O Plano de Ações Articuladas e os desdobramentos na dimensão da formação de professores para a educação especial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64232 |
Resumo: | Esse artigo tem como objetivo analisar as ações do PAR para a educação especial e a formação de professores, no município de Uberlândia-MG. Utilizou-se a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que o PAR tem como foco ações para a formação continuada de professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), excluindo-se os demais professores. Muitas demandas da escola não foram contempladas no PAR, levantando-se o questionamento acerca da coerência entre as ações previstas e as necessidades da escola. |
id |
UFRGS-22_3bb1f092d7c09d99da504ba71556e59f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/64232 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Plano de Ações Articuladas e os desdobramentos na dimensão da formação de professores para a educação especialPARpolítica educacionaleducação especialformação docente.Esse artigo tem como objetivo analisar as ações do PAR para a educação especial e a formação de professores, no município de Uberlândia-MG. Utilizou-se a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que o PAR tem como foco ações para a formação continuada de professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), excluindo-se os demais professores. Muitas demandas da escola não foram contempladas no PAR, levantando-se o questionamento acerca da coerência entre as ações previstas e as necessidades da escola.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa documental; pesquisa de campoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/6423210.21573/vol32n32016.64232REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 32 No. 3 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 887 - 907Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 32 Núm. 3 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 887 - 907Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 32 n. 3 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 887 - 9072447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64232/39691Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Vanilda Aparecida deSilva, Lázara Cristina da2016-12-21T21:31:16Zoai:seer.ufrgs.br:article/64232Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-12-21T21:31:16Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Plano de Ações Articuladas e os desdobramentos na dimensão da formação de professores para a educação especial |
title |
O Plano de Ações Articuladas e os desdobramentos na dimensão da formação de professores para a educação especial |
spellingShingle |
O Plano de Ações Articuladas e os desdobramentos na dimensão da formação de professores para a educação especial Souza, Vanilda Aparecida de PAR política educacional educação especial formação docente. |
title_short |
O Plano de Ações Articuladas e os desdobramentos na dimensão da formação de professores para a educação especial |
title_full |
O Plano de Ações Articuladas e os desdobramentos na dimensão da formação de professores para a educação especial |
title_fullStr |
O Plano de Ações Articuladas e os desdobramentos na dimensão da formação de professores para a educação especial |
title_full_unstemmed |
O Plano de Ações Articuladas e os desdobramentos na dimensão da formação de professores para a educação especial |
title_sort |
O Plano de Ações Articuladas e os desdobramentos na dimensão da formação de professores para a educação especial |
author |
Souza, Vanilda Aparecida de |
author_facet |
Souza, Vanilda Aparecida de Silva, Lázara Cristina da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Lázara Cristina da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Vanilda Aparecida de Silva, Lázara Cristina da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PAR política educacional educação especial formação docente. |
topic |
PAR política educacional educação especial formação docente. |
description |
Esse artigo tem como objetivo analisar as ações do PAR para a educação especial e a formação de professores, no município de Uberlândia-MG. Utilizou-se a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que o PAR tem como foco ações para a formação continuada de professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), excluindo-se os demais professores. Muitas demandas da escola não foram contempladas no PAR, levantando-se o questionamento acerca da coerência entre as ações previstas e as necessidades da escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa documental; pesquisa de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64232 10.21573/vol32n32016.64232 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64232 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol32n32016.64232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64232/39691 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 32 No. 3 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 887 - 907 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 32 Núm. 3 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 887 - 907 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 32 n. 3 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 887 - 907 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766371286908928 |