativity
topic Alunos
Professores
Pandemia
Aulas remotas
Performatividade
Students
Teachers
Pandemic
Remote classes
Performativity
description Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-08-20T11:39:27Z
2024-08-20T11:39:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BEZERRA, Manoel Gomes; PEREIRA, Rosely Lemos. Os desafios do gestor escolar em Machadinho D’oeste em Rondônia em meio ao retorno das aula no pós isolamento social. Orientadora: Sheila Castro dos Santos. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2022.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1103
identifier_str_mv BEZERRA, Manoel Gomes; PEREIRA, Rosely Lemos. Os desafios do gestor escolar em Machadinho D’oeste em Rondônia em meio ao retorno das aula no pós isolamento social. Orientadora: Sheila Castro dos Santos. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2022.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Zona Norte
Tecnologia em Gestão Pública (EaD)
publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Zona Norte
Tecnologia em Gestão Pública (EaD)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275581669310464