CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE CULTURA À PARTICIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomelin, Nilton Bruno
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rausch, Rita Buzzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/112662
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar possíveis contribuições do Círculo de Cultura à participação popular na gestão da educação básica numa perspectiva democrática. Trata-se de uma pesquisa teórica fundamentada no pensamento de Paulo Freire. O estudo sinaliza que uma gestão democrática na educação básica, nesta perspectiva, implica em assumir valores como comunhão, iniciativa, reciprocidade, comprometimento e solidariedade. Desta forma o Círculo de Cultura é uma alternativa possível à uma educação popular e ao protagonismo da participação popular na sociedade.
id UFRGS-22_35bdcccc23a6491ff9766825acd58a5a
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/112662
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE CULTURA À PARTICIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRECírculo de CulturaGestão democráticaPaulo FreireParticipação popularEducação popular.O presente estudo tem como objetivo identificar possíveis contribuições do Círculo de Cultura à participação popular na gestão da educação básica numa perspectiva democrática. Trata-se de uma pesquisa teórica fundamentada no pensamento de Paulo Freire. O estudo sinaliza que uma gestão democrática na educação básica, nesta perspectiva, implica em assumir valores como comunhão, iniciativa, reciprocidade, comprometimento e solidariedade. Desta forma o Círculo de Cultura é uma alternativa possível à uma educação popular e ao protagonismo da participação popular na sociedade.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/11266210.21573/vol37n22021.112662REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 906-920Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 906-920Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 906-9202447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/112662/64409Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessTomelin, Nilton BrunoRausch, Rita Buzzi2021-09-16T16:50:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/112662Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2021-09-16T16:50:59Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE CULTURA À PARTICIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE
title CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE CULTURA À PARTICIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE CULTURA À PARTICIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE
Tomelin, Nilton Bruno
Círculo de Cultura
Gestão democrática
Paulo Freire
Participação popular
Educação popular.
title_short CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE CULTURA À PARTICIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE
title_full CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE CULTURA À PARTICIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE CULTURA À PARTICIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE CULTURA À PARTICIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE
title_sort CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE CULTURA À PARTICIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE
author Tomelin, Nilton Bruno
author_facet Tomelin, Nilton Bruno
Rausch, Rita Buzzi
author_role author
author2 Rausch, Rita Buzzi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomelin, Nilton Bruno
Rausch, Rita Buzzi
dc.subject.por.fl_str_mv Círculo de Cultura
Gestão democrática
Paulo Freire
Participação popular
Educação popular.
topic Círculo de Cultura
Gestão democrática
Paulo Freire
Participação popular
Educação popular.
description O presente estudo tem como objetivo identificar possíveis contribuições do Círculo de Cultura à participação popular na gestão da educação básica numa perspectiva democrática. Trata-se de uma pesquisa teórica fundamentada no pensamento de Paulo Freire. O estudo sinaliza que uma gestão democrática na educação básica, nesta perspectiva, implica em assumir valores como comunhão, iniciativa, reciprocidade, comprometimento e solidariedade. Desta forma o Círculo de Cultura é uma alternativa possível à uma educação popular e ao protagonismo da participação popular na sociedade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/112662
10.21573/vol37n22021.112662
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/112662
identifier_str_mv 10.21573/vol37n22021.112662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/112662/64409
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 906-920
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 906-920
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 906-920
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766372677320704